Adsense

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA ALFABETIZAÇÃO - LETRA F

 PLANO DE AULA – 1º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA

ALFABETIZAÇÃO - LETRA F

COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

Escrita 


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura

Escuta atenta

Construção do sistema alfabético Convenções da escrita Função do símbolo.

Correspondência fonema grafema.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura, com auxílio da poesia:


Realizar, com auxílio a escrita da poesia:



Realizar leitura do silabário.
Escrever palavras com a letra F


Realizar leitura e ilustração conforme o que se pede.
Pintar bolinhas conforme a quantidade de sílabas.


Escrever palavras conforme a imagem.


AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


ATENÇÃO

O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues,

Paginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em

violação de direito autoral conforme Código Penal Art 184, e haverá a

denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar

no bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - ALFABETIZAÇÃO LETRA R

 PLANO DE AULA – 1º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA

ALFABETIZAÇÃO LETRA R




COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

Escrita

Leitura


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura

Escuta atenta

Construção do sistema alfabético Convenções da escrita Função do símbolo.

Correspondência fonema grafema.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura da trava-língua e ilustração

Formar sílabas com a letra R



Escrever palavras iniciadas com a letra R


Escrever a trava-língua



AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Cadernos, folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco


Atenção
O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues,
Paginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em
violação de direito autoral conforme Código Penal Art 184, e haverá a
denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar
no bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.

PLANO DE AULA – 1º ANO - ALFABETIZAÇÃO LETRA V

 PLANO DE AULA – 1º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA

ALFABETIZAÇÃO LETRA V



COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

Escrita

Leitura


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura

Escuta atenta

Construção do sistema alfabético Convenções da escrita Função do símbolo.

Correspondência fonema grafema.


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura do  texto: A vaquinha, poesia de Izabel Cristina Soares

Procurar palavras no caça palavras

Realizar interpretação textual:

Escrever uma lista de animais que não estão no texto

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Cadernos, folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular do Paraná em Foco



ATENÇÃO

O compartilhamento deste material ou parte dele por sites, Blogues,

Paginas/perfis “sociais” sem a autorização previa de autor, incorre em

violação de direito autoral conforme Código Penal Art 184, e haverá a

denúncia em órgão de proteção global como DMCA o que poderá acarretar

no bloqueio de sua conta de Google Adsense e perfis sociais.