quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Avaliação na Educação Infantil - Modelo de Parecer


RELATÓRIO AVALIATIVO INDIVIDUAL DO ALUNO
NA EDUCAÇÃO INFANTIL


IDENTIFICAÇÃO

Escola:  _________________________________
Aluno(a)__________ ____________________________ Nº Faltas: ______
Turma: _______________________ Turno: ___________________________
Professora: ______________________________________

Semestre:   

DESENVOLVIMENTO E DESEMPENHO ESCOLAR
RELATÓRIO AVALIATIVO INDIVIDUAL DO ALUNO

Aspecto Sócio – emocional
Em geral, essas competências podem ser divididas em cinco domínios:
Conscienciosidade (expressa em atitudes de responsabilidade, persistência, resiliência e outras), Abertura a novas experiências (presente em comportamentos de curiosidade, criatividade, não ter medo de errar, etc.),
Amabilidade (participativo, presente em cooperação, por exemplo),
Estabilidade emocional (na capacidade de autocontrole e outras)
Extroversão (como sociabilidade, empresta brinquedos, por aexemplo). Em todos esses domínios também está presente o chamado Lócus de controle, que é a forma como o indivíduo atribui seu desempenho a si próprio ou a terceiros.
Interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade. Interage com os amigos? Empresta brinquedos? Respeita regras e combinados? Expões novidades e acontecimentos do seu cotidiano? Participa manifestando opiniões pessoais? Prefere jogos cooperativos ou competitivos?

  
Aspecto Cognitivo
Linguagem oral e escrita, raciocínio lógico matemático, capacidade de comunicação e argumentação, iniciativa na resolução de problemas e conflitos. Em qual estágio do desenvolvimento se encontra? ( sensório- motor, operacional etc...)Tem interesse pela descoberta das letras e escrita de palavras? Em que nível de escrita se encontra? Comunica-se com clareza e objetividade? Apresenta sequência lógica dos fatos? Consegue observar semelhanças e diferenças entre os objetos? Classifica, ordena e quantifica com base em atributos de cor, forma. tamanho e espessura? Em que etapa seu desenho se encontra? (desenho sem intenção ou figurativo)

Aspecto Psico-motor
Observar a importância da psicomotricidade na educação através do desenvolvimento corporal da criança por meio de atividades de artes, de recreação, jogos, brincadeiras, músicas. Verificamos a diferença de habilidades comparando uma criança com mais contato com atividades psicomotoras com uma criança que não tem, essa criança com mais contato tem um equilíbrio, desenvoltura e habilidades superiores comparados com aquela que não tem contato com atividades psicomotoras.
Andar, agachar, correr, pular, manipular diferentes objetos e texturas. Imagem corporal é a representação mental do corpo que fazemos para nós mesmos com experiências vividas, da maneira de agir, sentir e pensar. Desenvolvimento do equilíbrio entre os lados pular de um pé, jogar com uma mão, segurar um objeto primeiro com um lado e depois com  o outro ajuda no desenvolvimento do equilíbrio entre os lados.



AVALIAÇÃO FINAL
Parecer  geral, conclusivo e sucinto,  sobre o desenvolvimento e desempenho escolar do aluno:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!