quarta-feira, 26 de outubro de 2022

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO Gênero Textual - DIÁRIO

 PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

Gênero Textual - DIÁRIO


CONTEÚDO: 

Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura. 

Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).

Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais. 

Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.

Revisão do texto.


OBJETIVOS:

Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


DESENVOLVIMENTO:

Realizar com a turma a leitura de livros com o gênero textual Diário. Permitir que manipulem, leiam página por página por um momento em sala de aula ou na biblioteca.

Exemplos: 
* Diário de uma minhoca


* Diário de um banana (Coleção)
* Querido diário otário (Coleção)


* Diário de uma garota nada popular (Coleção)


* Diário da Julieta - Ziraldo (Coleção)

O que tipo de texto é o diário? Quais suas principais características? Como deve ser a estrutura?
Na sala de aula, ler o texto abaixo sobre o gênero textual Diário, seus elementos e estrutura


Realize leitura do texto abaixo observando:

- Como devo iniciar o texto do diário?
- Sobre o que pode ser falado num diário?
- Como devo finalizar cada dia?


Quando devemos escrever com letra maiúscula? Leia o texto abaixo e realize a cópia no seu caderno colocando letra maiúscula quando necessário:

Realizar revisão da produção de texto:


Realizar revisão da produção de texto:




AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante o processo da realização das atividades.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!