Adsense

terça-feira, 19 de junho de 2018

PLANO DE AULA FESTA JUNINA - 4º E 5º ANO Ensino Fundamental

PLANO DE AULA
FESTA JUNINA - 4º E 5º ANO
Ensino Fundamental



Áreas do Conhecimento:
Arte, Língua portuguesa e Matemática

Objetivos Específicos:
Conhecer as características das festas juninas
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Resolver situações problemas
Interpretar texto

Desenvolvimento:
Que tal criar um convite para a festa personalizado?

RELEITURA - OBRA DE ARTE

Alfredo Volpi é considerado um dos principais artistas da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Ganhou destaque com pinturas representando casarios e bandeirinhas de festas juninas (sua marca registrada).

As bandeirinhas entravam na obra de Volpi como signos abstratos. Elas permitiram ao pintor explorar a geometrização das formas, no sentido das sínteses, da depuração e da abstração. Só que, na obra de Volpi, geometrização nada tem a ver com uma pintura algébrica, cerebral e fria.

A pintura de Volpi é quente, ritmada, dinâmica, dançante, tanto nas cores quanto na composição de formas. Na tela, só aparece o essencial. E, para chegar a essa síntese, Volpi trabalhou arduamente. Sua formação é totalmente autodidata.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira - A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música - A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Dança - Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva,"olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.
Brincadeiras – Uma das brincadeiras mais conhecidas é a corrida do ovo - É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.
Agora que já aprendemos muito, vamos pular e comemorar, pois estamos no mês das Festas Juninas!!!!!

- Vamos Interpretar!!!

1) Responda com respostas completas:

a) Qual é a origem das Festas Juninas?
b) O que consiste a Festa Junina?
c) O que a fogueira representa?
d) Quais são os santos padroeiros das Festas Juninas?

2) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) O pagode e o samba são músicas típicas de Festa junina.
( ) Com o passar do tempo, as festas juninas foram tomando um cunho religioso.
( ) A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas.
( ) A dança quadrilha chegou ao Brasil durante o período colonial.

3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

FORRÓ – QUADRILHA – CORRIDA DE OVO – COLHEITAS – ROÇA

a) Uma das brincadeiras mais conhecidas é a _____________________________.
b) Na _________________ os passos da dança devem ser seguidos e respeitados.
c) A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de ____________________.
d) São João é o santo protetor das _____________________ e se faz comemorar com seus seguidores.

4) A Festa Junina é uma festa cultural do nosso país e nos demonstra antigas tradições. Agora, responda:

a) Você gosta de Festa Junina? Por que?
b) Como são as Festas Juninas na sua cidade?

5) Envolva as frases falsas:
a) As Festas Juninas nos demonstram que a população do interior é triste.
b) A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
c) Não há necessidade de banda de forró em uma Festa Junina.
d) As Festas Juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões.

Achei no COPIEIEDEUCERTO

SITUAÇÕES PROBLEMAS


“ATENÇÃO, ATENÇÃO O ARRAIAR JÁ VAI COMEÇAR!”
Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Baseado nestas festas com guloseimas tão saborosas, decoração e vestuário típicos, leia com atenção e resolva as situações problemas:

1) Na escola Presidente Vargas, estudam 3 centenas, duas dezenas e 5 unidades de meninos e 4 centenas, 9 dezenas e 9 unidades de meninas. Quantos alunos estudam na escola?
Produto
Quantidade
Valor
Amendoim
1300

Paçoquinha
675

Quentão
2556

Pipoca
688

Pastel
1126

2) Durante a festa foram vendidas muitas guloseimas, atenção para o Quadro de produtos e valores Calcule qual foi o lucro para as vendas:
PRODUTO
VALOR
Amendoim
R$ 1,55
Paçoquinha
R$ 0,75
Quentão
R$ 1,25
Pipoca
R$ 2,00
Pastel
R$ 4,00
3) Na eleição da Sinhazinha e Sinhozinho da Festa foram vendidos 51.535 votos ao preço de R$ 0,50. Qual foi o valor arrecadado para a escola?
4) Para ir a uma festa Junina animada no Nordeste comprei as passagens aéreas e paguei com cartão de crédito, sendo 12 parcelas de 385,00 incluído o valor do hotel. Que valor pagarei pelas viagem?
5) A diretora da escola comprou um carro para o prêmio do Bingo, foi um Fusca 1978, comprado no valor de R$ 7.800 e parcelado em 24 vezes, quanto a escola pagará em cada prestação?
6) A festa junina é tradicional na escola, aconteceu pela primeira vez em 1973. Em que ano fará 50 anos de “Festerê”?
7) A turma do terceiro ano apresentou uma quadrilha com 24 alunos, o quarto ano apresentou com o dobro de alunos e quinto ano com o triplo. Qual a quantidade de alunos de cada ano? Qual a quantidade ao total de alunos que apresentaram nas quadrilhas?
8) Para decorar a escola foram feitas 1 unidade de milhar e 5 centenas de bandeirinhas para o corredor da escola, 4 unidades de milhar, 7 centenas e 9 dezenas para o pátio, 4 centenas, 6 dezenas e 8 unidades para a frente da escola. Quantas bandeirinhas foram feitas ao total?
9) Na festa foram vendidas 855 garrafas de refrigerante de 250ml. Quantos litros de refrigerante foram vendidos?
10) A maçã do amor, foi a sensação da festa! Durante o “arrarar” algumas encomendas vieram antes da festa, se foram feitas 1485 maçãs e vendidas para 99 pessoas, quantas maçãs cada pessoa comprou?

BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA


Tradicionais em todo o Brasil, as brincadeiras de festa junina são cada vez menos conhecidas nos centros urbanos, embora sejam superdivertidas. Conheça ou redescubra essas doze brincadeiras que o Sempre Família selecionou para você:

 Corrida de três pés
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

Cadeia
Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras para ser a cadeia. Algumas pessoas tomam conta do local. Durante a festa, os convidados podem indicar quem deve ser preso. Aqueles que cuidam da brincadeira vão atrás do “fugitivo” e o deixam preso na cadeia. Para ser solto, deve-se cumprir algo combinado com antecedência: fazer uma dança, cantar uma música, demonstrar outra habilidade ou pagar um mico.

 Jogo das argolas
Enchem-se com água garrafas plásticas de refrigerante, e marca-se uma linha de arremesso em torno de 1,5 metro de distância. Cada participante deverá receber argolas para as tentativas de acerto. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.

 Corrida do milho
Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha. Atrás de outra linha, a uma boa distância, os participantes são reunidos aos pares. Uma pessoa segura uma colher e a outra um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que encher primeiro o copinho com milho.

 Boca do palhaço
Prepara-se um grande painel retratando o rosto de um palhaço. A boca é um buraco e o jogo consiste em acertar bolinhas lá dentro. O jogador pode ter cinco tentativas e a bolinha pode ser feita de meia.

Correio elegante
É a entrega de mensagens durante a festa através de bilhetes. Uma pessoa é responsável por ser o carteiro e entregar os bilhetes, além de disponibilizar papel decorado e canetas. É uma boa oportunidade para impressionar alguém de quem se gosta ou para fazer uma brincadeira descontraída entre amigos.

 Cabo de guerra
Uma linha no chão divide o campo do jogo ao meio e os participantes são separados em dois times iguais. Cada grupo fica em fila num lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. O meio da corda deve ficar em cima da linha traçada no chão, e, quando é dado o sinal, os participantes puxam a corda para o seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.

 Corrida do saco
Consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.

 Rabo do burro
O objetivo é, com os olhos vendados, colocar o rabo do burro no lugar certo de um cartaz com a imagem do animal desenhada ou impressa. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

 Tomba lata
Basta colocar várias latas empilhadas, em forma de triângulo. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

 Pescaria
Numa grande caixa ou bacia com areia, colocam-se peixinhos de madeira ou papelão. O objetivo é pescá-los, usando uma varinha. É possível fazer um furinho nos peixes para que o anzol o fisgue ou usar ímãs.

Corrida de carrinho de mão
Esta brincadeira é realizada em duplas. Quem está na frente apoia as mãos no chão e estica as pernas. O parceiro que fica atrás levanta as pernas do que está na frente, e fica entre elas, segurando na altura do joelho, como se a primeira pessoa fosse um carrinho de mão. Quando é dado o sinal, as duplas correm, um com os pés e o outro com as mãos. Ganha quem chegar primeiro no outro lado. Quem cair volta para a linha de largada.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

segunda-feira, 18 de junho de 2018

PLANO DE AULA COPA DO MUNDO

PLANO DE AULA
COPA DO MUNDO

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa – Matemática – Artes

CONTEÚDOS: Interpretação de texto – Situações problemas – composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
Conhecer elementos da história da copa do mundo;
Conhecer a lista de países participantes da Copa do Mundo.

Conhecer curiosidades sobre a Rússia e sobre o mascote
Conhecer a reproduzir a boneca Matrioska
Resolver situações problemas

Curiosidades sobre a Rússia:
- A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial com 17.075.200 km². Cerca de 9% do território terrestre mundial é russo.
- O território russo está presente em dois continentes: asiático e europeu. Portanto, a Rússia é um país bicontinental.
- O nome do país deriva da palavra Rus, que era um estado medieval habitado por povos eslavos do leste.
- A moeda russa é o rublo.
- Existem onze fusos horários no território russo em função de sua grande extensão territorial. É o país com mais fusos horários do mundo.
- Uma das regiões habitadas mais frias do mundo é a Sibéria, localizada no extremo norte da Rússia. Nesta região a temperatura pode chegar a -50°C no inverno.
- Existem cerca de 160 grupos étnicos na Rússia, que falam cerca de cem idiomas. Porém, o russo é a língua oficial.
- Um dos símbolos da cultura russa é um brinquedo artesanal chamado matrioshka (matrioska). Trata-se de uma boneca de madeira, que tem em seu interior várias outras.

Copa do Mundo: Rússia 2018
A Copa do Mundo de Futebol de 2018 vai ser disputada na Rússia, o maior país do mundo, entre os dias 14 de junho e 15 de julho. O torneio terá a participação de 32 nações, incluindo o Brasil, com jogos em 11 cidades e 12 estádios.

A definição da sede da 21ª edição do torneio aconteceu em dezembro de 2010, em uma disputa com outras três candidaturas de países europeus: Inglaterra; Portugal e Espanha; Holanda e Bélgica. Na mesma ocasião, ficou definido que o Catar vai receber a Copa de 2022.

Ao todo, serão disputados 64 jogos nas cidades de Moscou, São Petersburgo, Samara, Kazan, Ecaterimburgo, Sochi, Kaliningrado, Saransk, Volgogrado, Rostov e Nizhny Novgorod. A capital Moscou vai receber jogos em dois estádios.

As 32 seleções participantes, com exceção da Rússia, conseguiram a vaga na Copa do Mundo de 2018 por meio de competições continentais eliminatórias. A Rússia ganhou a vaga por ser o país-sede do evento, assim como aconteceu com o Brasil na Copa de 2014.

Participantes:
África: 5 vagas (Tunísia, Nigéria, Marrocos, Senegal e Egito)
Ásia: 4 vagas + 1 repescagem (Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita + Austrália)
América Central e do Norte: 3 vagas + 1 repescagem (México, Costa Rica, Panamá + Honduras)
América do Sul: 4 vagas + 1 repescagem (Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia + Peru)
Europa: 13 vagas (França, Portugal, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Bélgica, Islândia, Suíça, Croácia, Suécia e Dinamarca)
Oceania: 1 vaga repescagem (Nova Zelândia)
No caso da Copa do Mundo de 2018, ficaram definidos os seguintes confrontos pela repescagem:
América Central e do Norte (Honduras) x Ásia (Austrália): Austrália vencedor
América do Sul (Peru) x Oceania (Nova Zelândia): Peru vencedor

Bola
A bola da Copa do Mundo de 2018 recebeu o nome de Telstar 18, em homenagem à bola do Mundial de 1970. A Telstar 18 é branca com detalhes pretos, como na bola que deu origem ao nome.

Mascote
O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome diz, é um animal típico da Sibéria, região que ocupa quase 80% do território russo. Ele recebeu o nome de “Zabivaka”, que significa “aquele que marca um gol”.

Achei no Brasil Escola e aqui
Por Adriano Lesme
Jornalista

Interpretação de texto

Leia o texto e responda:
1) Onde e quando será a copa do mundo de futebol?
_____________________________________________________________________
2) Qual o nome da bola para este evento? Quais suas principais características?
_____________________________________________________________________
3) Cite o nome de um brinquedo artesanal da Rússia.
_____________________________________________________________________
4) Cite os nomes dos jogadores de futebol da seleção brasileira que você mais gosta:
_____________________________________________________________________

Vamos fazer um varal com as bandeiras dos países participantes da copa do mundo;


Vamos fazer um varal de Bandeiras
Cada criança deverá pesquisar sobre um país:
Localização:
Quantidade de habitantes:
Curiosidades:

Matrioska
As tradicionais bonecas russas feitas de madeira - Matrioskas feitas comreciclagem: 


Matrioska feita com dobradura:
Lindas! Clique no link e veja tudo!
Material e o vídeo com o passo a passo:
AQUI na Maria Dobradura



Mascote da Copa do Mundo
Ler o texto sobre o Lobo - e realizar a interpretação:




ARTES

Colorir o desenho do mascote da Copa do Mundo “Zabivaka”
Feito pela Christiane e Postado grupo do facebook - Professores do Fundamental I - 1º ao 5º ano
A professora queria algo que lembrasse Romero Britto, então ela mesma fez!
PARABÉNS Christiane FICOU LINDO!

SITUAÇÕES PROBLEMAS - 4º OU 5º ANO

1) Para comemorar os gols feitos pela seleção brasileira, Maria comprou 3 Cornetões Vuvuzela no valor de R$ 5,35, 4 apitos custando R$ 2,25 e ainda 2 bandeiras do Brasil no valor de R$ 1,55. Quanto gastou com as vuvuzelas? Quanto gastou com apitos?
Qual o valor da compra?

2) A copa do mundo estava próxima, por isso Marília convidou seus amigos para assistirem a abertura da copa em sua casa. Ela preparou 175 pastéis, 350 empadas de frango, 350 risoles de carne e 560 bolinhas de queijo. Quantos salgados serão consumidos nessa reunião?

3) Para a organização da tabela dos jogos da copa do mundo, os 32 países participantes foram divididos em 8 grupos com a mesma quantidade de times. Cada grupo ficou com quantos times?

4) Um ingresso para um jogo da copa do mundo custa R$ 210,00. Quanto custará 12 ingressos?

5) Dona Almira fez uma compra de artigos para decoração para copa do mundo. Gastou R$ 540,00. Se ela levará um semestre pagando suas comprar, qual o valor da parcela?

6) Carlos resolveu presentear, comprou 1500 figurinhas para distribuir entre uma dúzia de sobrinhos. Quantas figurinhas cada um receberá?

7) Num estádio de futebol, foram vendidos 15.009 lugares no setor norte da arquibancada, 12.367 na área Leste, 13.800 no oeste e 14.990  cadeiras no sul. Quantos lugares foram vendidos?

8) Dona Ana comprou uma TV grande para a família assistir os jogos da copa do Mundo. Quanto pagará pela TV sendo que fez em 12 prestações de R$ 199,90?

9) Para presentear os filhos e sobrinhos, Cristina comprou 6 bonecos do Mascote da copa do mundo por R$ 89,90 cada um. Pagou com 7 notas de R$ 100,00, qual foi o troco?

10) Luís comprou uma camisa do Brasil que custa R$ 53,50, mas ele só tem R$ 28,90. Quanto falta para comprar a camisa?


Vamos brincar de futebol de botão?
Faremos o campo com caixa de papel, para o gramado podemos usar papel ou tinta. Os jogadores serão feitos com Tampinha de garrafa pet.


 Decorar a sala de aula para a Copa e a Festa Junina ao mesmo tempo:

Colorir a Bandeira do Brasil 

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Sequencia de ideias para o plano de aula HIGIENE BUCAL

Oi gente! NOVIDADES!!!
Uma sequencia de ideias para seu plano de aula 
sobre HIGIENE BUCAL
Para Educação Infantil
Começando com a separação entre os alimentos que são 
AMIGOS DO DENTE e os alimentos que são 
INIMIGOS DO DENTE
Para fazer "chapéu" de dente, recorte uma faixa de cartolina na largura da cabeça da criança, imprima um dente, grande, recorte e cole. Para fazer a boca, imprima a boca (imagem abaixo) e cole em um palito.


Do que precisamos para que nossos dentes fiquem limpos?
Creme dental
Escova dental
Fio dental

MENINO OU MENINA - Colorir a criança e colar os dentes:


Com o Maternal - Podemos passar e cola e colocar algodão para enfatizar a cor dos dentes

Olha que legal esta atividade, colorir e dobrar, quando abrir os dentes aparecerão!





Ensinando a escovar os dentes!
Desenhe a boca em uma cartolina grande, fazer uma escova dental com rolo de papel para o cabo e papel cortado para as cerdas.
Ensine escovar fazendo:
Bolinha
Trenzinho
Sobe e desce
Boca feita com caixa de pizza 

Montar um rosto com m sorriso bem destacado!
Deixe que as crianças pintem com giz ou lápis de cor o rostinho, depois recortem o rosto e colem num prato de papel, permita que eles recortem (ideal para o Pré) o sorriso e colem

Para finalizar, uma exposição com tudo que aprendemos! 
Não poderia faltar uma lembrancinha!

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Situações problemas de matemática para o 5º Ano

Oi gente!!!
Mais Situações problemas de matemática envolvendo as quatro operações
para o 5º Ano do Ensino Fundamental
e ainda dicas para nossos alunos resolverem com facilidade cada um deles!
  

1) Um pipoqueiro fez 450 sacos de pipoca doce e 580 sacos de pipoca salgada. Vendeu 336 sacos de pipoca doce e 265 sacos de pipoca salgada. Quantos sacos de pipoca sobraram? 

2)Para se construir 15 casas iguais, empregam-se 8580 tijolos. Quantos tijolos foram usados em cada casa? 

3) A uma festa Junina compareceram 219 homens, 399 mulheres e 231 crianças. Quantas pessoas foram a festa? 

4) Num teatro cabem 768 pessoas. Em cada fileira sentam-se 32 pessoas. Quantas fileiras de cadeira há no teatro? 

5) Um padeiro fez  480 pães e distribuiu-os por várias cestas, colocando em cada uma delas 80 pães. Quantas cestas foram usadas? 

6) Para a festa junina da escola, André e Frederico fizeram 28 pacotes contendo 180 bandeirinhas cada pacote. Quantas bandeirinhas os meninos fizeram? 

7) Uma bomba-d’água fornece 5700 litros a cada duas horas. Quantas horas levará para encher um tanque de 28500 litros? 

8) Um teatro tem 64 fileiras de poltronas e cada fileira tem 35 poltronas. Qual é a lotação desse teatro? 

9) Em 1994, Flávia completou 33 anos. Em que ano ela nasceu? 

10) Uma pessoa para fazer uma viagem saiu de casa às 8horas e chegou ao seu destino às 17horas. Quanto tempo gastou na viagem? 

11) Na campanha de agasalho deste ano, foi arrecadado 4830 camisetas, 2650 calças e 1516 cobertores. Quantas peças foram arrecadas ao total? 

Créditos: Caderno do futuro - 5º Ano

segunda-feira, 23 de abril de 2018

Plano de aula - VERDE na educação Infantil Maternal

Plano de aula - Cores para educação Infantil
Maternal
Tempo Previsto: 1 semana

Semana do VERDE!
Vamos iniciar com a leitura do livro: O cricri do grilo verde saltitante


Na roda, cantar a música: O sapo não lava o pé
Levantar os questionamentos: Que cor é o sapo? Onde ele vive?
Confeccionar com as crianças um sapo que consegue por a língua para fora (ver imagem)
Usar o brinquedo língua de sogra : 

Separar elementos com a cor verde: 
Foto soumae
Recortar ou rasgar elementos com a cor verde:
Que cor é a arvore no verão?
Conversar sobre a árvore, suas partes, como ela vive, depois colorir com cola colorida VERDE, depois colar pedaços de papel crepom, por último colar lantejoulas vermelhas para fazer os frutos: 


Como podemos plantar?
Imprimir as imagens, escrever junto com as crianças o procedimento para plantar uma muda de flor, depois ler com eles:





Construir uma horta com material reciclável:

Foto: ryelibrary



A flor deverá ser plantada em casa (lição de casa)

A primeira infância marca as primeiras rupturas na vida da criança, é um momento a qual sua cognição se expande rapidamente e precisa constantemente de estímulos e saberes. A escola e a família nesse sentido devem cumprir seu papel mediador (dentro de uma perspectiva freiriana) e trazer esses novos horizontes para mais perto da criança. Dessa forma, as cores, como parte tão integral quanto às palavras de nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada do conhecimento.
As aulas de jardinagem despertam na criança a importância da relação do ser humano com o meio ambiente. Preparar o canteiro, adubar, semear, colher e, às vezes, comer o fruto do próprio trabalho, descortinam a força dos processos da natureza. Ao vivenciar as diversas etapas do crescimento de uma planta na horta e no jardim, a criança fortalece suas próprias forças evolutivas e desenvolve uma atitude de respeito e veneração à natureza. Crianças que cuidam de hortas ou fazem jardinagem, são crianças que desenvolvem, espontaneamente, um respeito maior à natureza e à vida. Elas cultivam o tempo de forma diferente.
LIÇÃO DE CASA
Vamos ajudar nossos pequenos a perceber a cor VERDE através de um jardim. Cada família irá ajudar a criança a plantar uma flor(muda), a escolha da criança ou da família (com folhas verdes). É importante que a criança participe do processo, permita que ele toque na muda da flor, suje suas mãos de terra, regue a planta. FOTOGRAFAR o momento que a família estiver reunida para executar a tarefa e colar na folha em anexo.
 



Para finalizar, OFICINA CULINÁRIA

SUCO DO INCRÍVEL HULK

(foto: belezaesaude)

 INGREDIENTES

1 limão (descascado)
2 laranjas (descascadas)
3 folhas de couve
1,5 litro de áqua
8 colheres de açúcar
 MODO DE PREPARO

Lave as folhas de couve, corte-as em tiras
Coloque no liquidificador as laranjas, o limão e a couve
Bata com 500 mililitros de água
Posteriormente coe o liquido
Acrescente aos poucos o resto da água
O resto que ficar na peneira jogue fora
Coloque o açúcar
Beba bem gelado

Receita Tudo Gostoso