Temas transversais associados: pluralidade cultural- ética- trabalho- meio ambiente.
Objetivos:
•Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
•Relatar às crianças as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo dizimadas pela civilização para despertar o Carinho das crianças para com os índios e com todos ao seu redor.
•Desenvolver o ritmo e atenção.
•Despertar nas crianças, que os índios também sabem amar.
•Estimular a imaginação e a criatividade.
Desenvolvimento e descrição do Projeto:
•Contar histórias sobre os índios. Use fotos (se preferir, imprima as imagens)
•Montar com as crianças o "Cantinho do índio". Coloque cocar, utensílios ou instrumentos com características indígenas:
•Artes: confeccionar colar de macarrão com as crianças.
•Utilizar rodinha para conversas informais: Perguntar as crianças onde elas já viram um índio. Mostrar gravura de índio em revistas , no Data show pedir e que observem como os índios se vestem, se usa sapatos, o que tem na cabeça. Devemos demonstrar carinho para com os índios!
•Use Rolinho de papel para fazer um índio
•Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir, comer, etc.
•Poesia: Índio.
•Música: Os indiozinhos.
Objetivos:
•Conhecer e sensibilizar as crianças, sobre a história dos índios, saber sobre as dificuldades que eles enfrentam, seus usos, costumes, hábitos alimentares, palavras, lendas e crenças.
•Relatar às crianças as injustiças cometidas contra os índios, que estão sendo dizimadas pela civilização para despertar o Carinho das crianças para com os índios e com todos ao seu redor.
•Desenvolver o ritmo e atenção.
•Despertar nas crianças, que os índios também sabem amar.
•Estimular a imaginação e a criatividade.
Desenvolvimento e descrição do Projeto:
•Contar histórias sobre os índios. Use fotos (se preferir, imprima as imagens)
•Montar com as crianças o "Cantinho do índio". Coloque cocar, utensílios ou instrumentos com características indígenas:
•Artes: confeccionar colar de macarrão com as crianças.
•Utilizar rodinha para conversas informais: Perguntar as crianças onde elas já viram um índio. Mostrar gravura de índio em revistas , no Data show pedir e que observem como os índios se vestem, se usa sapatos, o que tem na cabeça. Devemos demonstrar carinho para com os índios!
•Cinema Especial, vamos assistir o filme Tainá?
•Fazer lanche especial em um "Dia Especial" com exposição de trabalhos realizados com as crianças na escola, com comidas típicas dos índios. Cada aluno traz uma comida. Ex.: pamonha, mandioca frita, cural, caldo de milho e outros.•Use Rolinho de papel para fazer um índio
• Vamos brincar de índio? Então mãos à obra, fazer o instrumento musical.
• Desenhar uma carinha indígena usando o carimbo de suas mãos:
•Dramatizar com as crianças as ações dos índios: caçar, pescar, dormir, comer, etc.
•Poesia: Índio.
•Música: Os indiozinhos.
Nossa!que trabalho lindo!parabéns!!
ResponderExcluirAdorei o seu trabalho é maravilhoso.
ResponderExcluiros índios sabem amar?????? os índios são seres humanos como nos temos que entender sua cultura conforme sua etnia ....não vê -los como animais são seres humanos aliás pamonha é de origem dos africanos que contribuíram muito por este país
ResponderExcluir