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domingo, 2 de junho de 2019

PLANO DE AULA - 3º ANO - Língua portuguesa Artes


PLANO DE AULA - 3º ANO

ÁREA DO CONHECIMENTO:
Língua portuguesa
Artes

CONTEÚDOS:
* Localização de informações em textos
* Deduções e inferências de informações
*Composição visual bidimensional

OBJETIVOS:
* Localizar informações explícitas em textos
* Identificar informações implícitas em textos
* Realiza composição visual bidimensional

DESENVOLVIMENTO
Iniciar a aula com  a rotina da sala de aula: oração, calendário, leitura de painéis: alfabeto, sílabas simples, sílabas com dificuldades.
Convidar os alunos a realizar a leitura do texto:

Álbum de família
Então
ele se sentou
num banquinho
ajeitou
o chapéu de feltro
colocou o filho
mais velho
ao seu lado
em pé
e se deixou fotografar.
Então
ela se sentou
no murinho
da casa
esticou o vestido
cobrindo os joelhos
sorriu
para a lente
e também
se deixou fotografar.
MELLO, Heitor Ferraz. Coisas imediatas (1996-2004).  Rio de Janeiro: 7 Letras, 2004. P. 79.

LEIA O POEMA E RESPONDA
1) Qual é o título da poesia?
R: __________________________________
2) Quem é o autor do poema?
R: __________________________________
3) Quais são os personagens da história?
R: __________________________________
4) Em sua opinião quem são ele e ela? Justifique sua resposta.
R: __________________________________
5) O que ele fez antes de tirar a foto?
R: __________________________________
6) O que ela fez antes de tirar a foto?
R: __________________________________
7) Faça uma ilustração do poema:


AVALIAÇÃO: a avaliação ocorrerá durante a realização da atividade.

Créditos - Texto acessaber

domingo, 14 de abril de 2019

SEQUENCIA DE ATIVIDADES COM O TEMA PÁSCOA

SEQUENCIA DE ATIVIDADES COM O TEMA PÁSCOA

Atividade com tinta guache e desenho
Achei aqui
 Orelhas do coelho
Achei aqui Clique o baixe o molde


Atividade Formas Geométricas e coelhos da Páscoa
Clique aqui e baixe a atividade completa

Atividade quebra cabeça cenouras, QUANTIDADE X NUMERAL


 Atividade matemática:
 Atividade matemática:
 Atividade linguagem escrita:

segunda-feira, 8 de abril de 2019

PLANO DE AULA - PRODUÇÃO TEXTUAL - BIOGRAFIA

PLANO DE AULA – LÍNGUA PORTUGUESA - PRODUÇÃO TEXTUAL


ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa – Produção textual - Biografia

CONTEÚDOS: Planejamento e Produção de texto individual coletivo e individual

OBJETIVOS:
Ler e observar texto bibliográfico
Estimular a capacidade criadora e a apropriação da linguagem falada e escrita.
Interpretação de texto
Produzir texto bibliográfico no coletivo
Produzir texto bibliográfico individual

DESENVOLVIMENTO

Com a turma, fazer a leitura da biografia  de Cecília Meireles e realizar a interpretação de texto


Leila o texto com atenção e responda:
a) Qual o título do texto lido?
_____________________________

b) Quantos parágrafos possui o texto?
_____________________________

c) Quando nasceu Cecília Meireles?
_____________________________

d) Qual era a profissão de Cecília Meireles?
 _____________________________

e) Como se chamava a avó materna de Cecília Meireles?
_____________________________

f) Quando morreu Cecília Meireles?
_____________________________


Fazer com a turma a Bibliografia de um colega.

* Como seria a sua biografia? Preencha os campos abaixo e planeje sua auto biografia.


         
 * Agora que você já planejou o texto, capriche no texto, não esqueça de usar parágrafos e pontuação.



PLANO DE AULA PORTUGUÊS – MAL – MAU – MAIS – MAS

 

PLANO DE AULA – MAL – MAU – MAIS – MAS

ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa

CONTEÚDOS: MAL – MAU – MAIS – MAS

OBJETIVOS: Diferenciar o uso de mal e mau / mais e mas

DESENVOLVIMENTO

MAL OU MAU
MAU
Essa palavra, na verdade, é um adjetivo. Segundo o dicionário, é algo “de qualidade que não é boa”, “que não presta” ou “perigoso”. É utilizado na língua portuguesa somente em casos para qualificar os substantivos nas frases. Você pode utilizar em casos quando quer atribuir um defeito a alguém. Dizer que alguém é ruim ou agiu incorretamente, é o mesmo que dizer que é mau.
É o sinônimo de algumas palavras: ruim, maldoso, cruel, inadequado etc. Na gramática MAU é considerado o oposto de  BOM.
Veja alguns exemplos nas sentenças a seguir para não se esquecer:

O Luís é um mau pai.
Você agiu como um mau profissional na situação.
Eu não sou mau como os assaltantes.
Ele escolheu ser mau, resta aceitar.

MAL
É considerado como tudo aquilo que é o oposto de BEM. Tudo o que não faz bem ou não fora desejado, é mal. No dicionário é descrito de várias formas: ofensa, dano, infelicidade, aflição, imperfeito, severo.
Diferente de MAU, essa palavra pode assumir várias funções em uma frase:
advérbio de modo;
substantivo;
conjunção atemporal
Você o utiliza quando quer dizer que algo foi mal executado ou que alguém “não é do bem”. É usado também quando se quer dizer que se está mal por enfermidades. Confira abaixo alguns exemplos do uso da palavra:

Você fez mal toda aquela obra.
Você está mal, tossiu a noite toda.
Ele não fez por mal, você precisa perdoar.
Não faz mal se deixar levar.
Se não faz mal, então pode entrar.

Um dos usos pouco percebidos e compreendidos da palavra é como uma conjunção. Vejamos exemplos:

Mal soube do acidente, já me ligou.
Mal cheguei, já o avistei na sala.
Mal chegue lá, telefone!
Mal ou mau humor?
Mal ou mau humor?

Um dos tópicos que mais gera dúvidas quanto ao uso das duas palavras é quando se fala em mau/mal humor. É importante, nesse caso, lembrar-se da regra do BEM e BOM. Como existe apenas a expressão bom humor e, não, bem humor, utiliza-se apenas o mau.

Ele parecia estar de mau humor ontem.
Você estava de mau humor com os alunos.
O mau humor não faz bem à saúde.
Portanto, não se esqueça: mal humor não existe!

MAL-HUMORADO
Mais um caso em que você pode se confundir na gramática. Apesar de não existir a expressão “mal humor”, existe “mal-humorado”. Antes que você se confunda, lembre-se mais uma vez da diferença de BEM e BOM. Fazendo as referências exatas, você percebe que mau-humorado não cabe nesse caso.

A garota estava brincando bem-humorada no parque.
Se você transformar a frase em seu oposto, perceberá a diferença:
A garota estava brincando mal-humorada no parque.
BEM só é substituído por MAL, por isso a utilização da palavra na sentença. A confusão acontece porque MAL, dessa vez, está sendo empregado na função de advérbio.

MAL OU MAU – HOMOFONIA:
O que causa a confusão gramatical entre as duas palavras é um fenômeno chamado de Homofonia. Na língua portuguesa ele é utilizado para situações como essa. É quando as palavras são pronunciadas igualmente, porém tem grafias e significados distintos. É o caso de mau ou mal, que não possuem diferenciação na fala, mas não querem dizer as mesmas coisas.


Vamos treinar? Mal ou Mau? Quando usar? Apesar de parecerem um pouco bobos os exercícios a seguir podem ajudar com a fixação, confira:

1 – Use MAL ou MAU, conforme o caso.
a) Caiu de _____ jeito.
b) Antes só do que ______ acompanhado.
c) Vestido ____ feito.
d) Não leves a ____ o que estou dizendo.
e) Este prédio foi ____ construído.
f) Não há ____ que sempre dure, nem bem que nunca se acabe.
g) Que moço ____ educado!
h) Tem paciência, nem sempre o tempo será ____.
i) Não lhes dê ____ conselho.
j) Um sapato ____ fabricado é um ____ sapato.
k) Um ____ colega procede ____ e é ____ amigo.
l) ____ saiu de casa, a tempestade começou.
m) O caso está ____ contado.
n) Todos se retiraram, ____ começou o filme.
o) Ele sempre foi ____ pagador.
p) Proceder assim é de _____ amigo.
q) Não admito que falem ____ de meus amigos.
r) Ele ____ sabe o que espera.
s) De quem sempre foi ____, espera-se todo ____.
t) Pratique o bem e evite o ____.

2 – Assinale a alternativa em que as formas completam corretamente as lacunas das frases abaixo, pela ordem:
Quando ____ assessorado, o governante comete muitos erros.
O Chapeuzinho Vermelho conseguiu escapar do lobo ____.
Devemos praticar o bem e evitar o ____.
Quando está de ____ humor, ninguém o suporta.
a) mal, mau, mau, mau;
b) mau, mal, mal, mal;
c) mal, mau, mal, mau;
d) mau, mau, mal, mal;
e) mal, mal, mau, mau.

Respostas:
a) mau b) mal c) mal d) mal e) mal f) mal g) mal h) mau i) mau j) mal/mau k) mau/mal/mau l) mal m) mal n)  mal o) mau p) mau q) mal r) mal s) mau/mal t) mal
Alternativa C

Mais ou Mas???
Mas e Mais
    Mais indica quantidades (+). É o contrário de menos (–).
    Comprei mais doces para meus filhos.
    Mas indica o contrário, é equivalente a porém.
    Juliana gosta de viajar, mas não tem tempo.


1)  Agora, complete as frases com as palavras mas ou mais.
a)   De vez em quando, sempre dá briga no jogo, ________ é normal.
b)   Coloque __________ açúcar, _________ não deixe o suco muito doce.
c)    Gosto muito de dançar, _______ detesto quando pisam no meu pé!
d)   É muito ____________ divertido brincar ao ar livre, ________ só quando esta fazendo calor!
e)   Sara está doente. ________ será que ela tem se alimentado bem?
f)     Hoje estou cansada, __________ ainda preciso estudar.
g)   Talvez ele esteja ___________ animado amanhã, _________ hoje ele está muito triste.
h)   Saber o que você falou de mim não é __________ importante. _________ gostaria que você parasse com isso.
i)     ___________ você está errado quando diz que ela não gosta __________ de sair contigo!

Encontrei no soescola

quarta-feira, 3 de abril de 2019

Plano de aula 3º Ano Fundamental - Dia do Índio

PLANO DE AULA - DIA DO ÍNDIO
3º ANO FUNDAMENTAL

NATUREZA E SOCIEDADE- ARTES 
EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA

ÁREA DO CONHECIMENTO
Natureza e sociedade, Educação Física, Matemática e artes

OBJETIVOS
Conhecer, valorizar e respeitar os diferentes aspectos culturais de cada povo;
Identificar a influência da cultura indígena em nossa sociedade;
Potencializar a criatividade e imaginação;
Desenvolver raciocínio e atenção;
Estimular a oralidade;
Conhecer diferentes etnias indígenas brasileiras e refletir sobre como elas são importantes para a formação da população do Brasil.
Resolver Situações problemas

DESENVOLVIMENTO

DIA DO ÍNDIO 19 DE ABRIL

Os índios foram os primeiros habitantes do Brasil. Eles vivem em grupos chamados tribos.
Os índios têm vários costumes diferentes dos nossos.
Eles moram em cabanas chamadas de ocas. Várias ocas formam uma aldeia chamada Taba.
Os índios alimentam-se de produtos que cultivam, de frutos colhidos na mata e de animais que caçam e pescam.
Para caçar e pescar, usam arcos, flechas e lanças, feitos por eles mesmos.
Os índios pintam o corpo e se enfeitam com colares e penas coloridas. Suas festas
São alegres, com muita música e dança.
Hoje existem poucas tribos indígenas no Brasil.
A FUNAI é um órgão criado pelo governo para proteger e valorizar o índio. FUNAI significa: fundação Nacional do índio.

Interpretação do texto
  1.    Em que dia se comemora o Dia do Índio?
  2.   Como vivem os índios?
  3.   De que se alimentam os índios que vivem nas tribos?
  4.   O que significa FUNAI?
  5.   O que os índios usam para caçar e pescar?
  6.   Na sua opinião, porque existem poucas tribos indígenas no Brasil?
  7.  Depois da leitura do texto e da conversa em sala de aula sobre o assunto, o que você acha que podemos aprender com esses povos?
  8.  Realize uma pesquisa informativa sobre a atual situação dos índios no Brasil, como e onde vivem.
Realizar um momento de leitura de histórias, lendas e contos indígenas;

Em equipes, ilustrar  a vida do índio com recorte, colagem e papel criativo, 


Achei no notebookdaprof
 
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BRINCADEIRAS PARA O DIA DO ÍNDIO

PETECA
Cada time ficará de um lado da quadra. As regras são as mesmas do vôlei: a peteca não pode tocar na rede e a equipe adversária tem até três toques para devolvê-la para o outro lado da quadra. Quando uma das equipes deixar a peteca cair no chão, a equipe adversária ganha o ponto e o direito ao lançamento.

CIRCUITO DE HABILIDADES MOTORAS
Considerando que a maioria dos índios vive na mata/floresta. O que podemos encontrar por lá?
Montar um circuito de habilidades com elementos que representem a floresta

BRINCADEIRA DA PONTE
Material: Banco sueco.
Tarefa: Atravessar o banco sueco de várias formas.
Dica de equilíbrio: afastar os braços

BRINCADEIRA DO RIO
Material: Colchonetes.
Tarefa: Saltar para o lado oposto sem molhar o pé (pisar no colchonete)
Dica de impulsão: usar o braço
Dica de aterrissagem: fazer a cadeirinha (flexionar os joelhos)

BRINCADEIRA DE ÁRVORES COM FRUTAS
Material: Objetos pendurados, bolinhas de tênis. Tarefa: Acertar os objetos (frutas na árvore) com as bolinhas.
Dica para arremesso: estender o braço.
Dica para acertar o alvo: olhar para o alvo

BRINCADEIRA DE TEIA DE ARANHA
Material: corda elástica.
Tarefa: Passar por baixo/por cima da teia de aranha (corda elástica trançada) sem tocá-la.
Dica de execução: fazer devagar.
Brincadeira do Caminho da onça:
Material: Cordas, arcos e cones.
Tarefa: Percorrer o caminho da onça passando sobre a corda sinuosa, pisando sobre as pedras (arcos) e fazendo zig-zag nas árvores (cones)
Obs.: As dicas apresentadas são apenas exemplos. Elas deverão ser dadas de acordo com as necessidades das crianças.

Conversa final: O que aprendemos? Qual lugar da nossa floresta foi mais fácil? E qual foi mais difícil?


DOBRADURA
Realizar dobradura do Índio ou o rosto do índio no prato de papel:



SITUAÇÕES PROBLEMAS DE MATEMÁTICA

1)   Iraci  tem 243 penas para um cocar e seu primo Ubiratan tem 125. Quantas penas eles tem ao todo?

2)   Um cacique tem 1.052 flechas e 263 arcos. Quantas unidades ele tem no total?

3)   Um pajé possui 839 pacotes de ervas medicinais em sua oca. Fez uma doação de 536. Quantos pacotes de ervas medicinais ele ainda tem?

4)   Iara plantou na aldeia 107 pés de milho. Depois de um temporal, 39 pés de milho morreram. Quantos pés de milho sobraram?

5)   A índia Maiara colheu mandiocas e colocou 124 em cada cesto. Quantas raízes de mandioca ela colocou ao todo se ela tem 3 cestos?

6)   Para uma viagem 27 índios foram pelo rio de canoa. A tribo possui 3 canoas. Quantos índios foram em cada uma?

7)   O índio Porã pescou 106 peixes em uma semana. Quanto pescará se na semana seguinte ele pescar o dobro?

quarta-feira, 6 de março de 2019

PLANO DE AULA CAVALO GULOSO

PLANO DE AULA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
CAVALO GULOSO

OBJETIVOS:
Interação do grupo
Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras e de outros movimentos
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária
Realizar contagem 0 a 10
Perceber letras faltosas

DESENVOLVIMENTO:

Era um cavalo guloso, guloso e comia capim, 
De tanto comer capim,
sua barriga ficou assim (gesto mostrando a barriga)
assim, assim, assim, assim, assim, assim

Era um cavalo guloso, guloso e comia capim, 
De tanto comer capim,
sua perna ficou assim (gesto mostrando a perna)
assim, assim, assim, assim, assim, assim

Era um cavalo guloso, guloso e comia capim, 
De tanto comer capim,
seu bumbum ficou assim (gesto mostrando o bum bum)
assim, assim, assim, assim, assim, assim


- Convidar as crianças para cantar e brincar com a música Cavalo guloso
- Montar com as crianças um cavalo com recortes:

Brincamos com a Música Cavalo guloso e atendemos todos os comandos que a música pediu! Agora,  vamos ilustrar o cavalo e realizar colagens para a crina e os arreios com muito capricho!

Achei aqui funnycrafts

- Vamos desenhar, colorir e construir um cartaz com o desenho de um cavalo, com as partes ditado pela turma e escrito pela professora.
 
Achei aqui theinspiredapple

- Esta atividade abrange vários conteúdos para Educação Infantil principalmente: Cores e o movimento de pinça (vital para aprender a desenhar e escrever)
Imprimir em papéis coloridos e realizar na sala de aula uma brincadeira colocando pernas (prendedores de madeira) no cavalo da cor escolhida.



 - Cavalo de pau - Vamos confeccionar cavalo de pau, com cartolina e cabo de vassoura (decorar como desejar.


achei aqui orientaltrading

- Quebra-cabeça cavalo 

- Escrevendo as letras faltosas:

- contar os cavalinhos feito pelas crianças e depois registrar as quantidades pedidas na atividade abaixo:


segunda-feira, 4 de março de 2019

PLANO DE AULA - A DONA ARANHA

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL
CANTIGA DE RODA - A DONA ARANHA

OBJETIVOS:
- Ampliar o repertório musical e de outras brincadeiras de roda. 
- Promover interação do grupo através da brincadeira
- Participar de atividades que envolvam contagem
- Desenvolver coordenação motora ampla e fina


DESENVOLVIMENTO:
- Na roda, convidar as crianças a cantar e realizar os gestos da cantiga: A dona Aranha

clique e assista a música A dona aranha - Galinha Pintadinha


- No pátio da escola, colocar cones (podendo substituir por cadeirinhas) com barbantes (ou fitas)  dando volta uma na outra. Brincar de aranha na teia, as crianças deverão passar por cima ou por baixo das teias e atravessar o circuito.


Achei aqui: diversa

Achei aqui teachpreschool

-  Vamos fazer uma aranha na teia, na sala de aula, entregar aos pequenos prato de papel e permitir que escolham a cor que irão colorir.
- Montar a aranha com círculo preto de papel e retângulos para as pernas.

Achei aqui iheartcraftythings


QUEM TEM MEDO DE ARANHA?
- Construir com as crianças um gráfico mostrando quantos colegas da sala tem medo e quantos não tem medo de aranha:
- Fazer as aranhas com papel preto - (ou colorir) cada colega irá colar sua aranha na sua resposta: SIM ou NÃO 

                              Achei no thefirstgradeparade                     Achei no spoonfuloflearning

- Banco de palavras: 
      
- QUAIS AS PARTES DA ARANHA?
OLHOS - BOCA - ANTENAS - PERNAS - CORPO


- Alinhavo -  Brincar com o alinhavo no prato de papel para fazer a teia, depois colar a aranha para terminar.

- Colorir a letra A