Adsense

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PLANO DE AULA 4º OU 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA 4º OU 5º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO:

Matemática - Língua Portuguesa - Produção textual


CONTEÚDOS:

Interpretação de texto - Situações Problemas envolvendo as 5 operações
Produção textual - poesia


OBJETIVOS:

* Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos.

* Valorizar a figura paterna.

* Interpretar textos

* Resolver Situações Problemas



DESENVOLVIMENTO:

Meu Pai

            Meu pai é maior que o Frankenstein Júnior.
            Ele é mais forte que o Super-homem.
            Mais bonito que o Tarzan. Ele me defende quando minha mãe quer me bater.
                                                                                         Josiel Belo da Cruz.

            Meu pai é gordo e tem quase todos os cabelos brancos. Todos os mus problemas eu conto para ele e ele resolve com muita paciência e calma me ensinando a viver bem. É como o rádio. Sempre informando melhor.
                                                                                     Maria Gioconda Tonetti
            A professora perguntou:
-       Quem não tem pai nesta classe?
Aí um menino meu colega falou:
-       Eu não tenho pai.
Eu falei a ele:
-       Não fique triste, você tem também um pai.
-       Quem?
Eu respondi:
-       Deus.
Márcio do Nascimento Miele. 9 anos.

            No dia dos pais a gente pega e compra um presente para ele com o dinheiro dele mesmo. Não é engraçado?
            Zina Maciel. 10 anos.

            Meu pai é romântico e é um homem de muita coragem que já matou uma barata bem grande. A doença do meu pai é que quando ele bebe fica com os olhos vermelhos. Meu pai tem 42 anos. Ele é muito engraçado, é um homem que nos dá alegria. Meu pai gosta de todos os filhos, mas gosta mais da minha irmã menor, não sei por quê. Mas eu gosto dele, afinal é o meu amigo. O meu amigão.
Maria Teresa Cunha. 10 anos.

            Meu pai saía todo dia, ele estava desempregado, e nada de arranjar emprego. Aí um amigo chegou e falou para ele que no Paraná estava cheio de serviço. Para não nos faltar nada, ele foi embora. Até receber uma carta da minha mãe que dizia: estamos com muitos problemas, sofrendo e com saudades. Então meu pai voltou e nunca mais vai nos deixar. É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar.
Adriana do Prado. 11 anos.


VAMOS ENTENDER O TEXTO

1)    Em qual dos textos, o pai é apresentado como um herói?

2)    Em que texto, o autor afirma que a presença do pai é a coisa mais importante? Transcreva o trecho do texto que comprove sua resposta.

3)    Maria Teresa Cunha fala das qualidades positivas e negativas do pai. Cite-as.
Qualidades positivas : _____________________________
Qualidades negativas: ____________________________

4)    Há um texto em que o autor mostra que o pai é ao mesmo tempo um confidente e um orientador. Que texto é esse? Justifique com passagens do texto.

5)    Se você fosse o Márcio do Nascimento Miele, o que diria para o menino que não tem pai?

6)    Você concorda com Adriana do Prado: “É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar? Por quê?

7) Em sua opinião, como seria o pai perfeito?

Atividade enviada por Susana Felix para Professores Solidários.
Achei no blog ProfessoraHelena


LIÇÃO DE CASA


PRODUÇÃO TEXTUAL

ORAÇÃO PARA O PAPAI!

O pai é um grande amigo! Devemos amá-lo e coloca-lo sempre em nossas orações. Faça uma bela oração para o papai em forma de poema.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________


MATEMÁTICA – SITUAÇÕES PROBLEMAS

O Dia dos Pais se aproxima, Larissa e sua irmã Lorena decidiram fazer uma pesquisa de preços para escolher o presente para Carlos, o pai das meninas.

PRODUTO                      PREÇO

Camiseta do Vasco            R$ 45,50
Perfume                      R$ 155,78
Chinelo                           R$ 19,87
Caneca com chocolate      R$ 25,90
Cartão                           R$ 5,59


Leia a Tabela de produtos e valores e responda:

1. Qual a opção de presente mais cara? __________________

2. Qual o mais barato? _______________________

3. Coloque os valores dos presentes em ordem crescente e depois decrescente:
____________________           ____________________
____________________          ____________________
____________________          ____________________
____________________         ____________________
____________________           ____________________

4) Se as meninas ganharem R$ 50,00 para comprar o presente e escolherem a camisa do time de futebol, qual será o troco?

5) Descubra a diferença entre a camiseta do Vasco e a caneca com chocolate.

6) Calcule a diferença entre o valor do perfume e o valor do cartão.

7) Se a mãe de Larissa e Lorena comprar todos os itens da lista e parcelar em 4 vezes no cartão de crédito, quanto irá pagar por mês?

8) Com o valor total dos produtos, problema 5, calcule o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo.

9) Construa um gráfico de colunas para representar os produtos e os valores.

10) Se a compra total, para presentear o papai tiver 50% de desconto, qual será o valor pago?

11) Calcule 25% de desconto, para o total da compra.


CONFECCIONAR UM CARTÃO COM MUITO CARINHO PARA O PAPAI:



segunda-feira, 30 de julho de 2018

PLANO DE AULA 5º ANO RELEVOS DO BRASIL


PLANO DE AULA 5º ANO


RELEVOS DO BRASIL

Área do Conhecimento: Ciências da Natureza, Interpretação textual, Matemática

Conteúdos: Relevo do Brasil, Interpretar textos e resolver situações problemas

Objetivos:
Conhecer os tipos de relevos existentes;
Desenvolver leitura e interpretação de textos e imagens sobre a temática central da aula;
Resolver situações problema, envolvendo as 4 operações, porcentagem e fração

Desenvolvimento:





Atividades 
Com base nas explicações e nos textos lidos, responda:

- Quais são as formas de relevo existentes?

- Qual delas chamou mais a sua atenção?

- Qual delas você estão mais acostumados a ver?

- Na região em que moramos qual dos tipos de relevo é mais comum?

- Como as montanhas são formadas?

- E as depressões como são formadas?

- Os planaltos são formados de que maneira?

- E as planícies?

- Vimos que relevo são irregularidades, e onde pode haver essas irregularidades? Somente na superfície terrestre?

- Os relevos podem ser alterados? Se sim, como?

Ilustre em seu caderno com desenhos:

Com o objetivo de finalizar as aulas sobre os tipos de relevo, sugerimos que o professor proponha aos alunos a confecção de cartazes que abordem a temática trabalhada na aula – tipos de relevo do Brasil e do Mundo. Para isso, sugerimos que os alunos estejam organizados em quatro grupos, de modo que cada grupo confeccione um cartaz sobre os principais tipos de relevo elencados abaixo:   

- Planaltos,

- Planícies,

- Depressão,

- Montanhas.   

Os cartazes deverão ter imagens do tipo de relevo apresentado, bem como informações sobre ele. Segue abaixo, um modelo de estrutura de cartaz:   

Roteiro do cartaz:

- Nome do tipo de relevo;

- Como se dá a formação desse tipo de relevo;

- Lugares no Brasil e no mundo que podem ser encontrados.  

Achei no jornet.aejms


MAQUETE

Achei no taylorize


Montanhas
As montanhas são formações geográficas originadas do choque (encontro) entre placas tectônicas. Quando ocorre este choque na crosta terrestre, o solo das regiões que sofrem o impacto acaba se elevando na superfície, formando assim as montanhas. Estas são conhecidas como montanhas de dobramentos. Grande parte deste tipo de montanhas formou-se na era geológica do Terciário. Existem também, embora menos comum, as montanhas formadas por vulcões.
As altitudes das montanhas são superiores as das regiões vizinhas. Quando ocorre um conjunto de montanhas, chamamos de cordilheira.
Exemplos: Aconcágua (Argentina), Pico da Neblina (Brasil), Logan (Canadá), Kilimanjaro (Tanzânia), Monte Everest (Nepal, China), Monte K2 (Paquistão, China), Monte Blanco (França, Itália).

1) Vamos construir um gráfico de pirâmide representando altura dos picos. Observe os dados abaixo:
Pico
Altura
Pico da Neblina
3014 metros
Pico da Bandeira
2890 metros
Pico 31 de março
2992 metros
(**valores aproximados)

2) Calculando:

a) Calcule a diferença de altitude entre os picos da Neblina e o Pico da Bandeira.

b) Agora calcule a diferença de altitude entre o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março.

c) Aqui calculará a diferença de altitude entre os Picos da Bandeira e 31 de Março.

3) Somando a altitude dos três picos juntos obteremos qual total? Estamos nos referindo a qual medida no caso?

4) Supondo que um alpinista percorresse 25% da altitude do Pico da Bandeira, mas parou, pois não aguentou o cansaço.  Quantos metros ele escalou?

5) Se um escalador conseguisse percorrer 50 % do Pico 31 de Março e parasse, mas depois retomasse a subida completando-a. A quantos metros ele estava quando parou para descansar? E qual era a porcentagem que ainda faltava para ele chegar ao topo do pico?

6) Para chegar ao topo do Pico da Neblina um alpinista levou 2 dias e ¼ do terceiro dia. Quanto tempo em horas ele gastou realizando o percurso todo?

7) Calcule o sêxtuplo, o sétuplo, o óctuplo e o nônuplo das medidas de altitude dos picos apresentados no quadro do exercício número 1.

8) Trace uma reta representando a latitude dos três picos de acordo com os dados do quadro do exercício número 1.

9) Coloque os dados sobre a altitude dos picos em ordem crescente e decrescente.

10) Calcule ½ da altitude do Pico da Neblina, represente com um desenho e depois em metros.

11) No problema número 4 diz que foram percorridos 25% da altitude. E no problema número 5 foram percorridos 50% da altitude. Represente estes dados usando uma fração

a) 25%  =   ¼                                               b) 50%   =  ½ 



Baseado no plano de aula Relevos Portal do Professor

quarta-feira, 18 de julho de 2018

Dia dos Pais 2018 - Ideias para Lembrancinha, cartão, painel e porta decorada

Dia dos Pais 2018
Ideias para Lembrancinha, cartão, painel e porta decorada!

Para Educação Infantil temos uma sacola feita em molde de camisa, liiinda!
Feita pelo blog mimosdeinfancia 


Feito com papel kraft

Para colocar dentro da sacola: Um troféu(feito com garrafa pet 600ml Coca-cola e pintado com tinta spray metalizada dourada) e um cartão - diploma



Painel Dia dos Pais
Pai, quero seguir os teus passos!
Encontrado na Internet

Presentinho para o Dia dos Pais com bigode:
Troféu 
Feito com garrafa pet 600ml e pintado com tinta spray metalizada dourada

Cartão

Porta da Sala de aula decorada para o Dia dos Pais
Tal pai, tal filho

Porta da Sala de aula decorada para o Dia dos Pais

Lembrancinha para o Dia dos Pais - Quadrinho com palito de picolé e foto 
Achei aqui aefewshortcuts

Arte para o Papai!
Pintar com canetinha como desejar, depois borrifar álcool, deixe secar e pronto! 
Achei no diyncrafts

Cartão para o Dia dos Pais!
Imprima uma folha com frases sobre o Papai, imprima também uma foto em escala de cinza da criança, recorte e cole corações vermelhos, prontinho!


Cartão para o Papai - camisa

 
Achei aqui lavoretticreativi

segunda-feira, 16 de julho de 2018

PLANO DE AULA folclore brasileiro 4º e 5º Ano

PLANO DE AULA - FOLCLORE PARA 4º E 5º ANO



ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes

CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro

OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
*  Resolver situações problemas com as quatro operações

DESENVOLVIMENTO

Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:




Realizar coma turma pesquisas sobre o folclore brasileiro e confeccionar um painel









Releitura da Obra: Luciano Martins
Futebol





 



LÍNGUA PORTUGUESA

A Lenda do Saci-Pererê

O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.   
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal. 
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.   
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos. 
Achei aqui

Interpretação de texto

1)    Qual é a origem da lenda do Saci?

2)    Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.

3)    Descreva o comportamento do Saci.

4)    Cite as travessuras do Saci.

5)    De que maneira o Saci se locomove?

6)    O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?

7)    Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?

8)    Qual é a marca registrada do saci ?

9)    Qual é o dia do saci?



10)  Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).

(  ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão

(  ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais

( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana

(  ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes

Achei aqui



MATEMÁTICA FOLCLORE - SITUAÇÕES PROBLEMAS






FOLCLORE COM ARTES

Dobradura
Ampliar desenho com malha quadriculada


Atividades extras de interpretação de texto:

segunda-feira, 2 de julho de 2018

PLANO DE AULA CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO

PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental


Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa

Conteúdos:

  • Efeito estufa
  • Ilustrar temas
  • Produção textual
  • Composição visual bidimensional


Objetivos

  • Compreender o que é o efeito estufa.
  • Fazer uma simulação do efeito estufa.
  • Realizar produção textual


Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.

Introdução

Experiencia - Efeito estufa

Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico


Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.

c)Tampe a caixa com filme plástico.
 Procedimento
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.


e)Após dez minutos abra a caixa e sinta com o dedo qual dos dois copos está com a água mais quente.

Situação-Problema
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?

Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.

Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.

Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.

Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.


Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.

Os alunos podem produzir cartazes  ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes

Soluções para diminuir o Aquecimento Global

·         Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.

·         Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.

·         Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.

·         Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.

·         Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.

·         Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.

·         Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

·         Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.

·         Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.

·         Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.

·         Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).







 
Achei aqui                                          Achei aqui

Atividades

Quais os gases que provocam o efeito estufa?
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________


Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?





Atividades extras:





Onde encontrei?