Adsense

sábado, 28 de maio de 2016

Relógios com reciclagem... o tempo e as horas!

Ideias para Atividades sobre HORAS - RELÓGIO - TEMPO
Na Educação Infantil
Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil?
O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. (Revista Guia Prático Infantil)

Atividades:

Rotina com ícones
Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Você pode montar os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanhã. Mostre os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interaja para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade.

A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular. Ela lê para as crianças e pergunta a elas como é ser nenê, criança, mocinha/ mocinho, mulher/homem, velhinho/velhinho.

QUANDO EU ERA NENÊ
NENÊ, NENÊ
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA CRIANÇA 
CRIANÇA, CRIANÇA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM 
EU ERA ASSIM 


EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM

Veja como canta a música neste vídeo AQUI veja o vídeo até o final, mostra os gestos para cada fase

A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: "Quando eu era nenê" - as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.( Revista Guia Prático Infantil)

Relógio com reciclagem de CD 
Não encontrei referência do autor

Achei aqui Krokotak

Não encontrei referência do autor

Relógio com pratos de papel 
Não encontrei referência do autor

Achei no Happy Hooligans


Achei aqui nicadez

Relógio com cartolina ou papel craft
Não encontrei referência do autor

relógio no chão para a turma toda participar e compreender o movimento dos ponteiros e a indicação que cada ponteiro faz:
Não encontrei referência do autor

Achei aqui lovepreschool

Relógio no chão com bambolê na calçada - os números são desenhados com giz
Achei aqui creeksidelearning

Relógio com bambolê e com pequenos papéis para colocar as horas e minutos 
Achei no fallingintofirst 

Achei aqui: imperfecthomemaking

Relógio no saco de papel
Achei no http hoosierhomemade

Relógio com tampinha de garrafa pet:
Não encontrei referência do autor

Relógio Cuco com caixa de sapato - fazer a janela para o cuco sair lá de dentro:

Pinterest


The Pinterested Parent

Achei aqui: colegioscaranne

Relógio de pulso - feito com rolinho de papel e decorado com lantejoulas e tinta colorida
Achei no Cathy James @ NurtureStore

Cada amigo construirá seu relógio decorando com suas cores preferidas, depois colocará no cordão os horários das atividades que faz durante o dia: Acordar - refeições - higiene - ir para escola
Achei no obaudacarla

Aqui a turma toda faz o relógio - depois cada um fará um desenho da sua hora preferida:

Relógio na cabeça para brincar com Brincar com a turma 
Achei no primarythemepark

Relógio para mostrar: HORAS - MINUTOS - SEGUNDOS
Achei no Heidi at TheFrugalGirls


ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR:




 



















terça-feira, 24 de maio de 2016

CORPO HUMANO na Educação Infantil!!!

Muitas ideias para Identidade - corpo humano na Educação Infantil
Sugestão de atividades para o Projeto Identidade  - Corpo humano para os pequenos da Educação Infantil

Para conhecer o mundo ao seu redor e mesmo facilitar o processo de aprendizagem, é necessário que o ser humano, antes de tudo conheça a si mesmo. E essa experiência começa cedo, naqueles momentos em que se vê o bebê colocando sua própria mão na boca. Tudo é uma descoberta. Mas desde os primeiros anos de vida, estímulos como brinquedos e as próprias brincadeiras entre pais e filhos são extremamente importantes como incentivos à coordenação motora da criança.

Por isso, é necessário trabalhar desde cedo atividades que estimulem a linguagem corporal da criança, fazendo com que a mesma explore o corpo no espaço, identifique as partes de seu corpo, desenvolva a lateralidade, para que assim possa efetivamente explorar o mundo por meio do movimento. (Revista Guia Prático Educação Infantil)

Partes do corpo
Não encontrei referência do autor

Boneco com roupa para partes do corpo
Achei aqui
Simetria - terminar o desenho de um rosto
Não encontrei referência do autor

O que está faltando? Terminar o desenho colocando o corpo
Não encontrei referência do autor

Qual o meu tamanho? Usar foto para o maternal:
Colmagno

Corpo humano - com o contorno do corpo na cartolina, com foto e com roupas das próprias crianças 
Achei aqui auxiliadora

Órgãos do Corpo humano feito com feltro:

Corpo humano feito com sucatas:  Ossos, pulmão, coração, cérebro, estômago, fígado e coração
Não encontrei referência do autor


Varal mostrando as partes do corpo humano:

Cérebro
Com desenho e colado na cartolina  para facilitar a explicação para os pequenos:
Não encontrei referência do autor

Coração
Levar para sala um Estetoscópio para que as crianças consigam ouvir o coração umas das outras:

Colocar lã vermelha para mostrar  sistema circulatório, e colar coração 
Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Pulmão e coração:
Muito legal esta atividade! Com um sulfite você pode mostrar a importância dos ossos como proteger os órgãos vitais:

Como fazer? Siga o passo a passo e faça com seus alunos: 




Como funcionam os pulmões?
Desenhar num papel os pulmões, e fazer um furo em cada um, depois coloque uma bexiga em cada um pedir que as crianças soprem o ar para fazer encher os "pulmões".
Pulmões com saco plástico 
Não encontrei referência do autor

Não encontrei referência do autor

Sistema Digestório:
Achei no too-closeblogspotwww.too-close0.blogspot.com

Desenhar com as crianças o caminho que a comida percorre até chegar ao estômago e depois da digestão chegando ao intestino:
Não encontrei referência do autor

Sistema Ósseo
O esqueleto é algo muito importante para o corpo humano. É graças a ele e suas articulações que conseguimos andar, por exemplo, ou mexer os dedos das mãos. Os músculos que são responsáveis por produzir nossos movimentos só conseguem funcionar bem porque estão presos nos ossos. Outra função muito importante do esqueleto é proteger os órgãos vitais do nosso corpo, isso é, aqueles que são extremamente necessários para que permaneçamos vivos. Como exemplo tem o crânio que protege nosso cérebro, e a caixa torácica, formada pelas costelas, que protege o coração e os pulmões. (http://www.estudopratico.com.br/)

Achei aqui

Colmagno

Fazer os ossinhos com colagem de cotonetes ou palitos como de fósforos ou picolé:
Não encontrei referência do autor

Raio X das mãos: 

Raio X do corpo:
Não encontrei referência do autor

Raio X do corpo com foto para maternal: 
Não encontrei referência do autor

Corpo humano para imprimir: