Adsense

sábado, 24 de janeiro de 2009

Identidade 2

Lendo a revista Nova Escola encontrei uma sugestão de atividade muito gostosa para ser trabalhada durante o projeto de identidade. Usando a obra de arte “Operários” de Tarsila do Amaral, podemos levar as crianças a pensar sobre as pessoas que estão na tela, quem são, seus nomes, o que faziam, onde moravam, onde trabalhavam...
Fazer a releitura colocando o rosto dos amigos da sala, sempre observando que um é moreno, outro loiro, os olhos nem sempre são da mesma cor, o cabelo é diferente.... afinal somos todos com características diferentes e assim por diante.
Esta atividade encontrei em algum blog no início do ano passado, se você é dona das idéias a seguir, por favor avise e darei os devidos créditos…
Todo mundo é diferente Atividade para análise da auto-imagem
Durante meu estágio de séries iniciais, trabalhei o projeto TODO MUNDO É DIFERENTE. Umas das atividades que realizei, foi a de análise da auto-imagem. Disponibilizei para a turma bonecos de EVA nas cores, branco, pele, marrom e ocre e também roupas recortadas em tecido no tamanho dos bonecos, além de diversos outros materiais como: olhos móveis, mini flores de biscuit, lá, botões.

A Atividade consistia em cada aluno escolher o boneco, as roupas e materiais para confeccionar suas imagens. Depois da criação, cada aluno apresentou o seu boneco para a turma, explicando porquê fez daquela maneira. Está atividade nos ajuda a perceber nossos alunos, pois com ela eles nos mostram suas personalidades, auto-estima e características. Com os bonecos prontos fizemos um painel para exposição na sala.

Professora: Jessica Walter da Silva Costa Turma: 2 Período
I- Objeto detonador e problematização: Tema:
IDENTIDADE O projeto tem o objetivo de fazer com que a criança de um modo global conheça seu corpo, descubra que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente em que vive. Trabalhar os cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade é de suma importância. II- Justificativa:
Nessa fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, o meio onde vivem e todas as pessoas que fazem parte desta história. Conhecendo-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento. III- Perfil do grupo: Crianças de cinco anos de idade, participativas, com grande interesse nas atividades propostas. Estão começando a descobrir o processo de construção da escrita e da leitura.

IV- Objetivos: Conceituais _ Conhecer as partes do corpo e órgãos do sentido; _ Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido; _ Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanhos e funções dos órgãos do nosso corpo: _ Ampliar o vocabulário; _ Ler e interpretar imagens; _ Estabelecer relações de família e moradia; _ Conhecer as relações entre o homem e o ambiente em que vive. Procedimentais; _ Explorar textos a partir do auto conhecimento; _ Coletar dados por meio de pesquisas e observações; _ Produzir textos; _ Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; _ Confeccionar bonecos; _ Registrar experiências vividas pelo grupo. Atitudinais _ Respeitar e valorizar seu corpo, sua família, seu lar e todas as diferenças; _ Apreciar e ler vários tipos de textos; _ Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente; _ Trocar efetivas experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social; _ Desenvolver o auto conceito.

V- Janelas: Linguagem oral e escrita; Matemática; Movimento; Música; Artes visuais; Natureza e sociedade

VI- Etapas: 1- Organizar as crianças na rodinha de forma que todas possam olhar-se e interagir. Conversar sobre a evolução das crianças. Mostrar fotos de bebes, crianças, adolescentes, adultos e velhos. 2- Colocar uma música clássica, em dupla, as crianças deverão ficar de olhos fechados, tocando cada parte do corpo do colega. Conversar sobre cada parte do corpo e questionar para que cada uma serve. 3- Dar início ao portifólio. "Bilhões de pessoas vivem no planeta Terra e fazem parte dele. Todas elas são importantes, inclusive você." Desenhe você no quadro. 4- Visão- Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes, figuras preta e brancas, mostrar de longe e de perto, sempre perguntando o que estão vendo. 5- Audição- Brincar de identificar sons de instrumentos, vozes , da natureza, barulhos em geral, falar alto e baixo. Através dessas brincadeiras provocar para que percebam a importância da audição. 6- Olfato- Distinguir diferentes cheiros com os olhos vendados. Dizer os cheiros que agradam e desagradam, provocando-os até perceberem a importância do olfato. 7- Paladar- Provar diferentes tipos de alimentos com os olhos vendados, perceber a importância do paladar. 8- Tato- Sentir diferentes texturas. Criar uma caixa fechada onde só a mão caiba, dentro dela devem conter diferentes materiais. Perceber a importância do tato. 9- Procurar em revistas figuras dos sentidos e montar no portifólio. 10- "Quando nascemos, recebemos nome e sobrenome. Nosso nome geralmente é escolhido por nossos pais. Nosso sobrenome é igual ao de nosso pai, ao de nossa mãe ou ao dos dois." Responder as perguntas. 11- Pedir a cópia da certidão de nascimento. "Hoje é meu aniversário, um dia sem igual! Eu queria que hoje fosse feriado nacional!" Desenhe uma de suas festas de aniversário. Pedir para as crianças trazerem fotos de um aniversário. Responder as perguntas. 12- "Somos diferentes um dos outros. Cada um tem seu jeito de agir e de pensar." Completar o boneco. No teatro, fazer a brincadeira da boneca de lata( Bia Bedran ) 13- Cole sua foto no quadrinho e depois ligue-as as suas características. Cortar tiras de papel kraft para medir mensalmente as crianças. 14- Desenhe algumas atividades que você realiza diariamente, na seqüência que elas acontecem. 15- "Toda criança tem o direito de brincar e de se divertir bastante." Escreva e desenhe seu brinquedo preferido e com quem você gosta de brincar. 16- "Toda criança tem o direito de ter uma família e de receber proteção e cuidados especiais, para crescer e se desenvolver com saúde." Desenhe sua família. 17- Mostrar os trios familiares ( revista guia prático para professoras da educação infantil). scolher um rio e montar uma história coletiva, para as crianças fazerem a cópia. 18- "As famílias são diferentes umas das outras, e o modo como se organizam também é diferente. Cada família tem suas regras." Pesquisa para casa. Responder as perguntas. 19- Pesquisa para casa. Pedir para os pais completarem a árvore genealógica, se possível, colocar a foto de cada familiar. Expor no cantinho do projeto. 20- "Todas as pessoas necessitam de um lugar para morar e no qual se protegem do frio, do calor, da chuva e do vento. Há diversos tipos de casas, ou moradia. As casas são construídas em locais diferentes, com diversos tipos de material." Cole figuras de vários tipos de moradias. 21- "Toda criança tem o direito de uma casa digna para morar." Desenhe sua casa e responda às perguntas. 22- "Sou muito importante em sua vida. Aqui você aprende a ler, a escrever, a cantar, a calcular, a conviver com pessoas diferentes. Aqui você também pode desenhar, praticar esportes, brincar e criar. Sou sua escola!!" Desenhe sua escola. 23- "Ajude a manter a sala de aula sempre limpa e arrumada." Responda as perguntas de acordo com a legenda. 24- Responda as perguntas e desenhe. Desembaralhe as letras dos nomes de seus colegas. 25- Caminhe pela escola e responda as perguntas. 26- Desenhe nos quadros as pessoas indicadas, cada uma realizando seu trabalho. 27- "Toda criança tem o direito de ir à escola." Preencha a cruzadinha. 28- Construir os bonecos de meia calça e jornal. 29- Finalizar o projeto com uma apresentação musical com os bonecos.

VII- Duração: Aproximadamente um bimestre. VIII- Avaliação: Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente. VIII- Avaliação: Observar o comportamento dos alunos; hábitos de trabalho, relacionamento com os amigos e professora, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação às atividades, capacidade de cooperação. Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente.

PROJETO: “QUEM SOU EU?!” Fase II - B Período: Tarde Duração: Um semestre Ano: 2006 JUSTIFICATIVA: Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio-histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade, os alunos ingressam na escola sem saber qual a razão porque estão sendo levados à escola, sendo que muitas vezes os pais passam a idéia de que ir à escola para “ganhar” comida, lanche, e também para brincar com outras crianças. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo. OBJETIVOS: - Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade. - Conhecer a história e o significado de seu nome; - Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e os órgãos dos sentidos; - Construção de outros valores de vida. - Aquisição de novas formas de relações. CONTEÚDOS: CONCEITUAIS: * Identificação de si mesmo, do próximo, do ambiente que vive e do ambiente escolar. PROCEDIMENTAIS : * Participação em pesquisas. * Exploração de retratos. * Compartilhar experiências vividas. ATITUDINAIS: * Integração com os colegas e adultos no ambiente escolar. * Respeito e valorização de si próprio e com os colegas. JANELAS : Linguagem Oral e Escrita: - Rodas de conversas, - Leitura e escrita do nome, - Parlendas, - Advinhas, - Trava – língua, - Histórias. Matemática: - Seqüência numérica, - Contagem, - Função dos números, - Grafia de números, - Leitura de números. &n bsp; Artes: - Desenho, - Pintura, - Recorte e colagem, - Modelagem, - Apreciação. Natureza e sociedade: - Esquema corporal, - Órgãos dos sentidos, - Animais de estimação.

Movimento: - Circuitos, - Brincadeiras, - Psicomotricidade. Música: - Interpretar músicas infantis, - Ouvir músicas clássicas e populares. ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS: - Preparar o material para a Dinâmica de iniciação, “Tesouro”. - Providenciar fotos dos alunos para as atividades de auto -retrato. - Providencias material para os alunos Desenharem seus auto – retratos. - Elaborar pesquisas sobre a história dos nomes dos alunos. - Juntar revistas para serem usadas nas pesquisas em classe pelos alunos. - Confeccionar material de pesquisa e observação para uso dos alunos referentes as diferentes características físicas dos seres humanos.(pessoas altas, baixas, gordas, magras, brancas, negras, etc.). - Pesquisar os significados dos nomes da turma. - Prepara material necessário para desenvolver as seqüências de atividade a serem trabalhadas durante o projeto. (anexas ao projeto).

ETAPAS: - Em roda aplicar a dinâmica “Tesouro”. - Incentivar a observação das igualdades e diferenças no grupo, (cor dos olhos, cabelos, altura, etc.). - Propor o agrupamento de acordo com as igualdades presentes no grupo, (comprimento do cabelo, altura, meninos e meninas, etc.). - Iniciar as seqüências de atividades pela ordem proposta a baixo. SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES: 1- Auto – Retrato. 2- História do Nome. 3- Atividades com nomes. 4- Esquema corporal. 5- Altura e peso. 6- Órgãos dos sentidos. 7- Número do sapato. 8- Animais de estimação. PRODUTO FINAL: Álbum Individual e mural coletivo.

12 comentários:

Simone de Almeida Silva disse...

MUITO LINDO O SEU BLOG ,JÁ TINHA VISITADO ELE MUITAS VEZES,DESCULPE-ME POR NÃO TER TE DEIXADO UM RECADINHO.MAS ADOREI ,JÁ TEM PEGUEI E FIZ ADAPTAÇÕES O SEU PROJETO IDENTIDADE .QUEM SOU EU .MARAVILHOSO.BJS SUCESSO

Unknown disse...

seu cantinho virtual é lindo ...]parabéns..
sucesso.

Anônimo disse...

Oi professora! O se trabalho é muito importante para nós educadores. Parabéns pelo seu brilhante trabalho.
Antonio
Valente
BA

Unknown disse...

Sou Professora de Música e Ensino Religioso. Atualmente estou cursando Pedagogia para aprimorar meus conhecimentos e isso me levou a trabalhar somente com uma turma. Estou amando minha turminha de cinco anos (Nível III) na escola onde trabalho. Entrei no seu site e fiquei encantada com o seu Projeto de Identidade, por isso gostaria de sua autorização para usá-lo com minha turminha fazendo algumas adaptações para a minha realidade. Parabéns! Que o Senhor Deus possa continuar dando-lhe sabedoria para transmitir aos pequeninos conhecimentos necessários para que possam crescer. Atenciosamente. Eliane.

Unknown disse...

PARABÉNS POR SUA INICIATIVA, E CRIATIVIDADE.

Sandra Barreto disse...

Amei a idéia de trabalhar a identidade com o quadro da Tarcila,estou adquirindo a sua idéia para fazer um trabalho com os meus alunos do 3º período. Parabéns pelo trabalho.Gostaria que visitasse o meu bolg, e deixasse um comentário por lá.
wttp://sandra-barreto.blogspot.com/
Bjs.

Unknown disse...

Olha eu confesso a vc que amei este seu projeto,meus parabéns.O tanto que gostei que adaptei ele em meus conteúdos a serem trabalhados neste semestre.Você é uma pessoa muito dinâmica haja visto que sem sombra de dúvida eficiente.Um abraço daqui de Cuiabá e espero podermos estar nos conhecendo bem melhor.

Unknown disse...

PARABÈNS!! Muito lindo e criativo seu blog. Estou desenvolvendo com minha turma um projeto sobre identidade, adorei tuas sugestões.
Um braço!!
Profª Ana Claudia Caetano

Unknown disse...

simplismente maravilhoso. nem sei o q falar amei de paixão.
maria vanda, cuiabá/mt

Anônimo disse...

parabéns seu blog é maravilhoso, amei o projeto identidade, espero que em breve você possa postar mais novidades. um abraço até breve.
pró- availda santos
Ubaitaba Bahia
11 de março de 2012

Lucimar disse...

Sou professora de educação infantil no Rio de Janeiro. Trabalho em duas escolas diferentes uma é berçário e outra pré escola. Em março iniciamos trabalhando identidade. Colhi várias ideias para fazer com os meus alunos. Espero alcançar os objetivos proposto, porém com esse grande auxílio. Acredito que terei uma resposta positiva. Agradeço em meu nome e em nome dos meus alunos. Muito Obrigada e com certeza seu blog já faz parte dos meus favoritos.

Maria Guimarães disse...

PARABÉNS PROFESSORA SEU TRABALHO ME AJUDOU BASTANTE.