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segunda-feira, 27 de agosto de 2018

SITUAÇÕES PROBLEMAS - 5º ANO - MEIO AMBIENTE


SITUAÇÕES PROBLEMAS - 5º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
PARA IMPRIMIR
TEMA: MEIO AMBIENTE


Leia o texto e depois resolva as questões abaixo:

1) Escreva o antecessor e sucessor do número 150.000

2) Dos produtos citados acima, qual é a maior em quantidade de toneladas?

3) Escreva como se lê:
        7.500 –
        5.497 –
        150.699 –
        80.590 -

4) Escreva os dados em ordem crescente e depois decrescente.

5) Quanto a cidade de São Paulo irá produzir de lixo em 15 dias? Tire a prova real.

6) Quanto restará do valor total se subtrairmos o total de lixo orgânico?

7) Calcule a quantidade de papel e papelão produzidas em 1 semana.

8) São produzidos no Brasil 250.000 toneladas diárias de lixo. Calcule o lixo de um mês.

9) Quanto de lixo o Brasil produzirá em um dia de papel, Plástico e vidro?

10) Vamos construir um gráfico de colunas representando as quantidades de lixo.

11) Calcule a diferença entre o lixo reciclável de lixo orgânico e metais.



12) Por dia o Brasil produz 7.500 toneladas de plástico, calcule quanto produziria se fosse apenas ¼ do valor. Tire a prova real.

quarta-feira, 22 de agosto de 2018

PLANO DE AULA - 5º ANO - CAMADAS DA TERRA

PLANO DE AULA - 5º ANO - CAMADAS  DA TERRA

ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências humanas e produção textual

CONTEÚDOS: Camadas da Terra, Produção textual - Resumo

OBJETIVOS:
- Compreender a estrutura que forma o nosso planeta;
- Reconhecer a forma da Terra;
- Conhecer as camadas da Terra;
- Interpretar texto
- Produzir texto
- Ilustrar texto através do desenho

DESENVOLVIMENTO

FILME: Sinopse do filme - Viagem ao Centro da Terra

Trevor Anderson (Brendan Fraser) é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max, que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia Hannah. Durante uma expedição na Islândia, o professor Trevor Anderson, o seu sobrinho Sean e sua guia Hannah ficam presos em uma caverna. Enquanto seguem sua rota de fuga mais abaixo da superfície da Terra, eles passam por lugares estranhos e encontram criaturas incríveis, incluindo dinossauros. Porém como a atividade vulcânica à sua volta aumenta, eles percebem que devem encontrar o seu caminho para fora rapidamente.

INTERPRETAÇÃO DO FILME

Do que trata o filme?

Escreva o que mais chamou sua atenção.

O que o cientista queria buscar no centro da terra?

Como é o centro da terra de acordo com o filme?

Indique as camadas do interior da terra e suas respectivas características

O filme retrata alguns fenômenos da natureza, quais seriam?

Qual a relação entre as condições de temperatura e pressão no centro da Terra e os elementos fundamentais que possibilitam a vida?

Em “Viagem ao centro da Terra”, Trevor Anderson, o seu sobrinho Sean e sua guia Hannah, viajaram da Alemanha para a Islândia. Na Islândia, os personagens desceram por um vulcão e, no final da aventura saíram em um vulcão na Itália. Procure, no mapa-mundi, em que continentes estes países estão localizados, e escreva seus respetivos nomes.

Quais os fatores fictícios e científicos retratados no filme?

Na sua opinião, é possível fazer uma viagem ao centro da Terra? Explique sua resposta.


Produção de texto: Escreva um resumo do filme e expressando sua opinião a respeito.


Realizar a leitura da reportagem da Revista Veja - Viagem ao centro da Terra. Após as intervenções do professor, aponte, junto com seus colegas, as maiores dificuldades de se chegar ao centro da Terra com equipamentos tripulados ou não.

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - TEXTO EM ANEXO - NO FINAL DO PLANO DE AULA

CAMADAS DA TERRA

Após vários estudos e observações, foi possível afirmar que existem muitas diferenças do interior do nosso planeta até a parte externa. Com isso, dividiram a Terra em três principais camadas para que fosse mais fácil compreender e estuda-las. As camadas da Terra são: a crosta, o manto e o núcleo.
Essas camadas foram divididas, pois cada uma delas possuía suas particularidades em relação à forma, temperatura, aspecto e também em sua composição química. Esses aspectos físicos e químicos foram determinantes nessa classificação.
Através de longas observações, constatou-se que existem diferenças físicas e químicas no interior do planeta Terra. Com isso, houve a divisão deste em três camadas: crosta, manto e núcleo.
Existem outras classificações além dessa. No entanto, essa divisão em crosta, manto e núcleo é a mais aceita. Conforme essa classificação, as camadas são separadas por limites definidos a partir das diferenças na composição e densidade.
CROSTA -
Considerada a camada mais superficial da Terra, a crosta apresenta espessura que varia de 30 Km a 70 Km. Ela é composta por basalto (nos oceanos) e, na porção continental, sua composição básica é de granito. A densidade média é de 2,8 e a temperatura varia entre 800 °C a 1000 °C.
O MANTO está situado entre a crosta e o núcleo. Sua espessura é de aproximadamente 2,9 mil quilômetros, sendo a densidade média de 4,6. O manto pode ser encontrado nos estados pastoso e sólido. Sua composição básica é de silicato de ferro, magnésio e silício. A temperatura pode atingir até 2000 °C.
NÚCLEO - Composto basicamente de níquel e ferro, o núcleo divide-se em duas camadas: núcleo interno e núcleo externo. O núcleo interno apresenta-se em estado sólido e o externo, no estado líquido. As temperaturas nessa camada variam de 3000 °C a 5000 °C e a densidade, de 9 a 14.

Texto - achei aqui escolakids


ATIVIDADES PARA O CADERNO


 

 

Nomear e descrever cada uma das camadas da Terra


TRABALHO EM GRUPO - Realizar a confecção de uma maquete ou cartaz sobre o tema:


Achei aqui colegiosacramentinas Um lindo trabalho de maquetes!

Achei aqui thecraftedsparrow





Entrevista da Revista VEJA

VIAGEM AO CENTRO DA TERRA - Da imaginação à realidade
Em Viagem ao Centro da Terra, o escritor Júlio Verne (1828-1905) concebeu um interior do planeta com seres pré-históricos. Na edição original, eles foram desenhados por Édouard Riou. Na vida real, o primeiro plano para chegar ao manto terrestre foi do geólogo americano Harry Hess (abaixo), um dos pais da teoria das placas tectônicas
Existe um lugar na Terra menos conhecido por nós do que a superfície da Lua. Fica abaixo de nossos pés, abaixo da relativamente delgada camada de solo onde vivemos e onde se acomodam nossas florestas e oceanos. Agora, cientistas da organização internacional ODP (sigla para Programa de Perfuração Oceânica), de várias nacionalidades, estão prestes a dar um salto em nosso conhecimento sobre a Terra com uma investigação de seu interior. A pesquisa consiste em fazer uma perfuração de 6 quilômetros de profundidade a fim de, pela primeira vez, coletar rochas do manto terrestre, a camada viscosa e quente que repousa abaixo da crosta sobre a qual vivemos. Escavações realizadas até hoje não chegaram nem perto do manto — a mais bem-sucedida parou a 4 quilômetros de distância. A profundidade das perfurações feitas até agora na Terra é equivalente à obtida ao enfiar a ponta de um alfinete na casca de um ovo. Neste mês, os pesquisadores da ODP vão realizar uma primeira expedição à Costa Rica, onde farão uma perfuração de 1.900 metros na crosta oceânica. A façanha será coletar as rochas mais profundas já extraídas para fins científicos. O grande passo, a perfuração de 6.000 metros, está previsto para 2018.
Como nunca se atravessou a crosta terrestre, nosso conhecimento sobre o interior do planeta é limitado a deduções. O modelo da estrutura da Terra que se aprende na escola (uma crosta, um manto e um núcleo) é uma teoria baseada em observações indiretas. Cientistas analisam como as ondas sísmicas se propagam pelo planeta durante terremotos e explo-sões provocadas para esse fim. Pelas características das ondas, como sua velocidade, supõe-se a composição das camadas da Terra. O campo magnético terrestre e a análise de rochas da superfície que vieram do manto durante a formação de montanhas também servem como material de estudo. Mas oferecem apenas pistas. Por mais lógicas que sejam as teorias elaboradas, não há evidências incontestáveis de que elas estão corretas. Disse a VEJA o geoquímico Damon Teagle, da Universidade de Southampton, na Inglaterra, um dos chefes da missão em direção ao centro do planeta: “Chegar ao manto nos dará pela primeira vez provas do que realmente existe sob nossos pés. Vamos entender melhor as placas tectônicas e os terremotos, estudaremos com maior precisão como foi o passado da Terra e como será seu futuro”.
Há muitas dúvidas sobre o que há abaixo do solo em que pisamos. “Não se sabe até que profundidade e em quais so-los é possível encontrar petróleo”, exemplifica o geofísico Marcelo Assumpção, da Universidade de São Paulo. “Há teorias que apostam que existe petróleo em camadas da crosta próximas ao manto terrestre. Nesse caso, as reservas seriam maiores do que supomos hoje”, ele completa. Outra importante questão é se existem água e algum tipo de vida no manto. O geofísico Benoit Ildefonse, da Universidade Montpellier, na França, também um dos chefes da excursão à Costa Rica, disse a VEJA que “uma de nossas maiores ambições é encontrar material orgânico sobrevivendo a uma temperatura de 500 graus”. Isso desafiaria o que se imagina serem os limites da vida e como ela deve ser procurada em nosso planeta e no universo.
Chegar ao manto terrestre é um sonho antigo. Em 1909, o meteorologista croata Andrija Mohorovicic descobriu que on-das sísmicas viajam mais rapidamente a 30 quilômetros de profundidade do que em regiões mais próximas da superfície. Identificou, assim, a parte superior do manto e supôs que o interior da Terra não é uniforme, mas organizado em camadas. Três anos depois, o meteorologista alemão Alfred Wegener propôs a teoria da deriva continental, que serviu de base para a das placas tectônicas, os grandes blocos rochosos sobre os quais se encontram os continentes e o fundo do mar. A primeira tentativa de perfurar o solo em direção ao manto e provar essas teorias foi concebida nos anos 50, com o nome de Projeto Mohole. A ideia veio do geólogo americano Harry Hess, um dos fundadores da teoria das placas tectônicas. Em 1961, o Projeto Mohole cavou 183 metros de sedimentos em águas com 3.500 metros de profundidade. Esse foi o único sucesso da iniciativa, cancelada cinco anos depois por seus custos proibitivos. Entre 1970 e 1992, os russos escavaram 12 quilômetros na Península de Kola. A perfuração teve de ser interrompida a 18 quilômetros do manto porque a temperatura no local atingiu 180 graus, o que impediu o progresso da broca.
Chegar ao interior do planeta não é fácil como imaginou o escritor Júlio Verne em seu clássico Viagem ao Centro da Terra, de 1864. Não basta um grupo de aventureiros descer por fendas vulcânicas e cavernas. Já antes de alcançar o manto, a pressão e a temperatura são tão extremas que impossibilitam a vida humana. A técnica para a perfuração é similar à usada pelas plataformas petrolíferas no mar. Fura-se um poço por onde uma sonda avança. Os poços petrolíferos, como os do pré-sal, ultrapassam os 3 quilômetros de profundidade. Vão mais longe do que pretendem chegar os cientistas. Só que o petróleo é extraído de áreas próximas ao continente, com rochas sedimentares, mais fáceis de ser vencidas, mas sem interesse científico. Nessas áreas, a crosta é mais espessa do que naquelas eleitas pelos pesquisadores para chegar ao manto. Pelas dificuldades encontradas e pelos benefícios que pode trazer à ciência, ir ao centro da Terra é um feito comparável a ir à Lua.

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

5º Ano - PLANO DE AULA - CIÊNCIAS, MATEMÁTICA e ARTES

PLANO DE AULA - CIÊNCIAS, MATEMÁTICA e ARTES

POLUIÇÃO DA ÁGUA
COM MATEMÁTICA E ARTES para o 5º ANO

Áreas do conhecimento: ciências da natureza - Matemática e Artes

CONTEÚDOS:
Contaminação da água
Doenças transmitidas pela água
Situações problemas envolvendo as 4 operações
Ilustração com desenhos e recortes

OBJETIVOS:
Conhecer que elementos poluem a água e seus malefícios para terra e o home
Conhecer as doenças transmitidas pela água
Compreender os cuidados para evitar as doenças transmitidas pela água
Resolver situações problemas envolvendo as 4 operações
criar ilustrações sobre um tema


 DESENVOLVIMENTO:
Apresentar ao alunos o texto 

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
A água, considerada o solvente universal, é de extrema importância para a vida de todas as espécies, sendo responsável pelo transporte de nutrientes, considerada regulador de temperatura corporal, entre outros fatores.


POLUIÇÃO DA ÁGUA
Porém, apesar de todos os aspectos benéficos proporcionados pela água, o homem tem modificado drasticamente a qualidade desse recurso natural. O lançamento de efluentes industriais, agrícolas (pesticidas e fertilizantes químicos), de lixo e de esgoto doméstico são os principais responsáveis pela poluição das águas.
Quando um corpo-d’água recebe essas substâncias sem o devido tratamento, ocorre a alteração da composição química da água, fato que prejudica a sua qualidade. O lençol freático (água subterrânea) também é poluído, pois ocorre a infiltração dessa água contaminada.
O esgoto doméstico, composto basicamente de fezes humanas e restos de comidas, é rico em nitrogênio, causando a morte de várias espécies aquáticas. Outro aspecto negativo é que esse esgoto possui uma grande quantidade de bactérias que podem causar diversos tipos de doenças: diarreia, cólera, etc.
Uma forma de minimizar esse problema é através dos serviços de saneamento ambiental, que incluem a coleta e o tratamento de lixo e de esgoto. Porém, a ausência desse serviço é muito grande em vários países. No Brasil, por exemplo, mais da metade do esgoto é lançado em rios, lagos e no mar sem passar por um tratamento adequado.
Também é importante que haja fiscalização nas indústrias, redução na utilização de produtos químicos na mineração e na agricultura, além da conscientização da população para a importância de se preservar o bem natural mais precioso da vida, a água.

Fonte texto: escolakids

SANEAMENTO BÁSICO
Para que uma água de qualidade chegue à casa dos moradores de uma determinada população, ela deve ser captada e tratada para que se torne potável. Todos os processos necessários para enviar água de qualidade à população incluem-se no saneamento básico.
O saneamento básico também se preocupa com os despejos de uma comunidade. Sendo assim, é fundamental que exista um sistema de esgotos eficiente para evitar a proliferação de doenças e de contaminação da água que está sendo consumida.
Para muitos, a limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos não se enquadram em saneamento básico. Entretanto, eles são fundamentais para se manter um ambiente saudável. É essencial que exista em toda cidade um programa de coleta, tratamento e destinação adequada do lixo produzido pela população, bem como os lixos encontrados nas vias públicas.
Texto - achei no brasilescola

PRINCIPAIS DOENÇAS PROVOCADAS PELA AUSÊNCIA DE SANEAMENTO BÁSICO
A maioria das doenças associadas à falta de saneamento básico é considerada de fácil prevenção, mas causam diversas mortes no país — sobretudo em crianças com menos de 5 anos. Estima-se que, a cada R$1 investido em tratamento de esgoto, são economizados R$4 em saúde pública.

Confira, a seguir, as principais doenças associadas à falta de saneamento básico:
Febre Tifoide
Doença infectocontagiosa causada pela ingestão da bactéria Salmonella typhi. Os principais sintomas são febre alta, alterações intestinais (que podem ir de prisão de ventre à forte diarreia), falta de apetite, tosse seca e aparecimento de manchas avermelhadas pelo corpo.
Febre Paratifoide
Semelhante à febre tifoide, é causa por um tipo diferente de Salmonella, transmitida por fezes e urina de pessoas infectadas. Os principais sintomas são febre, diarreia, exaustão e aparecimento de manchas no tronco.
Shigelose
Também chamada de disenteria bacteriana, trata-se de uma intoxicação alimentar causada pela bactéria Shigella. A doença se caracteriza por febre, vômitos, cólica abdominal, sangue nas fezes e, em alguns casos, convulsões.
Cólera
Doença causada por uma bactéria transmitida por dejetos fecais de doentes, por ingestão oral (especialmente por água contaminada). O microrganismo se multiplica rapidamente no intestino humano, causando diarreia columosa, náuseas e vômitos, desidratação, câimbras, acidose e até mesmo colapso respiratório. É uma doença que, quando não devidamente tratada, pode causar a morte do paciente em até dois dias.
Hepatite A
Doença contagiosa causada pelo vírus A, transmitido por meio do contato entre indivíduos e água contaminada com fezes. Geralmente não apresenta sintomas, mas os mais frequentes são cansaço, tontura, febre, dor abdominal, enjoo e pele amarelada.
Amebíase
Infecção parasitária que afeta o intestino. Os principais sintomas são cólicas abdominais, gases em excesso, diarreia, dor durante a evacuação e perda de peso.
Giardíase
Infecção causada por parasitas que se prendem à parede do intestino, causando fraqueza generalizada, diarreia crônica e cólicas abdominais.
Leptospirose
Mais comum em períodos de chuva, é causada pela infecção por uma bactéria presente na urina de ratos. Os principais sintomas são febre, vômitos, tosse e, em casos mais graves, hemorragias e insuficiência de órgãos — podendo levar à morte.


INTERPRETANDO O TEXTO

Quais são as formas de contaminação da água?

O que é saneamento básico?

Quais as doenças que pode ser transmitida pela água contaminada?

Verdadeiro ou falso

(   ) A água contaminada aquela que é capaz de colocar em risco a saúde da população pela presença de agentes patogênicos e substâncias tóxicas, como metais pesados.
(   ) somente a  diarreia, é doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada  pela proliferação de microrganismos com potencial patológico.
(  ) O grande número de mortes como resultado de água contaminada poderia ser evitado com projetos eficientes de saneamento básico.



2º MOMENTO - MATEMÁTICA - SITUAÇÕES PROBLEMAS


Leia o texto e depois resolva as questões abaixo:

1) Escreva o antecessor e sucessor do número 150.000

2) Dos produtos citados acima, qual é a maior em quantidade de toneladas?

3) Escreva como se lê:
        7.500 –
        5.497 –
        150.699 –
        80.590 -

4) Escreva os dados em ordem crescente e depois decrescente.

5) Quanto a cidade de São Paulo irá produzir de lixo em 15 dias? Tire a prova real.

6) Quanto restará do valor total se subtrairmos o total de lixo orgânico?

7) Calcule a quantidade de papel e papelão produzidas em 1 semana.

8) São produzidos no Brasil 250.000 toneladas diárias de lixo. Calcule o lixo de um mês.

9) Quanto de lixo o Brasil produzirá em um dia de papel, Plástico e vidro?

10) Vamos construir um gráfico de colunas representando as quantidades de lixo.

11) Calcule a diferença entre o lixo reciclável de lixo orgânico e metais.

12) Por dia o Brasil produz 7.500 toneladas de plástico, calcule quanto produziria se fosse apenas ¼ do valor. Tire a prova real.


Vamos representar que o Planeta está em nossas mãos e com desenhos:

Achei aqui teacherbitsandbobs






quinta-feira, 16 de agosto de 2018

PLANO DE AULA - Meridianos , Paralelos e os Continentes

PLANO DE AULA 5º ANO

Conhecendo as linhas imaginárias do planeta Terra e os Continentes

Objetivos:
Compreender e identificar a existência das linhas imaginárias que circundam o planeta Terra;
Compreender que as linhas imaginárias foram definidas por convenções cartográficas e que a sua existência não resulta em fronteiras definidas.
Conhecer o Mapa Mundi e os Continentes


DESENVOLVIMENTO

A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta. Trata-se, portanto, de círculos ou semicírculos que circundam a Terra nos sentidos norte-sul e leste-oeste.

Os paralelos e meridianos são as linhas imaginárias traçadas ao longo da Terra, utilizadas em muitas funções cartográficas, principalmente no estabelecimento das coordenadas geográficas. Essas linhas são traçadas sobre o globo terrestre no sentido horizontal e vertical. Os paralelos formam círculos concêntricos, enquanto os meridianos formam semicírculos.


Os meridianos posicionam-se na vertical, e os paralelos, na horizontal

Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos. O maior e mais importante desses paralelos é a Linha do Equador por dividir o planeta em hemisfério norte (também chamado de Boreal e Setentrional) e hemisfério sul (chamado também de Austral e Meridional).

Alguns outros paralelos importantes por serem demarcações das diferentes posições da Terra em relação aos raios solares ao longo do ano são os trópicos de Capricórnio e de Câncer, além dos círculos polares Ártico e Antártico.

Alguns paralelos são importantes meios de demarcação das variações solares

Os paralelos possuem medidas específicas, chamadas de latitudes, que constituem a distância, em graus, de um dado paralelo em relação à Linha do Equador. Essa, por sua vez, possui latitude 0º.

Os meridianos são as linhas imaginárias dispostas verticalmente sobre o globo terrestre, formando semicírculos, ou seja, curvas que representam a metade de um círculo. Como todos os meridianos possuem o mesmo tamanho, não há diferenças técnicas entre um e outro, o que fez com que o meridiano principal fosse escolhido por meio de uma convenção realizada em Washington D.C. no final do século XIX. Nessa convenção, escolheu-se que a linha imaginária que atravessa a cidade de Londres, capital da Inglaterra e centro econômico da época, seria o meridiano principal, chamado de Meridiano de Greenwich, que é também o marco zero na medição dos fusos horários.

Linha traçada no Meridiano de Greenwich

Todo meridiano possui uma unidade de medida, chamada de longitude, que é a distância, em graus, entre qualquer meridiano e Greenwich, que possui longitude 0º. Tudo o que estiver a oeste dessa linha faz parte do hemisfério ocidental, e o que estiver a leste faz parte do hemisfério oriental.

O meridiano oposto a Greenwich, posicionado a 180º de longitude, dá origem à Linha Internacional de Mudança de Data, que delimita o fim de um dia e o início do outro. No entanto, essa linha traçada não obedece inteiramente às direções cartográficas, pois apresenta “curvas” para adaptar-se a alguns territórios e ilhas do Pacífico.

Os paralelos e meridianos, combinados entre si e com as latitudes e longitudes, dão origem ao sistema de coordenadas geográficas, que é utilizado para definir qualquer ponto da superfície terrestre. Trata-se, portanto, de um preciso e importante método de localização geográfica.

Texto - Achei aqui: mundoeducacao

 

Agora que você já leu o texto, observe a tirinha abaixo e depois responda:

Agora, responda as seguintes questões:

a. O que a Mafalda está olhando?

b. O que a Mafalda quer encontrar no globo terrestre?

c. Mafalda ficou preocupada em imaginar que poderia estar de cabeça para baixo. Você concorda com ela?

d. Observando a imagem do globo terrestre você observa a existência de continentes e de oceanos. O que mais você identifica no globo terrestre?

Ao observar o globo terrestre, Mafalda ficou preocupada pensando que poderia estar de cabeça para baixo. O que não acontece, pois o planeta Terra possui uma forma arredondada, semelhante a uma bola. Então, não se pode dizer que existe o lado de cima e o lado debaixo, pois o planeta Terra é uma esfera.

Interpretação do texto

1) O que são as linhas imaginárias Paralelo e Meridiano?

2) Qual a função das linhas Paralelo e Meridiano?

3) Qual é Paralelo mais importante?

4) Qual é o principal meridiano?


Atividade para o caderno:

Imagem encontrada na Internet sem referência do autor


CONTINENTES
Para explicar a divisão dos continentes usar caixas para simbolizar cada espaço que vivemos: Bairro - Cidade - Estado - País - Continente - Planeta

Achei aqui: careerfaqs

Os continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para melhor compreendê-lo. Trata-se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.

A seguir, veremos as características de cada um dos continentes, organizados do maior para o menor:

1º Ásia – Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população atual está estimada em 4,5 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.
Entre os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior parte de Rússia. Nela também se encontra uma região que apresenta as relações políticas mais conflituosas do mundo: o Oriente Médio.

2º América – O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central. Outra forma divisão separa o continente entre América Anglo-Saxônica e América Latina. A população total desse continente está estimada em aproximadamente 1 bilhão de habitantes.
Dentre os 35 países que compõem a América, podemos citar: Estados Unidos, México e Canadá, na América do Norte; Haiti, Cuba e Jamaica, na América Central; Brasil, Argentina e Paraguai, na América do Sul.

3º África – O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus, existiam mais de duas mil civilizações diferentes! Sua extensão territorial é de mais de 30 milhões de km² e a população está estimada em 1,2 bilhões de habitantes.
É o continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles, podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.

4º Antártida (Antártica): também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior continente do mundo, com aproximadamente 14 milhões de km². Sua área é dividida entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos.
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse continente não é formado apenas por gelo, mas também por uma grande quantidade de terra (ao contrário do Polo Norte, que é formado somente por calotas polares). Existe vida na Antártida, que abriga os famosos Pinguins, entre outras tantas espécies que conseguem resistir ao frio extremo!

5º Europa: apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais importante politicamente. Foi a partir dela que se constituiu e se expandiu o sistema capitalista e seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais. As ciências também são, em sua maior parte, oriundas desse continente, pois foi nele que os gregos criaram a Filosofia.
Sua extensão territorial é de mais de 10 milhões de km² e a população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes.
Entre os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha e muitos outros.

6º Oceania: é chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local da Terra a ser colonizado por eles. Possui 14 países distribuídos por mais de 8 milhões de km². A maioria deles é formada por arquipélagos (conjunto de ilhas). A população total desse continente é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.
Dentre os países que fazem parte da Oceania, podemos destacar a Austrália, a Nova Zelândia e o Taiti.

Achei aqui: escolakids


Montar o Mapa Mundi


   
 

Achei aqui: notebookdaprof

Mapa Mundi para imprimir e para colorir




Confeccionar com a turma um globo terrestre

Achei aqui: scholastic

Onde estou? 
Com esta atividade o aluno poderá compreender sua localização geral: Casa, Bairro, Cidade, Estado, País e Continente


  

 
  
Outra sugestão é colocar os desenhos em círculos coloridos, cada um de um tamanho e de uma cor: 


Achei aqui: kidworldcitizen