Adsense

sexta-feira, 4 de março de 2022

PLANO DE AULA CIÊNCIAS 4º ANO - ÁGUA

PLANO DE AULA – 4º ANO - CIÊNCIAS 



COMPONENTE CURRICULAR

Ciências


UNIDADE TEMÁTICA

Matéria e Energia


OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS

Água: características, estados físicos e distribuição no planeta

Importância da água para manutenção da vida na Terra

Fontes de poluição da água

Preservação dos recursos hídricos


OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO

Conhecer os estados físicos da água, identificando-os em situações do cotidiano.

Investigar sobre a distribuição de água no planeta, relacionando a sua importância para a vida na

Terra.

Identificar as principais fontes de poluição da água e reconhecer procedimentos de preservação

deste recurso na natureza.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO


Realizar a leitura do texto: Água


PARA QUE PRECISAMOS DA ÁGUA?
Confecção de cartaz coletivo, cada aluno deve desenhar uma utilidade para a água. Depois reunir e colocar como gotas saindo da torneira.

Atividade no caderno - USOS DA ÁGUA


- EXPERIÊNCIA - As plantas também precisam da água!
 Realizar com a turma uma horta ou boneco ecológico - Você pode usar materiais recicláveis para para plantar. 


Boneco ecológico - Para fazer você irá precisar de: alpiste, serragem e meia. Decore como quiser.


Realizar a leitura do texto: Água - CICLO DA ÁGUA

MUDANÇAS NO ESTADO DA ÁGUA

 De sólido para líquido: Fusão – exemplo: Derretimento do gelo.

De líquido para gasoso: Evaporação –  exemplo: O vapor que se desprende durante a fervura da água.

De gasoso para líquido: Condensação – exemplo: O vapor, ao encontrar uma temperatura mais baixa (na tampa de uma chaleira), transforma-se em gotinhas de água.

De líquido para sólido: Solidificação – exemplo: Formação do gelo.


Realizar atividade para fixação de conteúdo, respondendo questões sobre o tema:

PESQUISA:

Quais problemas o excesso de chuvas pode causar?

Quais problemas a falta de chuvas pode causar?


Realizar a leitura do texto: Água   - POR QUE É PRECISO ECONOMIZAR ÁGUA?

PESQUISAR:
- Se fechar a torneira durante o tempo que escova os dentes, quanto irá economizar de água?
- Se lavar o carro ou a calçada com a água que sai da máquina de lavar, quanto irá economizar de água?
- Se fechar a torneira da pia da cozinha enquanto lava a louça, quanto irá economizar de água?



- Realizar leitura do exto: PORQUE A ÁGUA DO MAR É SALGADA?

QUESTIONAMENTOS

Em que estados a água pode ser encontrada na natureza?

Onde encontramos a água no estado líquido?

Onde encontramos a água no estado sólido?

Como ocorre o ciclo da água na natureza?

EXPERIÊNCIA -  O ciclo da água

MATERIAIS:

  • Uma garrafa de plástico transparente - ou saco plástico transparente sem furo
  • Água
  • Corante alimentício azul
  • Marcadores

PROCEDIMENTO:

  • Na parte de cima da garrafa desenhe um céu com sol e algumas nuvens.
  • Despeje um pouco de água na garrafa sem passar da metade. Coloque um pouco de corante e tampe.
  • Deixe a garrafa no sol por um tempo.
  • A água no fundo da garrafa vai evaporar quando for aquecida pelo sol. Logo começarão a formar gotas de água na parte de cima da garrafa.

(Foto encontrada na internet sem referência do autor)

(Foto encontrada na internet sem referência do autor)

PORQUE ISSO ACONTECE?

Nesse experimento, podemos simular de forma simples parte do ciclo da água que ocorre na Terra. O sol aquece a água, que sobe para a atmosfera na forma de vapor, formando as nuvens.

Quando encontra uma corrente fria de ar, o vapor que está nas nuvens condensa e cai sob a forma de chuva. Esse é um dos experimentos com água para crianças que elas mais gostam.


- Confecção de cartaz com o tema: ECONOMIZE ÁGUA


DICAS PARA CUIDADO COM A ÁGUA:
Diminua o tempo no chuveiro.
Lave sua roupa de forma mais consciente.
Evite lavar a calçada com mangueira.
Use o balde para lavar o carro.
Não deixe a água correndo ao lavar a louça.
Escove os dentes com a torneira fechada.
Verifique vazamentos.
Utilize produtos de limpeza apropriados e de qualidade.
Reutilize a água da chuva.
Prefira equipamentos e eletrodomésticos com uso reduzido de água.
Não jogue lixos nos lagos e rios.

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, cartolina, papel colorido, material de uso diário.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

quarta-feira, 2 de março de 2022

PLANO DE AULA HISTÓRIA 5º ANO - NOMADISMO E SEDENTARISMO

PLANO DE AULA HISTÓRIA 5º ANO

NOMADISMO E SEDENTARISMO

COMPONENTES CURRICULARES

História


UNIDADE TEMÁTICA

Povos e cultura: Meu lugar no mundo e meu grupo social


OBJETOS DO CONHECIMENTO

O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.

Entender a migração como deslocamento populacional pelo espaço geográfico, identificando a importância da mobilidade e da fixação para a sobrevivência do ser humano

Conhecer o processo de colonização das terras brasileiras, especialmente do território paranaense.

Conhecer e valorizar a cultura dos povos indígenas, africanos e europeus que formaram a população brasileira e do Estado do Paraná.


CONTEÚDOS

Nomadismo e sedentarismo na formação das primeiras sociedades.

Relações de trabalho e cultura no processo de formação da população brasileira.


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar a leitura dos textos Nomadismo e Sedentarismo:

     

Com base na leitura realizada, responder questões relacionadas ao tema:

 Pesquisar e responder o significado de Nômades e Sedentários, se preferir, pedir as crianças que procurem os termos no dicionário.

Realizar atividade de completar o texto:



Realizar produção textual sobre o tema:



AVALIAÇÃO: A avaliação do processo de aprendizagem será realizada por meio das atividades propostas para esta aula, considerando o desenvolvimento de cada um dos alunos. Em um primeiro momento, espera-se que os alunos sejam capazes de compreender e analisar as origens das atividades humanas relacionadas à alimentação e à sobrevivência na Pré-História, desde o momento em que o homem era nômade até a sua sedentarização. Além das atividades propostas nesta sequência didática, algumas questões podem ser utilizadas para aferir a aprendizagem dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem aqui explorados.


RECURSOS: 

Lousa; giz; material de uso diário; imagens impressas ou digitais.


REFERÊNCIAS:

Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!


PLANO DE AULA – 3º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA TRAVA-LÍNGUA E M antes de P e B

 PLANO DE AULA – 3º ANO -  LÍNGUA PORTUGUESA

TRAVA-LÍNGUA E M antes de P e B


OBJETO DO CONHECIMENTO/CONTEÚDO:

Construção do sistema alfabético


OBJETIVOS:

Domínio das relações entre grafemas e fonemas;

Conhecimento sobre alguns aspectos da ortografia do Português Brasil;


ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

Realizar leitura do texto - Trava-língua

Realizar com a turma a escrita da Trava-língua no caderno, utilizando letra cursiva.


M antes de P e B – Ditado ilustrado -

Realizar leitura para a professora: FICHA DE LEITURA


Completar o texto com as letras faltosas e realizar leitura para a professora:

AVALIAÇÃO:  A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.

RECURSOS: Folhas impressas, material de uso diário. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!