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segunda-feira, 16 de abril de 2018

Ideias para o Dia do Livro

Oi gente!
Hoje trouxe ideias para o Dia do Livro!
A maior parte das imagens foram encontradas na Internet sem referência do autor. Se você for dona ou dono da imagem, avise e darei os créditos!

Painel lindo

Painel com recortes de borboletas

Ilustração do Livro: Casa sonolenta


Criança lendo

Achei no krokotak.com

Plano de Aula - Cor: Amarelo para maternal

Plano de aula - Cores para educação Infantil
Maternal
Tempo Previsto: 1 semana

Semana do Amarelo!
Vamos iniciar com a leitura do livro: Chapeuzinho amarelo

Depois faremos um gráfico com os medos que temos:

Trazer para escola brinquedos com a cor Amarelo, vamos conversar sobre as características de cada um deles:
Cantar e brincar com a música: Meu pintinho amarelinho

Achei aqui

O sol é uma estrela que brilha no céu de que cor? Isso mesmo: AMARELO
Colorir com tinta guache amarelo, um prato de papel, se preferir, cole um óculos de sol e pendure com linha de nylon como móbile pela sala


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Fazer emoctions com prato de papel e pintar com guache amarelo, roda de conversa sobre sentimentos e as cores: 


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Colmeia de abelhas! colorir com as crianças e pendurar as colmeias com abelhas 
 
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Lição de casa
recortar e colar imagens de objetos, frutas, legumes, tudo o que encontrar que for da cor Amarelo


No último dia, cada a migo da sala deverá trazer uma fruta: Laranja
Oficina Culinária: suco de laranja

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sexta-feira, 16 de março de 2018

5º Ano - Plano de Aula História do Brasil: Descobrimento, Brasil Colonial, Brasil Imperial, Brasil Republicano

Plano de Aula - 5º Ano Ensino Fundamental
Plano de Aula elaborado pelas professoras: Márcia Magalhães e Mariusa Paulino
Escola Municipal Professora Etelvina Costa Arzua - Telêmaco Borba PR

Conteúdos:
Oralidade, leitura e interpretação de texto.
História do Brasil: Descobrimento  - O Brasil Colonial; O Brasil Imperial, O Brasil Republicano
Capitanias Hereditárias

Desenvolvimento:

Professor, utilize mapa Mundi e Mapa Do Brasil para explicar os textos, isso ajudará seus alunos na compreensão do conteúdo.

Leitura do texto informativo:

Leia com atenção os textos sobre o descobrimento das Américas e as primeiras expedições e responda:
1) O que foi o Tratado de Tordesilhas?
________________________________________________________

2) Como começaram os descobrimentos marítimos?
________________________________________________________

Complete 

a) Portugal não colonizou imediatamente o Brasil, pois estava mais preocupado com o __________________

b) A primeira expedição exploradora, chefiado por __________________ verificou que o Brasil não era uma _________________.



 

Vamos confeccionar a boneca Aboyomi

Quando os negros vieram da África para o Brasil como escravos, atravessaram o Oceano Atlântico numa viagem muito difícil. As crianças choravam assustadas, porque viam a dor e o desespero dos adultos. As mães negras, então, para acalentar suas crianças, rasgavam tiras de pano de suas saias e faziam bonecas com elas para as crianças brincarem. Essas bonecas são chamadas de Abayomi.
As Abayomi são pequenas bonecas pretas, feitas de pano e sem costura alguma, apenas com nós ou tranças. A boneca Abayomi valoriza a cultura africana e contribui para o reconhecimento da cultura afro-brasileira, pois faz parte da herança cultural dos negros africanos para o Brasil.
A palavra Abayomi significa: encontro feliz, ou encontro precioso, aquele que traz felicidade e alegria.

Foto G1

Passo a passo


Nos textos que lemos, pudemos perceber como as pessoas de pele negra eram tratadas, agora vamos deixar registrado com arte que:
POR DENTRO TODOS SOMOS DA MESMA COR!

Feito por: Colégio Marista

Leia os textos sobre os escravos e responda:
1) Quem eram os escravos?
_____________________________________________

2) Onde eles viviam?
_____________________________________________

3) Qual a finalidade dos castigos?
_____________________________________________

4) Quem era o senhor de engenho?
_____________________________________________


Família Real
Mas… por que eles vieram para cá?

A instalação da família real portuguesa  no Brasil, há 200 anos, foi responsável  por uma  transformação política no país. Para o Rio de Janeiro, a herança foi ainda maior. Quando o príncipe regente desembarcou no Rio de Janeiro, a cidade já era a segunda mais rica do Império, atrás apenas de Lisboa. Mesmo assim, foi de uma hora para outra que ela deixou de ser a capital de uma colônia para se transformar na Corte do império português.
A prioridade de Portugal era manter suas colônias e a segurança do seu reino. No início do século XIX Napoleão Bonaparte era imperador da França. 
Ele queria conquistar toda a Europa e para tanto derrotou os exércitos de vários países. Mas não conseguiu vencer a marinha inglesa.
Nessa época, Portugal era governado pelo príncipe regente Dom João. Como Portugal era um antigo aliado da Inglaterra, Dom João ficou numa situação muito difícil: se fizesse o que Napoleão queria, os ingleses invadiriam o Brasil, pois estavam muito interessados no comércio brasileiro; se não o fizesse, os franceses invadiriam Portugal.
A solução que Dom João encontrou, com a ajuda dos aliados ingleses foi transferir a corte portuguesa para o Brasil. Em novembro de 1807, Dom João com toda a sua família e sua corte partiu para o Brasil sob a escolta da esquadra inglesa. 15 mil pessoas vieram para o Brasil em quatorze navios trazendo suas riquezas, documentos, bibliotecas, coleções de arte e tudo que puderam trazer. Quando o exército de Napoleão chegou em Lisboa, só encontrou um reino abandonado e pobre.
O Brasil ainda era uma colônia de Portugal. Tudo o que produzíamos era enviado à metrópole. Não podíamos fazer comércio com outros países, nem ter nossas próprias moedas, jornais e livros. Além do isolamento, faltavam boas estradas e moradia para a população.
O príncipe regente desembarcou em Salvador em 22 de janeiro de 1808. Ainda em Salvador Dom João abriu os portos do Brasil aos países amigos, permitindo que navios estrangeiros comercializassem livremente nos portos brasileiros. Essa medida foi de grande importância para a economia brasileira.
De Salvador, a comitiva partiu para o Rio de Janeiro, aonde chegou em 08 de março de 1808. O Rio de Janeiro tornou-se a sede da corte Portuguesa. Com a chegada da Família Real ao Brasil, novos tempos para a colônia!
Algumas curiosidades sobre a chegada da família real portuguesa ao Brasil!
Chegaram a Salvador depois de 54 dias no mar.
Trouxeram louças, pratarias, móveis, obras de ate, até duas pequenas carruagens.
Criou três ministérios: o da Guerra e Estrangeiros, o da Marinha e o da Fazenda e Interior; instalou também os serviços auxiliares e indispensáveis ao funcionamento do governo, entre os quais o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, a Junta Geral do Comércio e a Casa da Suplicação (Supremo Tribunal).
Dom João cria o Jardim de Aclimação, atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Criação da Escola Médica Cirúrgica de Salvador.
Construção de estradas; os portos foram melhorados.
Foram introduzidas no país novas espécies vegetais, como o chá.
Promoveu a vinda de colonos europeus.
A produção agrícola voltou a crescer. O açúcar e do algodão, passaram a ser primeiro e segundo lugar nas exportações, no início do século XIX.
Medidas de incentivo à cultura.

Achei aqui Smartkids

Agora responda:
1) Porque a família real portuguesas veio para o Brasil? Em que cidade Dom João se instalou?
_____________________________________________________________________

2) Cite algumas obras realizadas por D. João nesse período:
_____________________________________________________________________


3) Relacione as frases abaixo, de maneira que elas formem afirmações verdadeiras.

( 1 )
A vinda dos portugueses para o Brasil correu por que
(    )
O Brasil passou a ter liberdade de comercio com outros países, além de Portugal.
( 2 )
Com a abertura dos portos às nações amigas
(    )
o governo português não obedeceu ao bloqueio Continental pelos franceses
( 3 )
Os grandes proprietários brasileiros apoiaram a independência por que
(    )
não aceitavam o domínio português nem o fim da liberdade de comércio.




Escreva os acontecimentos que marcaram a história  do Brasil nas datas a seguir:


Bandeira do Brasil Império 

Bandeira Brasil República 

segunda-feira, 5 de março de 2018

Plano de aula 5º Ano - Reprodução dos animais

Plano de aula 5º Ano - Ensino Fundamental

Área do conhecimento: Ciências da Natureza

Conteudos: Reprodução dos animais

Objetivos:
Conhecer as formas de reprodução dos animais 
Compreender que todos os seres vivos tem um ciclo de vida e que a reprodução garante a continuidade desse ciclo.

Desenvolvimento

A REPRODUÇÃO DOS ANIMAIS

       A reprodução é uma característica fundamental dos seres vivos. Assegura a perpetuação das espécies, permitindo a formação de novos indivíduos e, consequentemente, a continuidade da vida no nosso planeta.
       A Natureza adoptou numerosas, e por vezes fantásticas, estratégias de reprodução, que globalmente se podem agrupar em dois processos básicos:
 reprodução assexuada e reprodução sexuada.
A reprodução assexuada permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 
Neste tipo de reprodução, os descendentes desenvolvem-se a partir de uma célula ou de um conjunto de células do progenitor, pelo que todos os indivíduos são geneticamente iguais.


         Na reprodução sexuada há intervenção de células sexuais — os gametas.

         A célula masculina, espermatozóide, junta-se à célula feminina, óvulo, ocorrendo o processo de fecundação do qual resulta o ovo ou zigoto.

Fecundação --»  óvulo + espermatozóide = ovo

Reprodução em ouriços-do-mar


Quando a reprodução é sexuada, existe geralmente um macho e uma fêmea.
Há espécies em que conseguimos distinguir facilmente o macho da fêmea pelas suas caraterísticas  físicas.
Quando isso acontece, diz-se que há DIMORFISMO SEXUAL.
Dimorfismo = Di (duas) morfismo (formas)

Duas formas diferentes - uma para o macho e outra para a fêmea

A maioria dos animas tem dois sexos macho e fêmea. Quando dois animais da mesma espécie e de sexos diferentes cruzam, eles podem gerar filhotes.
Os animais são diferentes, por tanto a forma de nascimento e criação são diferentes, existem amimais que são ovíparos (que nascem de ovos) e vivíparos (que nascem da barriga da mãe).
Mesmo entre os animais que tem a mesma origem existem diferenças.
Entre os ovíparos existem animais que depois que cruzam as mães produzem ovos e os filhotes nascem do ovo (pássaros, jacarés, tartarugas, etc); outros animais depois que cruzam produzem ovos e os animais depois que nascem sobre uma metamorfose (sapo, rã, etc); e em alguns, como peixes, as mães soltam os óvulos na água e os pais os espermatozoides os dois se fundem formando ovos, sem que os pais tenham contato (alguns tipos de peixe).
Entre os vivíparos existe a diferença do tempo de gestação:
Gato: 2 meses;
Ser humano: 9 meses;
Leão: de 100 a 119 dias;
Macaco: 167 dias;
Vaca: 284 dias;
Lobo: 64 dias;
Porco: 114 dias;
Coelho: 33 dias.

ATIVIDADES

1) Quais são os sexos dos animais? 
R.:

2) O que é necessário para que haja a reprodução?
R.:

3) O que são animais ovíparos?
R.:  

4) O que são animais vivíparos?
R.:


5 – Complete:

a) A _______________ permite a formação de novos indivíduos a partir de um só progenitor, sem que haja a intervenção de células sexuais. 
b) Na ______________________ há intervenção de células sexuais — os gametas.
c) A _______________ é uma característica fundamental dos seres vivos.
d) A maioria dos animas tem dois sexos ____________ e __________.

6 – Escolha entre os vivíparos e cite exemplos de diferença do tempo de gestação:
a) ________________________
b) ________________________
c) ________________________




Ciclo da vida para cartaz ou Atividade para Portifólio:







Créditos: acessaber