segunda-feira, 5 de março de 2018

Plano de aula 5º Ano - Reprodução dos animais

Plano de aula 5º Ano - Ensino Fundamental

Área do conhecimento: Ciências da Natureza

Conteudos: Reprodução dos animais

Objetivos:
Conhecer as formas de reprodução dos animais 
Compreender que todos os seres vivos tem um ciclo de vida e que a reprodução garante a continuidade desse ciclo.

Desenvolvimento

A REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS

       A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos. Assegura a perpetuação das espécies, permitindo a formação de novos indivíduos e, consequentemente, a continuidade da vida no nosso planeta.
       A Natureza adoptou numerosas, e por vezes fantásticas, estratégias de reprodução, que globalmente se podem agrupar em dois processos básicos:
 reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 
Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente iguais.


         Na reprodução sexuada há intervenção de células sexuais — os gametas.

         A célula masculina, espermatozóide, junta-se à célula feminina, óvulo, ocorrendo o processo de fecundação do qual resulta o ovo ou zigoto.

Fecundação --»  óvulo + espermatozóide = ovo

Reprodução em ouriços-do-mar


Quando a reprodução é sexuada, existe geralmente um macho e uma fêmea.
Há espécies em que conseguimos distinguir facilmente o macho da fêmea pelas suas caraterísticas  físicas.
Quando isso acontece, diz-se que há DIMORFISMO SEXUAL.
Dimorfismo = Di (duas) morfismo (formas)

Duas formas diferentes - uma para o macho e outra para a fêmea

A maioria dos animas tem dois sexos macho e fêmea. Quando dois animais da mesma espécie e de sexos diferentes cruzam, eles podem gerar filhotes.
Os animais são diferentes, por tanto a forma de nascimento e criação são diferentes, existem amimais que são ovíparos (que nascem de ovos) e vivíparos (que nascem da barriga da mãe).
Mesmo entre os animais que tem a mesma origem existem diferenças.
Entre os ovíparos existem animais que depois que cruzam as mães produzem ovos e os filhotes nascem do ovo (pássaros, jacarés, tartarugas, etc); outros animais depois que cruzam produzem ovos e os animais depois que nascem sobre uma metamorfose (sapo, rã, etc); e em alguns, como peixes, as mães soltam os óvulos na água e os pais os espermatozoides os dois se fundem formando ovos, sem que os pais tenham contato (alguns tipos de peixe).
Entre os vivíparos existe a diferença do tempo de gestação:
Gato: 2 meses;
Ser humano: 9 meses;
Leão: de 100 a 119 dias;
Macaco: 167 dias;
Vaca: 284 dias;
Lobo: 64 dias;
Porco: 114 dias;
Coelho: 33 dias.

ATIVIDADES

1) Quais são os sexos dos animais? 
R.:

2) O que é necessário para que haja a reprodução?
R.:

3) O que são animais ovíparos?
R.:  

4) O que são animais vivíparos?
R.:


5 – Complete:

a) A _______________ permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 
b) Na ______________________ há intervenção de células sexuais — os gametas.
c) A _______________ é uma característica fundamental dos seres vivos.
d) A maioria dos animas tem dois sexos ____________ e __________.

6 – Escolha entre os vivíparos e cite exemplos de diferença do tempo de gestação:
a) ________________________
b) ________________________
c) ________________________




Ciclo da vida para cartaz ou Atividade para Portifólio:







Créditos: acessaber

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...