Adsense

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Plano de aula Português - Poesia e Pontuação


PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL: POESIA
PONTUAÇÃO - RETICÊNCIAS
4° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

COMPONENTES CURRICULARES
Língua Portuguesa


CAMPOS DE ATUAÇÃO
Artístico literário


PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Apreciação estética/Estilo;
Formas de representação.
Pontuação

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Apreciar e identificar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido  criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais, a fim de compreender, gradativamente, as formas de representação desses textos.
Identificar e diferenciar, na leitura de textos, vírgula, ponto e vírgula, dois-pontos e reconhecer o efeito de sentido que decorre do uso de reticências, aspas, parênteses, de modo a aperfeiçoar, progressivamente, a compreensão e o uso da pontuação em suas produções, incorporando conhecimentos básicos sobre a língua, como ortografia e pontuação.

CONTEÚDO
Estilo; Formas de representação de textos poéticos visuais e concretos.
Identificação e diferenciação em textos dos sinais de pontuação: vírgula, ponto e vírgula, dois pontos e uso de reticências, aspas, parênteses.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.

Realizar com a turma a leitura do poema:



1) Leia o texto com atenção e responda:
a) O texto foi organizado em versos e estrofes, portanto, qual o gênero textual utilizado pelo autor?
___________________________________________________________________________

b) Quantos versos há no poema?
___________________________________________________________________________

c) Quantas estrofes?
___________________________________________________________________________

d) Como a vovó se sente quando os netos invadem sua sala?
___________________________________________________________________________

2) Observe as ilustrações e descreva, com suas palavras, como a avó se sentia:

Observe as imagens e leia com atenção: 
 
4) Releia os primeiros versos do poema:
A avó, que tem oitenta anos,
Está tão fraca e velhinha! . . .

Observe o uso das reticências (...) Você leria de modo diferente se ele não fosse encerrado por reticências?
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________

As reticências podem indicar a continuidade de uma ação ou de uma enumeração, a suspensão ou a interrupção de um pensamento, ou ainda hesitações, dúvidas do falante, citações incompletas ou mesmo pausas comuns na linguagem falada.

5) Sublinhe no poema os versos que apresentam reticências.

6) Em qual destas frases as reticências indicam a interrupção de um pensamento?
a) Vamos... Não... Talvez... Melhor amanhã.
b) Hoje é dia de ... entrevista!
c) Ela aceitou participar da entrevista acreditando que ...

7) Pesquise, em livros, jornais ou revistas, três frases em que são usadas reticências. Reescreva-as em seu caderno e explique a função dessa marca de pontuação em cada uma das frases escolhidas.
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________





AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades.
 
RECURSOS: Folhas impressas, dicionário

REFERÊNCIAS: 
- Poesias Infantis - Olavo Bilac
- Blog: professorajuce.blogspot.com

terça-feira, 28 de abril de 2020

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental - FOTOGRAFIA

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental

Tema: FOTOGRAFIA

Unidade temática: Artes Visuais

Objeto do conhecimento: Materialidades

Objetivos da aprendizagem: Realizar trabalhos de diversas expressões artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura, fotografia.

Conteúdo: Leitura de imagem: Relacionar imagens pictóricas e gráficas diversas de tempos, contextos e locais diferentes


Encaminhamento Metodológico

Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da fotografia, qual o objetivo e qual a relevância para nossa vida tem a fotografia.
Observar o que as pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando esta fotografia foi feita, 
Entregar aos alunos as imagens:

Imagem: Negra com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr.

imagem: Ian Macmillan


O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. 

É interessante que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. 

Para colar no caderno:

Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?

Observe as imagens e responda

imagem:  Flickr                                   Image: Eric Audras/ONOKY/Getty Images

a) Qual é a expressão do rosto das pessoas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

b) Como as pessoas estão vestidas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

c) Em que lugar as famílias foram fotografadas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

d) Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

e) O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________


Agora, que já sabemos a importância da fotografia em nossas vidas, que tal montarmos um varal de fotografias na escola?
Temas sugeridos:

* A evolução da nossa cidade

* Como se vestiam os estudantes e as poses que faziam antigamente e atualmente.

BOM TRABALHO!

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Sequência didática: Brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil

Precisando de atividades para os momentos de interação social online da Educação Infantil?

Sequência didática:
Brinquedos e brincadeiras para Educação Infantil


NOME: _____________________DATA: __________

A ATIVIDADE DE HOJE É UMA BRINCADEIRA MUITO DIVERTIDA CHAMADA “AMARELINHA”. COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, DESENHE UMA NO CHÃO OU APROVEITE OS DESENHOS DA CERÂMICA E BRINQUE BASTANTE.
REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS E COLOQUE NO ESPAÇO ABAIXO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


NOME: _______________________________ DATA: _______________

POR QUE O BRINCAR É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL?
O MOMENTO DA BRINCADEIRA É UMA OPORTUNIDADE DE DESENVOLVIMENTO PARA A CRIANÇA. ATRAVÉS DO BRINCAR ELA APRENDE, EXPERIMENTA O MUNDO, POSSIBILIDADES, RELAÇÕES SOCIAIS, ELABORA SUA AUTONOMIA DE AÇÃO E ORGANIZA SUAS EMOÇÕES. 
É INQUESTIONÁVEL A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. ELA ESTÁ INSERIDA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), SENDO UM DOS SEIS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: 1. CONVIVER, 2. BRINCAR, 3. PARTICIPAR, 4. EXPLORAR, 5. EXPRESSAR E 6. CONHECER-SE.
A IMAGINAÇÃO DA CRIANÇA PODE TE SURPREENDER, QUAIS AS ATIVIDADES OU BRINCADEIRAS DENTRO DE CASA FAVORITAS DO SEU FILHO? BARRACA? INSTRUMENTO MUSICAL? CASINHA? GARAGEM? COMPARTILHE COM A GENTE!
REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS E COLOQUE NO ESPAÇO ABAIXO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO. 


 NOME: __________________________________ DATA: __________________

HOJE ASSISTIMOS UM VÍDEO COM A LEITURA DO LIVRO “GATO XADREZ”. 
AGORA, VAMOS REALIZAR A DOBRADURA DE UM GATO. SIGA OS PASSOS DA PROFESSORA NO MOMENTO DE INTERAÇÃO SOCIAL PELO APLICATIVO TEAMS NO HORÁRIO MARCADO.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.

~+


 NOME: __________________________________         DATA: ___________________

APROVEITE PARA BRINCAR COM SUA FAMÍLIA E APRENDER COM ELES DURANTE ESTES DIAS QUE ESTÁ EM CASA!
A ATIVIDADE DE HOJE É MUITO LEGAL! UM JOGO ONLINE.
OBJETIVO: RELACIONAR QUANTIDADE X NUMERAL!
http://www.escolagames.com.br/jogos/euSeiContar/
COLOQUE FOTOS DESTE MOMENTO AQUI. ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.
NÃO ESQUEÇA DE ENVIAR A ATIVIDADE PARA A PROFESSORA.


NOME: _________________________ DATA: _______

ESTAMOS EM CASA TODOS OS DIAS NÃO É MESMO? O QUE FAZEMOS DURANTE O DIA? O QUE FAZEMOS DURANTE A NOITE?
COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA, REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS O QUE VOCÊ FAZ DURANTE O DIA E COMO É O CÉU QUANDO ESTÁ CLARO, EM UMA DAS JANELAS.  
NA OUTRA JANELA, REGISTRE COM UM DESENHO BEM BONITO OU COM FOTOS O QUE VOCÊ FAZ DURANTE A NOITE E COMO É O CÉU QUANDO ESTÁ ESCURO.  DEPOIS ESCREVA NA LINHA AO LADO QUAL O MOMENTO QUE VOCÊ ACABOU DE ILUSTRAR: DIA OU NOITE, USAR LETRA CAIXA ALTA.
ESTA ATIVIDADE FARÁ PARTE DO PORTIFÓLIO.