quinta-feira, 21 de setembro de 2017

PLANO DE AULA - Medidas de comprimento

PLANO DE AULA - MEDIDAS DE COMPRIMENTO
4º Ano

Disciplinas:  Matemática

Conteúdos:
Medidas de comprimento
As quatro operações - Adição - subtração - multiplicação e divisão

Objetivos:
* Conhecer e perceber a utilidade das Medidas de comprimento

Desenvolvimento

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Quando necessitamos medir a altura de uma pessoa, tamanho de uma mesa, comprar uma barra de cano ou de ferro entre outros objetos, utilizamos as medidas de comprimento.
Para medirmos comprimento, usamos como unidade o metro, que representamos pelo símbolo m (lê-se metro).
Medidas maiores que o metro: Quilômetro
1000 m = 1 km (quilometro)
Medidas menores Que o metro: Centímetro.
1 m = 100 cm (centímetro) – Utilizar o centímetro na questão de usabilidade. (Milímetro - mm)


 ATIVIDADES


      1.     Escreva em seu caderno a unidade de medida de comprimento mais apropriada para cada item.
a) A largura de uma caneta. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________ (milímetro)
b) A largura de um portão de garagem. ______________ (metro)
c) A distância entre duas cidades. ______________  (quilômetro)
d) O tamanho do sapato de um adulto. ______________  (centímetro)
e) O comprimento de um caminhão. ______________  (metro)
f) O comprimento de uma formiga. ______________  (milímetro)

      2.     Escreva por extenso a medida indicada em cada um dos itens seguintes.
a) 32 km______________________________________________________                                      
b) 48 cm______________________________________________________
c) 5000 m_____________________________________________________
d) 600 km____________________________________________________
e) 3600 m_____________________________________________________
f)  12 cm_____________________________________________________
g) 36 mm_____________________________________________________
h) 6,8 cm:____________________________________________________
i) 4,3m:______________________________________________________
j) 12,6 Km:___________________________________________________
k) 2,6 dm:

3.  Responda:
a) A unidade fundamental das medidas de comprimento é o __________________
b) O múltiplo do metro que é mais utilizado é o  __________________
c) O submúltiplo mais utilizado do metro é __________________
d) Medimos uma estrada em __________________
e) Medimos um tecido em __________________          
f) Medimos um lápis em __________________

4) Complete as lacunas como se pede:
a) 5 km= ___________ m
b) 0,5 km= ___________ m
c) 50 cm= ___________ m
d) 1,5 km= ___________ m
e) 5 km= ___________ m
f) 9 m= ___________ cm

3) Responda:
a) O que usamos para medir o comprimento?
b) Quantos centímetros tem um metro?
c) Quantos centímetros tem meio metro?
d) Um metro e meio tem quantos centímetros?
e) Meça sua altura e anote-a em centímetros.
f) Um metro de fita custa R$ 3,50. Se eu preciso de 7,5 metros, quanto eu vou gastar?
g) Pedro andou 3.750 metros e Marcelo andou 3,6 km. Quem foi mais longe?
h) Vinicius comprou 5 metros de tecido por R$ 25,00. Quanto custa cada metro de tecido?
i) João irá construir uma parede reta, qual unidade de medida deverá utilizar?
j) Quais as medidas principais que uma costureira deverá obter para que a roupa fique perfeita?

4) Desenhe segmentos de reta com as seguintes medidas:
a) 2cm
b) 10mm
c) 40mm
d) 5cm
e) 10cm
f) 3mm

Medidas de Comprimento

    1. Quantos centímetros faltam para completar um metro?      
    50 centímetros:
    40 centímetros:
    30 centímetros :

    2. Comprei 2 metros de cetim. Minha irmã comprou o dobro. Quantos metros compramos juntos?
    a. (    ) 6 metros
    b. (    ) 8 metros
    c. (    )4 metros

    3. Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?
    a. (    ) 166 metros
    b. (    )160 metros
    c. (    )150 metros

    4. Comprei 36 metros de tecido para fazer 3 toalhas de mesa do mesmo tamanho. Quantos metros terá cada toalha?
    a. (    ) 12 metros
    b. (    ) 13 metros
    c. (    ) 14 metros

    5. Coloque um (x) no que pode ser  medido com: trena, fita métrica ou régua:
    a. (    ) tecido
    b. (    ) estradas
    c. (    ) ruas
    d. (    ) feijão
    e. (    ) muros
    f. (    ) arroz
    g. (    ) linha
    6. A rua da escola Rondon mede 46 metros. A rua da casa da Jéssica mede 34 metros. Quantos metros medem as duas ruas juntas?
    a. (    ) 80 metros
    b. (    ) 60 metros
    c. (    ) 50 metros

     7. Comprei 56 metros de tecido para fazer 4  cortinas do mesmo tamanho. Elas serão colocadas na sala de aula das minhas filhas. Quantos metros terá cada cortina?
    a. (    ) 12 metros
    b. (    ) 13 metros
    c. (    ) 14 metros





fita métrica para imprimir e montar com os alunos


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...