Adsense

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Dinâmica de leitura para Ensino Fundamental - SORVETERIA


Dinâmica de leitura para Ensino Fundamental

Para trabalhar leitura com os pequenos precisamos ter claro o porquê da leitura ser importante.
Aprender a escolher livros que valem a pena, que incentivem o aluno a querer ler.
Criar na sala de aula um cantinho de leitura,  ser perseverante.
Você não precisa ler todos os livros do mundo, mas tenha anotado o que quer ler para ter a atenção dos pequenos.
Outra forma bem interessante é utilizar técnicas de leitura dinâmica, com brincadeiras tudo fica mais prazeroso e com isso facilita a aprendizagem!

Realizamos uma brincadeira chamada SORVETERIA


Com a turma do 4º ano - Imprimimos tabuada e trava-língua e colocamos nos picolés.
Cada aluno, na sua vez, teria que responder a um desafio.

Para o 1º Ano, colocamos nos picolés, palavras com sílabas simples.
Foi um sucesso!

Esta é a professora Vera, juntas montamos tudinho para incentivar galera com a tabuada e leitura!

DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog

domingo, 10 de outubro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - A CASA SONOLENTA

 PLANO DE AULA – 1º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

A CASA SONOLENTA


COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa


PRÁTICA DE LINGUAGEM 

Escrita 


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

LÍNGUA PORTUGUESA

Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal

Uso dos recursos gráfico visuais

Decodificação fluência de leitura

Escuta atenta

Construção do sistema alfabético 

Convenções da escrita Função do símbolo.

Correspondência fonema grafema.

Construção do sistema alfabético e da ortografia


MATEMÁTICA

Sistema de numeração Números naturais

Agrupamentos: dezenas

Adição e subtração - Construção de fatos básicos da adição e da subtração

Antecessor e sucessor



OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

LÍNGUA PORTUGUESA

Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


MATEMÁTICA

Utilizar a reta numérica como suporte para desenvolver procedimentos de cálculo durante o processo de resolução de problemas, envolvendo adição e subtração.

Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por meio de registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

Agrupamentos: dezenas

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos.

Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura do Livro a CASA SONOLENTA

Livro para baixar em PDF: Clique Aqui


Atividade de Língua Portuguesa: Localizar informações na capa do livro


Atividade de Língua Portuguesa: Localizar informações no título do livro


Atividade de Língua Portuguesa: Observar a cena e enumerar os elementos



Atividade de Língua Portuguesa: Desembaralhar letras - Escrever palavra - separar em letras e depois em sílabas


Atividade de Língua Portuguesa: quantificar números de letras e sílabas


MATEMÁTICA

Atividade de Matemática - Construir gráfico com contagem das letras de cada palavra



Atividade de Matemática - Contar quantidades - colorir conforme o numeral



Atividade de Matemática - Realizar agrupamentos de dois em dois e depois de três em três.




AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas e material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog

terça-feira, 5 de outubro de 2021

PLANO DE AULA – 1º ANO - O CASO DO BOLINHO

PLANO DE AULA – 1º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
O CASO DO BOLINHO



COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa

PRÁTICA DE LINGUAGEM 
Escrita 

OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal
Uso dos recursos gráfico visuais
Decodificação fluência de leitura
Escuta atenta
Construção do sistema alfabético 
Convenções da escrita Função do símbolo.
Correspondência fonema grafema.
Construção do sistema alfabético e da ortografia

MATEMÁTICA
Sistema de numeração Números naturais
Agrupamentos: dezenas
Adição e subtração - Construção de fatos básicos da adição e da subtração
Antecessor e sucessor


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO
LÍNGUA PORTUGUESA
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas. 
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de
sílabas iniciais, mediais e finais.

MATEMÁTICA
Utilizar a reta numérica como suporte para desenvolver procedimentos de cálculo durante o
processo de resolução de problemas, envolvendo adição e subtração.
Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o
resultado por meio de registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como
jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Agrupamentos: dezenas
Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para
resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos.
Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO



Realizar a leitura do Livro O causo do bolinho
Livro para baixar: Clique Aqui

Texto do Livro para imprimir:


Atividade de Língua Portuguesa: Escrever palavras conforme solicitado

Atividade de Língua Portuguesa: Completar o quadro com a letra inicial, letra final, total de letras e de sílabas

Atividade de Língua Portuguesa: Escrever palavras 

Atividade de Língua Portuguesa: Escrever texto conforme solicitado

"Eu sou um Bolinho, 
Redondo e fofinho, 
De creme recheado, 
Na manteiga assado, 
Deixaram-me esfriando, 
Mas eu fugi rolando!
O vô não me pegou, 
A vó não me pegou, 
Nem você, dona Lebre, 
Vai me pegar!"

MATEMÁTICA

Atividade de Matemática - Realizar sequencia numérica


Atividade de Matemática - Realizar Agrupamentos


Atividade de Matemática - Realizar adição na reta numérica

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas e material de uso diário. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

 

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

 

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog