PLANO DE AULA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BRINCANDO DE CASINHA
Conteúdos:
- Resgate de Jogos e Brincadeiras
- Desenho com intervenção
- Grupos humanos - Família: papéis sociais
Objetivos:
- Resgatar brincadeiras esquecidas ou desconhecidas pelas crianças de maneira que se aplique nessa semana somente brincadeiras e/ou confecção de brinquedos utilizando material reciclável.
- Criar brincadeiras e jogos ao ar livre, valorizando e conservando os brinquedos da escola assim como também de casa. Levá-los a conhecer e comparar brinquedos e brincadeiras de crianças da cidade e do campo.
- Elaborar coreografias simples a partir de músicas.
DESENVOLVIMENTO:
- Realizar uma pesquisa com as famílias com o objetivo de conhecer quais as brincadeiras eram realizadas quando os familiares eram crianças.
Partindo das brincadeiras que os pais mais brincavam quando eram crianças: casinha, carrinho de rolimã, pipa, peteca, bola, casinha, boneca, bombarqueiro, passa anel, etc, vamos fazer um gráfico com a brincadeira de hoje que as crianças mais gostam:
- Como uma das brincadeiras preferidas dos pais era “casinha” vamos brincar de casinha igual a eles! Definir os papéis: quem será a mãe, o pai, os filhos, quem vai lavar a roupa, quem vai lavar a louça, cadê o varal para as roupas? Vamos fazer um varal para colocar as roupas.
Achei aqui
- Permitir que as crianças brinquem de casinha, cada um cm seu papel na brincadeira.
- Alinhavo com casinha:
Colmagno
- Quem mora na minha casa? Vamos desenhar a família com palito de picolé ou com desenho - dobradura e recorte no sulfite:
- Convidar as crianças a assistir o desenho 3 porquinhos
- Depois de assistir o desenho vamos fazer as casas: Palha - madeira e tijolos
- Agora que já assistiram a história vamos representar as casas? Quais as casas da história?
- Casinha com palito de picolé:
- Realizar a leitura do livro: O caracol
O Caracol de Mary França – Que conta a história de um caracol que descobriu que sua casa já estava nas costas!
- Registrar no caderno de desenhar a história do caracol
- Confeccionar caracol com prato de papel:
Quem constrói casas? Vamos fazer uma lista de profissionais envolvidos neste tarefa
Colmagno
- Como é uma casa apor dentro? Quais as partes de uma casa? Sala – quarto – banheiro – cozinha. Vamos. Vamos desenhar
Colmagno
- Casinha com saco de pão e recortes de papel:
Será avaliado o interesse dos alunos durante a realização das atividades e na prática da brincadeira.
Adorei o seu trabalho, retirei algumas ideias para aplicar com meus alunos. Parabéns pelo belo trabalho.
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirOlá! Poderia por gentileza informar em quais turmas foram realizadas esses trabalhos?
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirMaravilhoso trabalho, maravilhosas idéias 👏👏
Gostei!Muito bom !
ResponderExcluirAmo os projetos...
ResponderExcluirGostei vou tirar a ideia para minha turma pré_ escola ! Parabéns!!!
ResponderExcluirAmei muito essas idéias parabéns.
ResponderExcluirParabéns pelas ideias!!!
ResponderExcluirQueria agradecer , pois, com base na atividade da casinha de palito com desenho sulfite da família preparei a lembrança de dia das mães que será entregue na segunda. Pedi uma foto para cada família e as crianças pintaram os palitos e eu as ajudei a colar e formar as casinhas. Obrigada ❤
ResponderExcluirhermosas ideas..
ResponderExcluirParabéns gostei das suas ideias!
ResponderExcluirParabéns... Trabalho maravilhoso
ResponderExcluir