Adsense

sexta-feira, 1 de março de 2013

Dicas para trabalhar Alimentação na Educação Infantil


Abaixo algumas dicas para deixar este Projeto Alimentação Saudável com mais sabor!!!

1.Construir charadas que misturem informações sobre a forma,a cor, o tamanho e o modo usual de consumo.Exemplo: É vermelha,redondinha,cabe na nossa mão. Podemos comê-la com casca ou sem.Ela é a.....(maçã)

2. Colocar em uma caixa surpresa,várias frutas e legumes,vendar os olhos da criança e através do olfato e tato,ela deverá descobrir o que escolheu para pegar.

3.Realizar uma oficina de culinária.Nela fazer receitinhas fáceis como saladasrutas,sucos,vitaminas,bolos,biscoitos,saladas de legumes,sopas.Tudo sobre a orientação dos educadores.

4. Dica de livro: A cesta da Dona Maricota de Tatiana Belinky. Editora Paulinas.

5.Cantar músicas ligadas ao tema.Exemplo:"O que que tem na sopa do neném - Paulo Tati - Palavra Cantada - para resgatar os alimentos que os alunos comiam quando eram bebês.
6. Fazer uma horta na escola caso haja espaço. Pedir aos alunos que tragam mudas ou sementes.Trabalhar a questão dos cuidados com os alimentos desde a plantação até a hora de levá-lo à mesa para ser servido.(Higiene dos alimentos)

7. Fazer uma feira de exposições com alimentos diversos.Destacando os vários tipos de alimentos, saudáveis - não saudáveis.

8. Montar cartazes,murais,ver desenhos ligados ao tema,construir fantoches de verduras e legumes, fazer teatrinho com eles. Criar um livro de receitas para a mamãe, fazer colagens, dobraduras, pinturas, modelagens, jornalzinho...Fotografar as atividades e montar um mural com as fotos para exposição.

9. Finalizar com um amigo oculto de frutas.

10.Outra dica é levar os alunos maiores para uma visita a um sacolão. Lá trabalhar quantidade,peso,tamanho,valores,ect.

Um comentário:

Cris Pimenta disse...

Amei suas dicas,só gostaria de saber melhor sobre esse amigo oculto de frutas.Como seria isso?
Obrigada