Adsense

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Lembrancinha para o Dia dos Pais!

Oi gente!!!
Lembrancinha para o Dia dos Pais para os pequenos da Educação Infantil!!!
Com prendedor de roupas e palito de picolé!
Feitos com capricho pela Laclassedellamaestravalentina

Bloquinho de anotação com prendedor de carrinho com a foto do filho ou filha




Marcador com prendedor - papai com papel colorido 



Marcador de livro com papai com papel colorido




Marcador com palito de picolé de carrinho




Cartão para o Dia dos Pais!

Oi gente!!! 
Hoje trouxe ideias para o Cartão para o Dia dos Pais!
Cartãozinho com relevo para o PAPAI!
Lindo!
Não encontrei referência do autor...

Cartão para o Dia dos Pais! Super PAI

Cartão para o Dia dos Pais
Cartãozinho Super Pai para Educação Infantil!!
Oi gente! Olha que ideia bacana para o Dia dos Pais!
Super pai para o cartão!
Muito lindo e feito pelo Artesanato Brasil
Veja o passo a passo aqui


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Painel para Festa Caipira com espantalhos

{Oi geente!!! }

Mural para Festa Caipira!
Este foi o mural que fizemos para Festa da nossa escola!
Feito com muito capricho pelas professoras!

Jogo de Argolas para Festa Junina

{Boa noite!!! }
Oi gente!!! Pensando ainda nas festas dos meses de Junho e Julho
Olha este jogo de Argolas para Festa Caipira!
Ficou uma graça!
Jogo de argola com garrafa pet






sexta-feira, 17 de junho de 2016

Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras


PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA

Área de conhecimento: Linguagem corporal, Artes

Conteúdos:

- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos  - Família: papéis sociais


Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.

DESENVOLVIMENTO:

- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho  de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
 - Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.

- Alinhavo com casinha:
Colmagno

- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:



- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos

- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
 


- Casinha com palito de picolé: 

- Realizar a leitura do livro: O caracol


 O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!

- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol

- Confeccionar caracol com prato de papel:


Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa

Colmagno

- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar

Colmagno

- Casinha com saco de pão e recortes de papel: 

 AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.


sexta-feira, 10 de junho de 2016

Plano de Aula Cantigas de roda:

PLANO DE AULA - CANTIGAS DE RODA
BRINCADEIRA DE RODA
EDUCAÇÃO INFANTIL



ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física.

CONTEÚDOS: 
Sistema esquelético.
Jogos rítmicos e brincadeiras.
Medidas de tempo

OBJETIVOS:
. Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
. Compreender a importância do uso da hora, minuto e segundo fazendo relações com atividades diárias;
. Reconhecer a importância do sistema esquelético em diversas situações;

DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar a aula convidar os alunos a escutarem a música Dança das Caveiras. Em seguida deixar livre para que o aluno possa criar passos/ gestos para expressar a música.
Achei aqui: Chris Flores

Convidar os alunos a confeccionar seu sistema esquelético usando cotonetes será exposto no mural da escola. Será pintado o sulfite com tinta preta:


  
Enfatizar a importância dos ossos nos movimentos convidando os alunos a brincarem de:
- Bola atrás;
- João palmo;

Propor para os alunos a brincadeira Gato e o Rato.

Brincadeira: O gato e o rato Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas. Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo: Gato: “Seu ratinho está?” Todos: “Não, foi comer queijo.” Gato: “A que horas ele volta?” A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela. No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.

Ao voltar para sala de aula, retomar a importância da hora, minuto e segundo em situações cotidianas. 
Ex: pegar ônibus, competições, almoço, horário de aula...
Usar um relógio confeccionado de ponteiro para na oralidade explicar horas, minutos e segundos.

- Quais os tipos de relógio que existe? Vamos fazer relógio de pulso: 

- Confeccionar relógio com CD reciclado: 

 Propor as atividades com contagem de tempo: 

- corrida em volta na quadra;
- corrida do saco;
- corrida do ovo na colher;


Recursos: rádio, pen drive.
Avaliação: se dará através das brincadeiras e cantigas roda, o envolvimento, participação do aluno no resgate dessas brincadeiras.