terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Atividades para adaptação escolar - Educação Infantil



Atividades para adaptação para Educação Infantil!

A MÚSICA DOS NOMES
Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador.Cantaremos músicas como: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reuniremos a turma em um local agradável e cante. As crianças também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.

TEATRO DE BONECOS
Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sentaremos com as crianças no chão e usando os fantoches “conversaremos com cada uma. Fazendo perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?

MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ IDADE
Com o objetivo de tranquilizar se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares.Distribuirei uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, Colocaremos os devidos nomes nas cartas para serem entregues quando os pais chegarem.

CUIDADO COM A BONECA
Para essa brincadeira precisamos de bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas. Com o objetivo de brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter um bom relacionamento com o grupo, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Vamos propor que cada um pegue uma boneca e cuide dela como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e fazer carinho.

CHUVINHA DE PAPEL
Precisaremos de revistas e jornais velhos. Sentaremos com a turma no chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Vamos permitir que todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Juntar os papéis picados num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.

JOGO DAS EXPRESSÕES
Desenhar na cartolina várias carinhas com expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva, medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um brinquedo da sua mão.

TEXTURA
Usando lixa, faremos pintura com giz. As crianças vão perceber diferentes efeitos ou tonalidades de um giz, por exemplo, quando usado sobre superfícies diferente.

CORRIDA DE OBSTÁCULOS
O material necessário será: Colchonetes, tatames ou tapetes de EVA e obstáculos, como bancos, cordas, túneis, rampas etc.
OBJETIVO: Desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade, equilíbrio, deslocamento, esquema corporal, ritmo e atenção.
PREPARAÇÃO: Organize a sala forrando o chão com os colchonetes. Espalhe pelo ambiente alguns obstáculos. Propor às crianças diferentes movimentos: rolar com braços e pernas esticados, para a frente e para trás; sugira que engatinhem por baixo da mesa ou de uma corda amarrada a uma altura baixa, dentro de um túnel, em uma rampa, em diferentes direções e em ziguezague; andarem de frente e de costas em cima de um banco ou sobre materiais diversos, devagar e rápido, com passos de formiguinha e de gigante; incentive-as a trabalhar o impulso com pulos, saltos para a frente e para trás, livres ou sobre obstáculos.
Estas atividades foram extraídas da revista Nova Escola, edição especial n°9, "Educação Infantil"




5 comentários:

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!