Adsense

quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Plano de Aula - 3º Ano - Camilão, o comilão

Plano de Aula - 3º Ano - Ensino Fundamental
De acordo com Nova BNCC

Área do conhecimento:
Português;
Matemática;
Educação física;
Artes;

Conteúdos:
Produção de frases e textos individual e ou coletivo explorando: tipologia textual, unidade temática;
Unidades fonológicas;
Leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais - Composição e decomposição de números até a ordem das centenas
Problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Apreciação de texto literário;
Jogos de salão;
Expressão gráfica;

Objetivos:
Organizar com a colaboração do professor o texto que será produzido;
Dominar progressivamente as irregularidades ortográficas;
Compor e decompor números decimais até a ordem das centenas
Promover a reflexão dos alunos ao realizar operações envolvendo sistema decimal de numeração.
Resolver problemas envolvendo diferentes significados na adição, subtração, multiplicação e divisão
Ouvir, com atenção e interesse, a leitura de textos literários de gêneros e autores variados, feita pelo professor;
Produzir um convite com a colaboração do professor;
Conhecer e praticar o jogo da trilha;
Expressar-se e representar por meio de desenho diversas vivências, utilizando diferentes superfícies e materiais;

Desenvolvimento:
LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES:
Iniciar com a rotina;
Atividades:
Realizar leitura do livro:
Dica - Para criar mais suspense, gosto pela leitura e pelas histórias, não conte o final do livro no primeiro dia que trabalhar com o plano de aula.  As crianças poderão levantar hipóteses sobre o final do livro.


Clique aqui para baixar

Conversar com os alunos sobre o livro.

INTERPRETAÇÃO DO LIVRO CAMILÃO, O COMILÃO.
Ouvimos hoje a leitura do livro: Camilão, o comilão. Agora, com base na leitura que realizamos e em suas observações, responda:
a) O que vemos na capa do livro lido?
b) Qual o nome da história?
c) Quem é a autora?
d) Quem ilustrou a história?
e) Qual gênero textual que o texto traz?
f) Do que tema essa história trata?
g) Como você acha que vai terminar a história?
h) O que é alimentação?
i) Vocês já ouviram falar em alimentação saudável?
j) Quais alimentos são bons para a saúde? Quais alimentos podem prejudicar a saúde?
Responda se é fato ou apenas uma opinião:

FRASE SOBRE A HISTÓRIA:
Usando como base: Tempo – espaço (lugar) – personagem – ação – pontuação necessária. Crie frases sobre a história usando as palavras abaixo:
Porco 
Burro 
Cachorro 
Guardanapo 

 DITADO:
 


ARTES
ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA: CAMILÃO, O COMILÃO.

Realizamos a hoje a leitura do livro: Camilão, o comilão. Agora, realize uma bela ilustração para a história.



MATEMÁTICA:

Na história do livro Camilão, o comilão, conta-se que ele tinha muitos amigos? Mas, e você? Tem muitos amigos?
Brincaremos de:

SEMEANDO FUTURO - MATEMÁTICA
QUEM SENTA AO MEU LADO?
Como brincar?
- Trocaremos os nomes dos amigos por numerais. Colocar estes numerais escritos com caneta e colado fita adesiva na camiseta das crianças. Usar números com centenas.
- Colocar a turma organizada em cadeiras formando um círculo, com uma cadeira sobrando.
- Quem tiver com a cadeira sobrando do seu lado direito terá que escolher qual amigo sentará ao seu lado, chamando-o apenas pelo número.
- A brincadeira acaba quando todos forem chamados.


SITUAÇÕES PROBLEMAS - CENTENAS

1 - Camilo comprou do sítio da dona Teresa para revender na feira 1 centena de melancia, 5 dezenas e 6 unidades de potes de mel, 4 dúzias de litros de leite. Quantas unidades ele comprou ao total?

2 - Para transportar o milho produzido no sítio do seu Manduca, ele divide igualmente nos cestos que ficam na carroça do burro Joca. Se ele colheu 528 espigas, quantas ficarão em cada cesto?

3 - Dona Mariana nasceu em 1962. Quantos anos ela tem hoje?

4 - Em média são colhidos 36 tomates de cada pé por semana. Se tiver 4 pés de tomates, quantos tomates serão colhidos semanalmente?

5 - Zizi completou 56 anos em 2019. Em que ano ela nasceu?

6 - Numa quitanda há 4 centenas e meia de melancias, 3 centenas e 7 dezenas de laranjas e 2 centenas de abacates. Quantas frutas há na quitanda?

7 - O senhor Manduca colheu 968 laranjas em seu sítio e resolveu embalar as laranjas em sacos com 4 unidades. Quantos sacos ele precisa para fazer isso? Vão sobrar laranjas não ensacadas? Quantas?

8 - Preciso distribuir 452 morangos em 3 caixas. Quantos morangos ficarão em cada caixa? Quantos morangos irão sobrar?

9 - Na fazenda do Sr. Nicolau há 44 cavalos e 160 bois. O Sr. Nicolau comprou mais 58 bois. Quantos bois há na fazenda?

10 - Julia tinha 1 centena de rosas. Deu 47 rosas a Isabela. Com quantas rosas Julia ficou?

11 - Uma granja recebeu 4 dúzias de galinhas. Já vendeu 2 dúzias e meia. Quantas galinhas ainda não foram vendidas?

       

LÍNGUA PORTUGUESA
PRODUÇÃO TEXTUAL:


Confecção de convite.

Convite
O convite, geralmente, é um texto destinado a pessoas conhecidas, como amigos e familiares. Nele estarão contidas informações (data, local, hora) a respeito de um acontecimento, uma festa ou até uma reunião.
Achei Portal do professor

TAREFA
OBSERVE O CONVITE E RESPONDA:

DO QUE SE TRATA ESTE CONVITE?
_______________________________________________________
QUEM É O ANIVERSARIANTE?
_______________________________________________________
QUANTOS ANOS ELA ESTÁ COMEMORANDO?
_______________________________________________________
ONDE SERÁ A COMEMORAÇÃO?
_______________________________________________________
QUEM É A CONVIDADA?
_______________________________________________________

Agora, vamos confeccionar um convite. Não se esqueça das informações necessárias de um convite.


MATEMÁTICA - JOGO


TRILHA DA BOA ALIMENTAÇÃO
Separar os alunos em trio para realizar o jogo da trilha.
Ganha quem conseguir mais alimentos para sua cesta!
 


ARTES

Giuseppe   Arcimboldo (Milão, 1527 — 11 de julho de 1593) foi um pintor italiano. Suas obras principais incluem a série "As quatro estações", onde usou, pela primeira vez, imagens da natureza, tais como frutas, verduras e flores, para compor fisionomias humanas. Agora, vamos realizar a releitura com recorte e colagem de uma das obras de Arcimboldo.


   
      Achei no pikuv


Recursos: Livro Camilão, o comilão, Atividade impressas,

Avaliação: Se dará através da realização e participação nas atividades

Este plano de aula foi feito tendo como base o Plano de aula da professora Luciane Lima, Escola Municipal Professora Etelvina, Telêmaco Borba, PR.

3 comentários:

Flávia disse...

Olá, Professora Juce!

Vim parabenizá-la pela organização do seu blog e agradecê-la por disponibilizar tanta coisa linda!
Moro nos EUA, onde materiais didáticos para o ensino de português para crianças é coisa rara. Graças a trabalhos como o seu, eu tenho fontes de recursos educacionais para preparar minhas aulas <3

Obrigada,
Profª Flávia

Unknown disse...

According to Stanford Medical, It's really the SINGLE reason this country's women get to live 10 years longer and weigh an average of 19 KG lighter than we do.

(And really, it really has NOTHING to do with genetics or some secret exercise and absolutely EVERYTHING to do with "how" they are eating.)

BTW, I said "HOW", not "WHAT"...

Tap on this link to see if this easy questionnaire can help you release your real weight loss potential

Unknown disse...

If you're trying hard to lose pounds then you certainly need to jump on this brand new personalized keto meal plan diet.

To create this keto diet, certified nutritionists, fitness couches, and professional cooks united to develop keto meal plans that are efficient, decent, money-efficient, and satisfying.

Since their launch in early 2019, 1000's of individuals have already remodeled their body and well-being with the benefits a good keto meal plan diet can offer.

Speaking of benefits: in this link, you'll discover 8 scientifically-confirmed ones given by the keto meal plan diet.