PLANO DE AULA – 1º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA - CHAPEUZINHO VERMELHO
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
Matemática
PRÁTICA DE LINGUAGEM
ANÁLISE LINGUÍSTICA / SEMIÓTICA
NÚMEROS E ÁLGEBRA
OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS
Protocolos de leitura - Disposição gráfica (aspectos estruturantes)
Decodificação - Fluência de leitura
Reconstrução das condições de produção e recepção de textos
Contexto de produção e de circulação
Sistema de numeração Números naturais
Agrupamentos: dezenas
Adição e subtração - Construção de fatos básicos da adição e da subtração
Antecessor e sucessor
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(EF01MA04) Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por meio de registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros. Agrupamentos: dezenas
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos. Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
LÍNGUA PORTUGUESA
Realizar leitura do alfabeto. Realizar leitura do silabário simples e com as dificuldades ortográficas.
Assistir o filme: Chapeuzinho Vermelho, depois realizar a leitura do livro. Realizar com a turma uma conversa sobre as diferenças entre o livro e o filme. Escrever palavras com o tema.
Conversa com a turma sobre o que sabemos sobre o lobo. Onde está, o que fez, foi certo o errado? Vamos fazer um cartaz de procura (anúncio)
Você já conversou pelo WhatsApp? O que sabemos sobre este aplicativo? Vamos fazer uma conversa entre a vovó e a netinha.
MATEMÁTICA
Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas.
Realizar registro, contando quantidades de biscoitos dentro do pote, depois escrever qual número vem antes e qual número vem depois.
Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas. Realizar registro adições e subtrações, com apoio de material concreto.
Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas. Realizar registro sucessor e antecessor, que número vem antes e que número vem depois.Realizar leitura do quadro numérico da sala de aula. Realizar contagem com a turma usando o material dourado, explicando a diferença entre unidades e dezenas. Realizar registro 1 dezena, circulando desenhos e depois escrever o nome dos numerais
EXTRAS:
Sugestão de atividade de artes para a história da Chapeuzinho Vermelho usando dobradura:
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas, cadernos e material de uso diário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA
JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso
pessoal educador.
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro
educador
compartilhe apenas link do blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!