segunda-feira, 6 de agosto de 2018

PLANO DE AULA 4º OU 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA 4º OU 5º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL

ÁREA DO CONHECIMENTO:

Matemática - Língua Portuguesa - Produção textual


CONTEÚDOS:

Interpretação de texto - Situações Problemas envolvendo as 5 operações
Produção textual - poesia


OBJETIVOS:

* Estimular a linguagem oral para conversar, brincar, comunicar-se e expressar desejos.

* Valorizar a figura paterna.

* Interpretar textos

* Resolver Situações Problemas



DESENVOLVIMENTO:

Meu Pai

            Meu pai é maior que o Frankenstein Júnior.
            Ele é mais forte que o Super-homem.
            Mais bonito que o Tarzan. Ele me defende quando minha mãe quer me bater.
                                                                                         Josiel Belo da Cruz.

            Meu pai é gordo e tem quase todos os cabelos brancos. Todos os mus problemas eu conto para ele e ele resolve com muita paciência e calma me ensinando a viver bem. É como o rádio. Sempre informando melhor.
                                                                                     Maria Gioconda Tonetti
            A professora perguntou:
-       Quem não tem pai nesta classe?
Aí um menino meu colega falou:
-       Eu não tenho pai.
Eu falei a ele:
-       Não fique triste, você tem também um pai.
-       Quem?
Eu respondi:
-       Deus.
Márcio do Nascimento Miele. 9 anos.

            No dia dos pais a gente pega e compra um presente para ele com o dinheiro dele mesmo. Não é engraçado?
            Zina Maciel. 10 anos.

            Meu pai é romântico e é um homem de muita coragem que já matou uma barata bem grande. A doença do meu pai é que quando ele bebe fica com os olhos vermelhos. Meu pai tem 42 anos. Ele é muito engraçado, é um homem que nos dá alegria. Meu pai gosta de todos os filhos, mas gosta mais da minha irmã menor, não sei por quê. Mas eu gosto dele, afinal é o meu amigo. O meu amigão.
Maria Teresa Cunha. 10 anos.

            Meu pai saía todo dia, ele estava desempregado, e nada de arranjar emprego. Aí um amigo chegou e falou para ele que no Paraná estava cheio de serviço. Para não nos faltar nada, ele foi embora. Até receber uma carta da minha mãe que dizia: estamos com muitos problemas, sofrendo e com saudades. Então meu pai voltou e nunca mais vai nos deixar. É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar.
Adriana do Prado. 11 anos.


VAMOS ENTENDER O TEXTO

1)    Em qual dos textos, o pai é apresentado como um herói?

2)    Em que texto, o autor afirma que a presença do pai é a coisa mais importante? Transcreva o trecho do texto que comprove sua resposta.

3)    Maria Teresa Cunha fala das qualidades positivas e negativas do pai. Cite-as.
Qualidades positivas : _____________________________
Qualidades negativas: ____________________________

4)    Há um texto em que o autor mostra que o pai é ao mesmo tempo um confidente e um orientador. Que texto é esse? Justifique com passagens do texto.

5)    Se você fosse o Márcio do Nascimento Miele, o que diria para o menino que não tem pai?

6)    Você concorda com Adriana do Prado: “É melhor a gente ficar sem dinheiro mas não se separar? Por quê?

7) Em sua opinião, como seria o pai perfeito?

Atividade enviada por Susana Felix para Professores Solidários.
Achei no blog ProfessoraHelena


LIÇÃO DE CASA


PRODUÇÃO TEXTUAL

ORAÇÃO PARA O PAPAI!

O pai é um grande amigo! Devemos amá-lo e coloca-lo sempre em nossas orações. Faça uma bela oração para o papai em forma de poema.
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________
_____________________________________________


MATEMÁTICA – SITUAÇÕES PROBLEMAS

O Dia dos Pais se aproxima, Larissa e sua irmã Lorena decidiram fazer uma pesquisa de preços para escolher o presente para Carlos, o pai das meninas.

PRODUTO                      PREÇO

Camiseta do Vasco            R$ 45,50
Perfume                      R$ 155,78
Chinelo                           R$ 19,87
Caneca com chocolate      R$ 25,90
Cartão                           R$ 5,59


Leia a Tabela de produtos e valores e responda:

1. Qual a opção de presente mais cara? __________________

2. Qual o mais barato? _______________________

3. Coloque os valores dos presentes em ordem crescente e depois decrescente:
____________________           ____________________
____________________          ____________________
____________________          ____________________
____________________         ____________________
____________________           ____________________

4) Se as meninas ganharem R$ 50,00 para comprar o presente e escolherem a camisa do time de futebol, qual será o troco?

5) Descubra a diferença entre a camiseta do Vasco e a caneca com chocolate.

6) Calcule a diferença entre o valor do perfume e o valor do cartão.

7) Se a mãe de Larissa e Lorena comprar todos os itens da lista e parcelar em 4 vezes no cartão de crédito, quanto irá pagar por mês?

8) Com o valor total dos produtos, problema 5, calcule o dobro, o triplo, o quádruplo e o quíntuplo.

9) Construa um gráfico de colunas para representar os produtos e os valores.

10) Se a compra total, para presentear o papai tiver 50% de desconto, qual será o valor pago?

11) Calcule 25% de desconto, para o total da compra.


CONFECCIONAR UM CARTÃO COM MUITO CARINHO PARA O PAPAI:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!