Adsense

quarta-feira, 15 de julho de 2020

PLANO DE AULA - 5º Ano - Matemática MEDIDA DE VALOR COM SITUAÇÕES PROBLEMAS



PLANO DE AULA - Matemática
5º Ano
MEDIDA DE VALOR
COM SITUAÇÕES PROBLEMAS

COMPONENTE CURRICULAR: 
Matemática

UNIDADE TEMÁTICA
Grandezas e medidas

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS:
Medida de valor

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra e venda e formas de pagamento (cédulas e moedas, cartão de crédito e cheque), utilizando termos como troco, desconto, acréscimo, pagamento a prazo e à vista, lucro e prejuízo, enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

CONTEÚDO
Medidas de valor: trocas entre cédulas e moedas no contexto de problemas. Problemas envolvendo medidas de valor: Sistema monetário brasileiro.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:


Recursos: Folhas impressas, material de uso diário.

Avaliação: Os alunos serão avaliados mediante envolvimento nas atividades enviadas para a casa e registros feitos no grupo de whatsApp.

Referência: 
Grade Curricular
Internet – Imagens colorir e cédulas
Fonte: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html - Acesso em Julho 2020



domingo, 12 de julho de 2020

PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS ** CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA ** CIÊNCIAS ** 
CICLO DA ÁGUA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL
COMPONENTE CURRICULAR: 
Ciências 

UNIDADE TEMÁTICA
Matéria e energia

OBJETOS DO CONHECIMENTO:
Ciclo hidrológico

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Aplicar conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da agua para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de agua potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais.  


ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

CICLO DA ÁGUA
As constantes transformações da água devido a alterações ambientais, sobretudo relacionadas a temperatura resultam no ciclo da água.
 
A água dos mares, rios e lagos é aquecida pelo calor e, com o tempo, transforma-se em vapor. Em contato com o ar e com o aumento da altitude, o vapor esfria, transformando-se em gotículas de água, que por sua vez formam as nuvens. Ao encontrar ventos frios, essas gotículas se multiplicam, formando a chuva que cai sobre o solo, as plantas e os animais. Assim, a água volta para o mar, os rios e os lagos.
1) Observe a ilustração acima e responda em seu caderno, copie a pergunta e responda:
a) Quais as fontes de água líquida observadas?
b) Quais as fontes de água sólida?
c) Quais fontes de água no estado gasoso podemos observar em nosso dia a dia? Cite duas.
d) Quais as fontes de água doce que estão na imagem?
e) Qual o processo mostrado na figura faz a água líquida se transformar em água no estado gasoso?
f) A água das nuvens pode voltar para o solo no estado líquido – na forma de chuva – ou no estado sólido – na forma de gelo.
g) Pesquise a respeito dessa diferença e explique o que a provoca.


2) Leia cada uma das legendas e desenhe as respectivas etapas na formação das chuvas.
A ÁGUA DOS RIOS, MARES E LAGOS É AQUECIDA PELO SOL

O VAPOR DA ÁGUA, AO ENCONTRAR REGIÕES MAIS FRIAS, FORMA GOTÍCULAS, QUE SE UNEM O ORIGINAM NUVENS NO CÉU.
AS NUVENS TORNAM-SE “PESADAS” E LIBERAM A CHUVA (PINGOS DE ÁGUA)

A CHUVA MOLHA O SOLO E AS PLANTAS E FORMA OS RIOS.
                            

AVALIAÇÃO: 
Será realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a realização da mesma.

RECURSOS: folhas impressas, lápis grafite, lápis colorido, marcador colorido para os textos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Pinterest.com

quarta-feira, 8 de julho de 2020

PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA GÊNERO TEXTUAL TIRINHA


PLANO DE AULA  - LÍNGUA PORTUGUESA
GÊNERO TEXTUAL TIRINHA

COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa 

CAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação

PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
Leitura de imagens em narrativas visuais: linguagem verbal e não-verba

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e emprega-los quando necessário dentro do contexto, percebendo a relação entre eles.
Produzir e analisar o sentido de histórias em quadrinhos e tirinhas, relacionando imagens e palavras e interpretando recursos gráficos (tipos de balões, de letras, onomatopeias), para que se aproprie e faça uso da linguagem utilizada nesses gêneros.

CONTEÚDOS
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana.
Efeitos de sentido produzidos pelos recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos (linguagem verbal e nãoverbal).
Leitura e compreensão de textos com signos verbais e não-verbais.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

GENERO TEXTUAL: TIRINHA
Realizar leitura do texto a atividades




AVALIAÇÃO:  A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

RECURSOS: Folhas impressas, lápis, borracha, caderno, cola, tesoura, etc.

REFERÊNCIAS: 
https://document.onl/download/link/interpretacao-de-tirinha
http://turmadamonica.uol.com.br/home/