Identidade
- Vamos fazer um auto-retrato usando prato descartável;
- Levar para sala um espelho dentro de uma caixinha, sempre dizendo que dentro dela tem um tesouro, esta caixa passara por todos os amigos, esta é a regra da brincadeira: Manter segredo, quem ver não poderá contar, somente depois que todos verem.
- Conversaremos sobre o corpo, quais as diferenças entre eu e meu amigo. Ex. cabelo, cor da pele, altura, mostrando para as crianças que cada um é único, diferente e especial.
- Para uma melhor comunicação entre escola e família, enviaremos para casa uma entrevista para ser preenchida pelos pais, as crianças deverão saber do que se trata e para que servirá as informações registradas;
Quem sou eu?
Meu nome é: ________________________________________
Tenho ____ anos.
Nasci no dia ___/___/___
Meu endereço é: _______________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________. Meu peso: ____________. Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Desenhar no bolo o número de velinhas referente à sua idade
http://blog.orolix.com.br/blog/brincandoeducando
Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos. Esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada aluno, onde os indivíduos estão mais disponíveis à aprendizagem, ao se identificar com o modelo de ser humano que lhe é apresentado.
De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade tem a função de distinguir, marcar as diferenças, sejam elas, físicas, emocionais e comportamentais, dos indivíduos. Sendo assim, de nada adianta prepararmos planejamentos especiais para trabalhar a identidade, se não é respeitado o ritmo de cada criança em sala de aula.
Estratégias - Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada. - Vamos cantar e dançar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé... - Confeccionaremos um Mural de alturas, pintado por eles e com uma foto para identificar a criança.
- Vamos fazer a brincadeira: Canoa Virou. Colocando o nome das crianças na música;Estratégias - Na roda, conversaremos de forma informal sobre cada parte do corpo: boca, nariz, orelhas, braços, mãos, tronco, pernas, pés... Para que servem? – O professor deve provocar as crianças com esta pergunta para cada parte do corpo que for citada. - Vamos cantar e dançar a música: Cabeça, ombro, joelho e pé... - Confeccionaremos um Mural de alturas, pintado por eles e com uma foto para identificar a criança.
- Vamos fazer um auto-retrato usando prato descartável;
- Levar para sala um espelho dentro de uma caixinha, sempre dizendo que dentro dela tem um tesouro, esta caixa passara por todos os amigos, esta é a regra da brincadeira: Manter segredo, quem ver não poderá contar, somente depois que todos verem.
Achei aqui: edu-infantilcriativa
- Para uma melhor comunicação entre escola e família, enviaremos para casa uma entrevista para ser preenchida pelos pais, as crianças deverão saber do que se trata e para que servirá as informações registradas;
Quem sou eu?
Meu nome é: ________________________________________
Tenho ____ anos.
Nasci no dia ___/___/___
Meu endereço é: _______________________________________________________
Meu telefone é: ______________.
O nome da minha mãe é:________________________________
O nome do meu pai é: __________________________________
Na minha família também tem: _____________________ que eu gosto muito e cuida de mim.
Minha altura:__________. Meu peso: ____________. Cor dos olhos: _________________.
Cor dos cabelos:________________.
Desenhar no bolo o número de velinhas referente à sua idade
- Cada criança deitará sobre uma folha de papel para que possa desenhar a silhueta dela. Recortaremos o contorno, e vamos escrever o nome da criança e entregar a ela para completar o desenho com olhos, mãos, joelhos etc. Nesse momento, incentivar a criança a observar o próprio corpo.
- Vamos trabalhar os órgãos dos sentidos, para perceberem o tato, levarei um livrinho com alguns produtos previamente bem colados para que descubram de olhos vendados no que estão tocando. Ex. Macarrão, botão, lã, lixa, palito de fósforo, algodão, esponja.
- Faremos uma pesquisa com a família de quais os cheiros e gostos que mais gosto, colando rótulos.
- Para trabalhar a audição, confeccionaremos um livro com as histórias que mais gosto de ouvir. Uma ideia muito legal é usar tampa de pote de sorvete:
- Vamos experimentar sabores diferentes. Ex. Açúcar, chocolate em pó, leite em pó, sal. Cada amigo deverá provar algum deles e adivinhar o que provou. - Faremos em papel Canson o desenho do que mais eles gostam de comer.
- Faremos quebra-cabeça do corpo humano - Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
Dinâmicas:
1) Eu sou... e você, quem é? Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante: Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô! Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
4) Abraçando amigos formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
Achei aqui: brilliantbeginningspreschoolutah com 3
- Vamos trabalhar os órgãos dos sentidos, para perceberem o tato, levarei um livrinho com alguns produtos previamente bem colados para que descubram de olhos vendados no que estão tocando. Ex. Macarrão, botão, lã, lixa, palito de fósforo, algodão, esponja.
Achei aqui: maternaldogualberto
- Para trabalhar a audição, confeccionaremos um livro com as histórias que mais gosto de ouvir. Uma ideia muito legal é usar tampa de pote de sorvete:
Achei aqui: GuiaPrático
- Vamos experimentar sabores diferentes. Ex. Açúcar, chocolate em pó, leite em pó, sal. Cada amigo deverá provar algum deles e adivinhar o que provou. - Faremos em papel Canson o desenho do que mais eles gostam de comer.
Achei aqui:
- Depois fazer um lanche bem gostoso pra turminha!
Achei aqui: Jandira
- Faremos quebra-cabeça do corpo humano - Para finalizar o projeto sugerimos a criação de um boneco do tamanho das crianças feito de sucata – Nomeá-lo, listar suas características de personalidade e caráter, cada parte do corpo que for sendo criada o professor aproveita para revisar tudo que já trabalharam.
- Exposição dos nossos trabalhos:
Dinâmicas:
1) Eu sou... e você, quem é? Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica pode ser feita com o grupo sentado sem a roda girar.
2) Apresentante: Material Necessário: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um.
3) Alô, alô! Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a auto-estima.
4) Abraçando amigos formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem.
Para trabalhar identidade juntei um pouco de cá e outro tanto de lá.... Pesquisei em vários Blogs e fui "tirando" o que achei mais legal.
Oi Ju! Passei pra agradecer a sua visitinha e conhecer o seu cantinho. Parabéns!!! Tomei a liberdade de colocar o seu link no meu blog.
ResponderExcluirBeijos e fique com Deus
Celia
Ju
ResponderExcluirGostei bastante de seu plano. Vou indicar seu blog para as minhas amigas da Ed. Infantil ta?
Beijinhos,
Dê.
oie tem um desafio para vc no meu acantinho.
ResponderExcluirbjinhuxxx
Que lindo o seu blog.
ResponderExcluirAdorei as idéias.
Sou orientadora e coordenadora.
Irei passá-la para as minhas colegas.Quero ser sua seguidora!
Beijocas
oi Juce, muito bom seu projeto identidade, também estou na educ.infantil, agora na vice-direção, e não quero perder o contato com a pratica, bjs
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirEspreite o meu Baú, tem lá um presentinho.
Beijinhos
Olá!
ResponderExcluirObrigada pela sua visita no meu blog!
Adorei também o seu blog e fiquei sua seguidora!
Bom fim de semana!
Oi querida!!!
ResponderExcluirEstou passando para te parabenizar pelo blog e para dizer que deixei um presentinho lá no meu blog para ti... Dá uma passadinha por lá...
Beijinhos... Lizzy
Olá, gostei muito das suas idéias, vou adaptá-los para minha turminha de maternal de 2 aninhos.
ResponderExcluirA sua turminha tbém é de maternal?
Bjs!!!!
Olá, gostei muito das suas idéias, vou adaptá-los para minha turminha de maternal de 2 aninhos.
ResponderExcluirA sua turminha tbém é de maternal?
Bjs!!!!
Gostei muito de suas idéias, vou adaptar algumas e aplica-las com minha turma, pois estou trabalhando com o Projeto Identidade.
ResponderExcluirUm abraço!
Ange,Dourados/MS
Nossa! Amei o trabalho com identidade estou trabalhando com uma turma de 3 anos e vai me ajudar demais, amei, amei, amei... Admiro quem tem um blog, não tenho tempo e nem jeito pra fazer, que bom que existem pessoas como vcs.
ResponderExcluirObrigada pelas dicas.
Prof Fê
Ei.. gostei muito do seu blog,tem idéias legais e muito criativas, achei um máximo..sou educadora e trabalho com maternal de 3 anos super bjo!
ResponderExcluiradorei seu cantinho vai me ajudar muito
ResponderExcluirAdorei suas atividades! Vou salvá-las
ResponderExcluirpara trabalhar com as crianças.
Gostei muito das ideias, obrigada
ResponderExcluirGostei muito das ideias, obrigada
ResponderExcluir😍ideias muito boas Amei ,quero te seguir!❤
ExcluirGostei de suas ideias vou colocá-las na prática. Que Deus lhe abençoe.
ResponderExcluirParabéns lindo trabalho! Ideias que farei com as crianças com cetcert! Obrigada.
ResponderExcluirParabéns! Idéias criativas. Obrigada!
ResponderExcluirExcelente seu trabalho. Eu queria pesquisar nas suas referências, mas não deu.
ResponderExcluirParabéns lindo trabalho, irei fazer com minhas crianças!!
ResponderExcluirOlá Prô! Quero agradecer por compartilhar conosco suas ideias. Será para mim de grande importância e me ajudará a desenvolver um projeto com meus pequenos!
ResponderExcluirMuito obriga, DEUS te abençoe sempre em nome de Jesus Cristo.
Att. Prof. Rosineide
Astrologer Swami Ji in India
ResponderExcluirVashikaran Specialist
Vashikaran specialist near me
Vashikaran specialist address
best vashikaran specialist
best vashikaran specialist astrologer
Vashikaran pay after result
vashikaran spells
Vashikaran Specialist
Simplesmente adorei!!!! Otimas ideias! Obrigada por compartilhar!!
ResponderExcluirSashnglam provides you with a piano wig made specifically for pianists. It is usually made of synthetic hair and is designed to protect the head of the pianist from oil and sweat which could damage the musician's natural hair.
ResponderExcluirLime Kiln Dust Orlando is a byproduct of the lime manufacturing process, commonly used as a soil stabilizer and in road construction for its high calcium content and binding properties. Its versatility and cost-effectiveness make it a valuable resource in the local construction industry.
ResponderExcluircaramel chocolate in Khobr tantalizes the taste buds with its luscious blend of creamy caramel and rich chocolate, creating a heavenly indulgence that leaves you craving for more.
ResponderExcluirWith the wifi wavlink com login, I have full control over my network and can ensure a secure connection.
ResponderExcluirThank you once again for sharing your knowledge and providing such valuable content.
ResponderExcluirExcellent post. It's quite educational and innovative. i will share it from others.
ResponderExcluirRamma Foundation Repair is your trusted partner for comprehensive foundation repair services in Edmonton. With a commitment to quality and decades of experience, we ensure the stability and longevity of your property through expert Foundation Repair Edmonton solutions. Rest easy, knowing your foundation is in capable hands with Ramma Foundation Repair.
ResponderExcluirWith over 25 years of excellence in serving the communities of Plantation, Fort Lauderdale, Hollywood, and Aventura FL, Dolphin Dental Care is dedicated to providing top-notch oral health services. Our experienced team, led by Dr. Ivan Parra, combines warmth, respect, and professionalism to ensure a lifetime of smiles. Discover the epitome of dental excellence at Dolphin Dental Care - your trusted partner for comprehensive and personalized dental services.
ResponderExcluirFor a complete kitchen transformation, trust our expert team for comprehensive kitchen renovation services. We focus on optimizing space, maximizing storage, and enhancing workflow, ensuring your renovated kitchen is a perfect blend of style and efficiency. Our commitment to quality craftsmanship and attention to detail sets us apart as your preferred kitchen renovation partner.
ResponderExcluirCabo San Lucas Villas redefine luxury with breathtaking cabo san lucas villa rentals. Experience the epitome of comfort and style in our meticulously curated properties. Elevate your getaway with the perfect blend of sophistication and relaxation in the heart of Cabo San Lucas.
ResponderExcluirall problem will be solved by hazi baba in only one call https://greatmuslimastrologer.com/
ResponderExcluirFuture Style By Nida Faysal represents a harmonious blend of tradition and innovation, crafting fashion pieces that resonate with elegance and modernity. With meticulous attention to detail, each creation exudes sophistication, offering a glimpse into the future of style.
ResponderExcluirExperience the exotic allure of Monster Rabbit, a premium Epimedium Honey Dubai, crafted to enhance vitality and intimacy. Indulge in its natural ingredients and potent formula for an unforgettable experience.
ResponderExcluirEmbracing your unique tastes, abilities, and individuality is a profound journey of self-discovery. For those looking to reflect their personal style in their space, explore the best fit out companies in Dubai.
ResponderExcluir"Understanding one's unique tastes and limits is key to personal growth. For tailored interior designs that reflect individuality, check out fit out contractors Dubai!"
ResponderExcluir