Adsense

terça-feira, 5 de outubro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - O CASO DO BOLINHO

PLANO DE AULA – 1º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
O CASO DO BOLINHO



COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa

PRÁTICA DE LINGUAGEM 
Escrita 

OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal
Uso dos recursos gráfico visuais
Decodificação fluência de leitura
Escuta atenta
Construção do sistema alfabético 
Convenções da escrita Função do símbolo.
Correspondência fonema grafema.
Construção do sistema alfabético e da ortografia

MATEMÁTICA
Sistema de numeração Números naturais
Agrupamentos: dezenas
Adição e subtração - Construção de fatos básicos da adição e da subtração
Antecessor e sucessor


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO
LÍNGUA PORTUGUESA
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de
sílabas iniciais, mediais e finais.

MATEMÁTICA
Utilizar a reta numérica como suporte para desenvolver procedimentos de cálculo durante o
processo de resolução de problemas, envolvendo adição e subtração.
Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o
resultado por meio de registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como
jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Agrupamentos: dezenas
Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para
resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos.
Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO



Realizar a leitura do Livro O causo do bolinho
Livro para baixar: Clique Aqui

Texto do Livro para imprimir:


Atividade de Língua Portuguesa: Escrever palavras conforme solicitado

Atividade de Língua Portuguesa: Completar o quadro com a letra inicial, letra final, total de letras e de sílabas

Atividade de Língua Portuguesa: Escrever palavras 

Atividade de Língua Portuguesa: Escrever texto conforme solicitado

"Eu sou um Bolinho, 
Redondo e fofinho, 
De creme recheado, 
Na manteiga assado, 
Deixaram-me esfriando, 
Mas eu fugi rolando!
O vô não me pegou, 
A vó não me pegou, 
Nem você, dona Lebre, 
Vai me pegar!"

MATEMÁTICA

Atividade de Matemática - Realizar sequencia numérica


Atividade de Matemática - Realizar Agrupamentos


Atividade de Matemática - Realizar adição na reta numérica

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas e material de uso diário. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO – HISTÓRIA - ESCOLA

 PLANO DE AULA – 1º ANO –  HISTÓRIA  - ESCOLA



COMPONENTE CURRICULAR

História 


UNIDADE TEMÁTICA

Mundo pessoal: Meu lugar no mundo


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

A escola e a diversidade do grupo social envolvido


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

(EF01HI04) Identificar as diferenças entre os variados ambientes em que vive (doméstico, escolar e da comunidade) reconhecendo as especificidades dos hábitos e das regras que os regem, diferenciando o público do privado.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura do texto: Minha escola, depois, realizar desenho, composição visual.

Qual é o nome da nossa escola?

Quem trabalha em nossa escola?

Qual a função? 

Como são os nomes de algumas das pessoas?



O que faz parte da nossa escola? Amigos, professores, material escolar, objetos da sala de aula.
Escreva os nomes que se pede



AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades. 

RECURSOS: Folhas impressas, caderno e material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR

 PLANO DE AULA – 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

CIÊNCIAS - CADEIA ALIMENTAR


COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA 

Vida e evolução 


OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS 

Cadeias alimentares - Relações alimentares: produtores, consumidores e decompositores


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Compreender o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar leitura do texto e responder questões relacionadas ao tema: 

Cadeia Alimentar

Fotossíntese

Produtores, Consumidores e Decompositores

 

Responder questões relacionadas ao tema:


Escolher um animal e realizar pesquisa sobre ele:


Atividade Interativa:
Recorte em volta do quadro abaixo seguindo a margem, recorte nas linhas pontilhadas. 
Cole no caderno apenas onde está escrito cadeia alimentar na vertical.
Escreva no seu caderno, atrás de produtores, quem são os produtores e pelo que são responsáveis. 
Atrás de consumidores, escreva: quem são os consumidores, cite exemplos.
Atrás de decompositores, escreva quem são e o que fazem.


Realizar composição visual utilizando recortes para ilustrar a cadeia alimentar


Exemplos de como podemos ilustrar a cadeia alimentar com papel colorido, recorte e colagem.

Cada animal precisa estar com a boca bem aberta para mostrar o outro animal ou vegetal dentro dela.


Achei aqui


Achei aqui petrucelliart

           

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, caderno e material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular do Paraná em Foco


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog.