Adsense

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Plano de Aula: Bichinhos de Jardim - Para Educação Infantil

QUEM MORA NO JARDIM?
PLANO DE AULA BICHINHOS DE JARDIM PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ensine os pequenos a respeitar esse meio e a produzir representações dos animais que ali vivem de forma sustentável!


Objetivos:
★ Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
★ Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem envolvendo a prática de observação.
★ Análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, cuidados com o mesmo e descoberta de curiosidades.


JUSTIFICATIVA: “Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado de formiga, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças”,  o projeto surgiu devido à curiosidade das crianças durante a roda da lagarta e observações de pequenos bichinhos (formigas carregando folhinhas, uma cigarra morta no parque, besouros e gafanhoto no jardim da escola) e os maus tratos das crianças em relação a esses bichinhos. Para atender a esses interesses e contribuir para ampliação desses conhecimentos, foi criado o Projeto Bichinhos de Jardim.

Você sabia?
A maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente. Muitos ajudam na polinização das plantas, ou produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra.


DESENVOLVIMENTO

* Levante os conhecimentos prévios acerca do tema.
* Visite um jardim para observação e levantamento de dados.
* Liste os bichinhos encontrados no jardim.
* Observe os diversos bichinhos no jardim e espaço da escola, tais como tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, besouro, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros.
* Leia as obras da literatura infantil, como as histórias: A Joaninha; Bela, a Libélula; A Cigarra e a Formiga; O Caracol; Confusão no Jardim; Zuzu, a Borboleta Azula; A Centopeia e os Seus Sapatinhos; A Margarida Friorenta; O Grilo etc.

ABELHA
Vamos aprender tudo sobre as abelhas: Como ela vive? Onde ela vive? O que ela come? 

 * Fazer abelha com palito de picolé - as asas eu fiz com forminha de brigadeiro, para os olhos colei botão:
 

Não encontrei referência do autor desta imagem


Não encontrei referência do autor desta imagem

* Joaninha - Como ela vive? Qual a função dela? O que ela come? Ela coloca ovos? 



* Agora que já aprendemos muito sobre as joaninhas, vamos fazer joaninhas com pratos de papel: 


* BORBOLETA -  Como ela nasce? Onde ela vive? Que cor ela é? Agora que já aprendemos muito sobre a borboleta, vamos escrever como ela é. Os adjetivos podem ser feitos pela turma: 






Ciclo da borboleta:

Não encontrei referência do autor desta imagem

CARACOL -  Como ele vive? Onde ele vive? Ele tem olhos? Ler o livro: O caracol - Mary França - ilustrar a história:

Colmagno

Caracol com CD reciclado:

Caracol com palito de picolé:

VAGALUME -  Porque os vagalumes ascendem? Onde eles vivem?  Vamos fazer vagalume com curativos



MINHOCA - Do que elas são feitas? Onde elas vivem? Elas enxergam? Elas ouvem? Elas respiram pelo nariz? Elas possuem nariz?
Depois de aprender sobre todas essas curiosidades, vamos ilustrar a poesia:

Colmagno


Livro: A minhoca dorminhoca

  
* Entreviste um jardineiro e conheça as ferramentas que ele utiliza para cuidar do jardim.

* Recite com seus alunos quadrinhas e poemas sobre os animais de jardim. Assim, como cantigas de roda, tais como: O Cravo Brigou com a Rosa; As Borboletas; A Roda da Lagarta; Borboletinha; Passarinho Quer Dançar; Fui ao Mercado etc.

* Desenvolva atividades matemáticas utilizando os bichinhos (contagem das pernas, pintinhas das joaninhas, diferenças etc.).

* Assista aos filmes Vida de Inseto e FormiguinhaZ e faça um paralelo com o tema estudado.

* Confeccione bichinhos de jardim com massinha de modelar e materiais recicláveis.


Com base no plano de aula feito pelo Guia prático

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Lembrancinha para o Dia dos Pais!

Oi gente!!!
Lembrancinha para o Dia dos Pais para os pequenos da Educação Infantil!!!
Com prendedor de roupas e palito de picolé!
Feitos com capricho pela Laclassedellamaestravalentina

Bloquinho de anotação com prendedor de carrinho com a foto do filho ou filha




Marcador com prendedor - papai com papel colorido 



Marcador de livro com papai com papel colorido




Marcador com palito de picolé de carrinho




Cartão para o Dia dos Pais!

Oi gente!!! 
Hoje trouxe ideias para o Cartão para o Dia dos Pais!
Cartãozinho com relevo para o PAPAI!
Lindo!
Não encontrei referência do autor...

Cartão para o Dia dos Pais! Super PAI

Cartão para o Dia dos Pais
Cartãozinho Super Pai para Educação Infantil!!
Oi gente! Olha que ideia bacana para o Dia dos Pais!
Super pai para o cartão!
Muito lindo e feito pelo Artesanato Brasil
Veja o passo a passo aqui


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Painel para Festa Caipira com espantalhos

{Oi geente!!! }

Mural para Festa Caipira!
Este foi o mural que fizemos para Festa da nossa escola!
Feito com muito capricho pelas professoras!

Jogo de Argolas para Festa Junina

{Boa noite!!! }
Oi gente!!! Pensando ainda nas festas dos meses de Junho e Julho
Olha este jogo de Argolas para Festa Caipira!
Ficou uma graça!
Jogo de argola com garrafa pet






sexta-feira, 17 de junho de 2016

Plano de Aula: Brinquedos e Brincadeiras


PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA

Área de conhecimento: Linguagem corporal, Artes

Conteúdos:

- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos  - Família: papéis sociais


Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.

DESENVOLVIMENTO:

- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho  de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
 - Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.

- Alinhavo com casinha:
Colmagno

- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:



- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos

- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
 


- Casinha com palito de picolé: 

- Realizar a leitura do livro: O caracol


 O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!

- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol

- Confeccionar caracol com prato de papel:


Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa

Colmagno

- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar

Colmagno

- Casinha com saco de pão e recortes de papel: 

 AVALIAÇÃO:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.