Adsense

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

PLANO DE AULA - 5º Ano FUNDAMENTAL - DENGUE

PLANO DE AULA - 5º Ano FUNDAMENTAL - DENGUE
Conforme a Nova BNCC do Paraná
COMPETÊNCIAS:
Conhecimento
Pensamento científico, crítico e criativo
Responsabilidade e cidadania

COMPONENTES CURRICULARES
Língua portuguesa
Matemática
Arte

OBJETOS DO CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, cartaz.

MATEMÁTICA
Sistema de numeração decimal - Números naturais: comparação e ordenação, agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar. Representação, leitura e escrita por extenso.
Dados, Tabelas e Gráficos Tratamento de informações: textos, dados, tabelas, gráficos (colunas agrupadas, barras, setores, pictóricos e linhas)

ARTE
Elementos da Linguagem


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar.
Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Realizar composições artísticas.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Convidar os alunos a realizar a leitura do panfleto e conversa sobre o assunto:
Realizar com a família a entrevista:
Solicitar garrafas de água 500ml para confecção de mosquitos da dengue, depois de pronto, espalhar os mosquitos pela escola:

Colocando a mão na massa!

Considerando a escola como espaço educativo e com responsabilidade social, convidar os alunos a mobilizar para que se envolvam na campanha e que sejam multiplicadores em suas casas e nos grupos sociais aos quais eles participam.
Propor uma oficina de arte para confecção de faixas e cartazes.

Disponibilizar os recursos necessários, tais como tinta, pincéis de várias cores, papel de tamanhos e cores diversas.
Criar cartazes e folders sobre o tema através de desenhos e técnicas de recorte e colagem;
Espalhar os cartazes pela escola.

MATEMÁTICA - Ler o texto e realizar as atividades:

RECURSOS
* tinta, pincéis de várias cores, papel de tamanhos e cores diversas.
* Cópias em papel sulfite
* Garrafa pet 500ml

AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.


REFERÊNCIAS:
* Site: revista Nova Escola
* http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=105477&tit=Sobe-para-sete-o-numero-de-mortes-por-dengue-no-Parana

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

PLANO DE AULA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - SEQUENCIA DIDÁTICA - DINOSSAUROS

PLANO DE AULA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - SEQUENCIA DIDÁTICA  - DINOSSAUROS

COMPONENTES CURRICULARES
Língua portuguesa
Matemática
Arte

OBJETOS DO CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Análise linguística/semiótica - (Ortografização)
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana. Memorizar a grafia correta de palavras de uso frequente nas quais as relações fonemagrafema, domínio do sistema alfabético e das convenções ortográficas, de acordo com a norma-padrão

MATEMÁTICA
Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Ler números que estão presentes nos diferentes gêneros textuais e em diferentes contextos, até a ordem das centenas de milhar, para compreender aspectos da realidade social, política, cultural e econômica.

ARTE
Elementos da Linguagem

OBJETIVOS
Agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar.
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonemagrafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares, a fim de, progressivamente, adquirir o domínio da ortografia padrão
Realizar composições artísticas, tendo como referência, não como modelo, obras de arte ou objetos artísticos de alguns diferentes períodos (Pré-história à Contemporaneidade, ser a obrigatoriedade de ser linear) para compreender o conceito de bidimensional e tridimensional.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

1º MOMENTO


Observe o número:
47.865

1) Com base nesta informação responda as questões abaixo:

a. Quantas ordens possui este número? ____________________________

b. E quantas classes? ____________________________

c. Quais são os algarismo das unidades simples? ________________________

d. Qual é o algarismo das dezenas de milhar? ____________________________

e. A que classe pertence o algarismo 8? ____________________________


2) Escreva alguns algarismos formados por;

a) Sete dezenas e seis unidades = ____________________________

b) Oito centenas, três dezenas e dois = ____________________________

c) Três unidades de milhar, duas centenas e seis unidades = ____________________________

d) Oito unidades de milhar, cinco centenas, três dezenas e uma unidade =___________________

e) Vinte dezenas de milhar, cinco centenas, três dezenas e nove unidades =_________________



3) Qual é o maior número que podemos criar utilizando os algarismos 5 8 2 0 1 sem repetir nenhum número? ___________________
4) Observe o modelo e continue:

a) 8,5 milhões = 8.500.000

b) R$ 15,5 milhões = _______________

c) 3,7 mil = _______________

d) 4,2 mil = _______________

e) 77,7 milhões = _______________


4) Os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos.

1) Observe o número citado e responda:

a) Quantas ordens tem esse número? _______________
b) Qual é a ordem do número 1? ___________________
c) Qual é o algarismo da 8ª ordem? _________________
d) Quantas classes tem esse número? _______________
e) Como é a decomposição desse número? ___________
f) Como é a leitura desse número? __________________
g) Qual valor posicional do algarismo 3? _______________


2º MOMENTO

Aprendemos que os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos. Agora, leia com atenção o texto e responda:

a) O que significa a palavra dinossauro?
b) Em que período eles viveram?
c) Como se alimentavam?
d) Quando encontraram o primeiro dinossauro brasileiro?
e) Quando foram extintos? Como?
f) O que são fósseis?

TAREFA
Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário.



3º MOMENTO

Convidar a turma a assistir o filme:
Park dos dinossauros.

Na sala de aula, realizar a atividade: DITADO

Tiranossauro rex
Velociraptor
Triceratops
Braquiossauro
Espinossauro


CADERNO DE REGISTRO – DITADO
Os benefícios dos ditados para as crianças: Melhora a atenção, a concentração aumenta, melhora a ortografia, ajuda a melhorar a linguagem, maior capacidade ativa, ajudam a auto-correção, melhora a compreensão auditiva
         

AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O FILME PARK DOS DINOSSAUROS, LEU UM TEXTO CIENTÍFICO SOBRE ELE E  JÁ CONHECE MAIS SOBRE OS DINOSSAUROS ATRAVÉS DE SUA PESQUISA, É A VEZ DE FAZER UM DINOSSAUROS FIGURATIVAMENTE UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS ARTÍSTICOS.


AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.


REFERÊNCIAS:
- Livro – ápis Matemática – 5º ano – página 31
Encontrado em:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/dinossauros.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/dinossauros.htm

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

NOVO plano identidade Educação Infantil

PLANO DE AULA - EDUCAÇÃO INFANTIL

SEMANA DE ADAPTAÇÃO E IDENTIDADE

O eu, o outro e o nós 

A identidade é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, de modos de agir, de pensar a da história pessoal. Sua construção gradativa se dá por meio de interações sociais estabelecidas pela criança, nas quais ela, alternadamente, imita e se funde como o outro para diferenciar-se da oposição. (RCNEI, 2001).

OBJETIVO GERAL
De acordo com os profissionais de saúde, as crianças precisam conhecer o mundo por si mesmas, 
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a história de sua vida e conhecer seus antepassados. 
Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.  Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Possibilitar que a criança construa a sua identidade, autonomia e se adapte a escola, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.


CONTEÚDOS:

ARTES VISUAIS 
Ler imagens de diferentes grupos sociais.

IDENTIDADE E AUTONOMIA
Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses;
Brincar;

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA 
Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato cotidiano com livros, revistas, histórias em quadrinhos etc.

MOVIMENTO
Perceber sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do próprio corpo
Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo

MÚSICA 
Ouvir, perceber, imitar, inventar, perceber sentimentos, interpretar.

NATUREZA E SOCIEDADE 
Respeito às diferenças existentes entre os costumes, valores e hábitos das diversas famílias e grupos, e o reconhecimento de semelhanças.


DESENVOLVIMENTO:

SEGUNDA-FEIRA
Ideias para decoração da porta da sala de aula:

 

Acolhida - DINÂMICA - BALÕES  SURPRESA
OBJETIVO: Ler para a criança o conteúdo do balão com frases de boas vindas
TEMPO APROXIMADO: 15 minutos
MATERIAL:  Um balão colorido com uma das frases de boas vindas para cada aluno

COMO FAZER:
O professor deve colocar previamente uma frase de boas vindas em cada balão vazio.
Cada criança pega um balão, enche e brinca com ele no espaço, explorando seus movimentos;
Ao ouvir o sinal do professor, todos devem estourar um balão e pegar o papel com a frase que havia dentro dele
Ideias para frases:
SEJA BEM VINDO!
É BOM TÊ-LO COMO AMIGO(A)!
QUE POSSAMOS TER UM ÓTIMO ANO JUNTOS!
ESPERO PODER CONTAR COM A SUA AJUDA!
UM ÓTIMO INÍCIO DE AULA!
ESTOU FELIZ QUE VOCÊ ESTEJA AQUI!
QUE VOCÊ POSSA SER UM BOM COMPANHEIRO(A)!
VAMOS TER UM  ANO MARAVILHOSO JUNTOS!
COMO É GOSTOSO ESTAR NO ___ ANO!
SEMPRE SAIBAMOS SER SOLIDÁRIOS UNS COM OS OUTROS!

Como é o meu corpo? Realizar com a turma a atividade oralmente, nomeando cada parte do corpo, depois as crianças ilustrar, cada um a si mesmo.
Atividade:
                                           


TERÇA-FEIRA

Atividade:
Momento de apresentação na roda, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir

Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas ou se preferir, faça os crachás junto com a turma?
Como é o meu nome? Convidar os alunos a escrever seu nome com alfabeto móvel e depois montando o crachá.
Achei no imaculada



QUARTA-FEIRA
Acolhida
Para compor os painéis de da sala de aula, convidar as crianças a confeccionar o painel de aniversários da turma.
Fazer fotos (como nos modelos abaixo) colocando os aniversariantes de cada mês.


Atividade:

Fazer uma pintura com balão cheio de ar ou de farinha de trigo. Emendar algumas folhas de papel com durex, encher o balão. Colocar cores diferentes de tinta em pratinhos descartáveis. Deixar a criança melar o balão na tinta e jogá-lo no papel.


 Achei no finleeandme



QUINTA-FEIRA
Acolhida

Atividade: O que eu fiz durante as férias???
Realizar uma roda de conversa com as crianças sobre o tema, depois, convidar a turma para desenhar no óculos de sol algo que represente onde foi, o que fez ou alguma coisa que comeu.


SEXTA-FEIRA
Acolhida
Dia do Brinquedo - momento do livre brincar

Acolhida - DINÂMICA  -  O MESTRE MANDOU
Escolher uma criança para ser o mestre. Ela deverá inventar uma ordem fácil de resolver e todas as outras devem cumpri-las. Por exemplo: “o mestre mandou dar dois pulinhos”. Somente quem realizar a tarefa continua na brincadeira.

EU - MEU ROSTO - MEU NOME
Depois da brincadeira, convidar os pequenos a realizar o auto retrato com desenho livre ou com recorte e colagem.

A cara redonda
Que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca 
pequeno nariz.
Pescoço comprido
E ombros iguais
Chapéu na cabeça
Com laço pra trás.

Cara quadrada
A cara quadrada
que hoje eu fiz
tem olhos, tem boca
pequeno nariz
Tem duas orelhas
que são bem iguais
E tem um cabelo 

Bonito de mais.