quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Recreação para a última semana de aula!

 Muitas ideia para fazer uma recreação bem bacana na última semana de aula

Porque RECREAÇÃO???

A recreação é uma prática prazerosa em que os alunos participam de atividades descontraídas. Ela pode ser uma importante estratégia de inclusão e socialização, além de desenvolver as habilidades psicomotoras das crianças. Assim, a recreação transfere-se para o cotidiano e aproxima-se de uma vida permeada de informações. Esse processo de educação se dá através da convivência de diversos desses indivíduos, mais especificamente crianças, dentro de locais especializados que transmitem tais valores indiretamente, por meio da recreação.

Dia do cabelo maluco - Esse cabelo pode ser feito em casa ou na escola.... Usar adereços, spray para cabelo, enfim ... o que desejar!


Festa fantasia - Cada amigo virá para escola com a fantasia do seu personagem favorito. Realizar um desfile!

Pintura de rosto: Fazer diferentes pinturas! As crianças vão adorar as pinturas de rosto!

Túnel do Tempo - Brinquedo do tempo da vovó
Trazer apenas brinquedos antigos ou feitos com reciclagem: 5 Marias, bilboquê, corda,  bolinhas de gude, bambolê, etc.

Sarau Cultural - As crianças deverão apresentar uma música, dança ou poesia. Se desejar pode usar fantasia correspondente ao personagem, autor ou autora, cantor ou cantora, etc.

Era digital - Trazer apenas brinquedos modernos como: tablet, celular, notbook, entre outros.

Acampadentro - As crianças que tiverem... poderão trazer suas barracas e brincar junto com os amigos!



Brincadeiras com água
Escorregar na lona: muito legal! Escorregar no barranco é tudo de bom! Jogue sabão líquido... ficará melhor ainda

Corrida da colher: quem deixar a bexiga cair, tem que voltar e começar novamente!



Escavação no gelo: congele brinquedos dentro de tigelas com água (quanto mais coloridos, mas fáceis de achar!). Depois distribua martelinhos e deixe os pequenos na fantasia de arqueólogos!




Esponja na bacia: mais uma brincadeira ideal para o calor. Quanto mais distante a bacia a ser acertada, maior a pontuação! Uma variação é fazer círculos concêntricos com giz: quem atingir o centro ganha!

Noodles: ou, como chamamos popularmente, os espaguetes de piscina! Aqui eles ganham um novo uso – acertar as bexigas, até levá-las aos cestos de roupa.

Picolés: toda essa farra vai dar uma sede danada! Por isso, nada melhor e nutritivo do que picolés feitos de frutas frescas! Chame a criançada para ajudar no preparo, pois isso também faz parte da brincadeira!


Corrida da colher: quem deixar a bexiga cair, tem que voltar e começar novamente!

Bolhas de sabão: falei delas nesse post aqui, no qual ensinamos a fazer bolhas gigantes! A verdade é que não importa o tamanho: bolhas pequenas ou grandes, elas sempre fazem sucesso entre as crianças!


Brincadeiras - Gincana para crianças de 1 a 6 anos

1. Pescaria
Uma bacia com água, peixes de plástico e varinhas de pescar. Uma pessoa de cada equipe terá 30 segundos para tentar pescar. Quem conseguir mais peixes será o vencedor.

2. Corrida das Frutas
Cada equipe terá uma árvore e suas frutas. Uma criança de cada equipe terá que correr e colar as frutas em sua árvore. O objetivo é ver quem consegue colar todas as frutas primeiro sendo assim o vencedor.

3. Derruba latas
(uma pilha de latinhas de alumínio). Será escolhida uma criança por equipe. O objetivo é ver que equipe consegue derrubar mais latinhas com uma bolinha

4. Corrida do bambole
Será escolhido duas crianças de cada equipe uma ficará parada para receber o bambole e a outra correrá para levar o bambole (a criança que ficar parada terá que ficar dentro do bambole). O objetivo é ver quem consegue terminar todos os bamboles primeiro.

5. Corrida das garrafas
Cada equipe terá no mínimo três garrafas, uma criança da equipe terá que levar uma garrafa por vez até o outro lado rolando a garrafa. Quem conseguir levar todas as garrafas primeiro será o vencedor.

6. Competição da bolinha
Será colocada duas caixas por equipe. Uma com bolinhas e a outra vazia. Dada a largada uma criança de cada equipe terá que correr para levar as bolinhas para a caixa vazia. Quem conseguir levar mais bolinhas em 30 segundos será o vencedor.

7. Rola colchão
Dois colchões e duas bexigas por equipe. Uma criança de cada equipe terá que rolar no colchão e depois estourar a bexiga. Quem conseguir estourar a bexiga primeiro será o vencedor.


8. Dança da laranja
Um casal por equipe. Cada casal terá que dançar com uma laranja entre a testa dos dois com as mãos para trás. A equipe que derrubar a laranja sai da dança. O objetivo é ver que equipe consegue ficar mais tempo com a laranja na testa sem deixar cair.


9. Corrida da bolinha
Dois participantes por equipe, uma caixa com bolinhas e um blusão por equipe. Um participante veste o blusão que deverá ser amarrada embaixo para que as bolinhas não escapem, o outro buscara as bolinhas e entregará nas mãos do que esta com o blusão que assim deve arrumar a bolinha dentro. No final será contado quantas bolinhas cada equipe conseguiu esconder no blusão, quem tiver mais é o vencedor.


10. Corrida da bolinha na colher

Um participante por equipe. A equipe que conseguir chegar até o ponto de chegada primeiro equilibrando a colher com a bolinha na boca sem utilizar as mãos e sem deixar a bolinha cair será o vencedor. (caso a bolinha caia terá que voltar para o ponto de partida e começar novamente)


11. Corrida para encher a Garrafa
Um participante por equipe. Cada equipe tentará encher uma garrafa PET levando a água do balde até a garrafa correndo com um copinho descartável de café que estará furado no fundo. Quem conseguir em um minuto encher mais a garrafa será o vencedor.

12. Varal dos biscoitos
Um participante por equipe. O participante tentará comer o biscoito que estará amarrado em um varal sem poder utilizar as mãos. Quem conseguir comer todo o biscoito primeiro será o vencedor.

13. Corrida do Sapato
Cinco participantes por equipe. Todos terão que tirar os sapatos e encostar de cara para uma parede, os sapatos serão embaralhados e dada à largada cada participante terá que vestir seu sapato. A equipe que conseguir vestir primeiro será o vencedor.

14. Lança argolas
Cada equipe escolherá um participante que seja bom de arremesso. Esse participante tentará acertar a argola no bico da garrafa. Quem conseguir acertar mais argolas ganha.

15. Dinâmica da bexiga no Pé
Cinco participantes por equipe. Cada participante terá uma bexiga amarrada em seu pé direito e com o pé esquerdo tentará estourar a bexiga da equipe adversária sem deixar que estourem a que está amarrada ao seu pé. Quem estiver a bexiga estourada sai da brincadeira. A equipe que ficar com mais bexigas cheias será o vencedor.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...