segunda-feira, 7 de abril de 2014

Projeto: Piratas - para Educação Infantil

Projeto: PIRATAS, EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO!!!
Turmas: Pré II - Educação Infantil

  “O brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como novas formas de construir relações com outros sujeitos, criança e adultos”. (ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS,2007, p.35).

JUSTIFICATIVA: 
A partir de uma observação entre os alunos, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto para ajudar na coordenação motora, levar os alunos a fazer relação entre quantidade e numeral. Brincadeiras com regras de convivência, limites de comportamento. Um incentivo a uma alimentação saudável e experimentação de alimentos. 
Relacionaremos com o tema com outros conceitos básicos e necessários, nas áreas de Linguagem, raciocínio lógico-matemático, psicomotricidade, ciências naturais e ciências sociais, considerando cada faixa etária e grau de abstração das mesmas. 
O fato de o aprendizado ser interdisciplinar tornará o conhecimento mais significativo e relevante para alunos e professores, fazendo com que alunos e docentes estejam envolvidos com o processo, participando continuamente. Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável, amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: 
Trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo todas as áreas de conhecimento, proporcionando condições de conhecimento da cultura popular entrelaçado a natureza lúdica como atividades: lendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, artesanato, personagens, costumes, cultura, crenças, enfim o folclore em geral, que aumentam e fazem evoluir as possibilidades com o corpo.


OBJETIVO(S): 
Vamos realizar atividades com contagem de relação entre quantidade e numeral.
Conhecer letras e escrever palavras, ler histórias e livros através do Baú do Tesouro!
Através da garrafa (assim como os piratas jogavam no mar) vamos levar para casa um enigma, e deverão trazer para escola um outro enigma – brincando assim as crianças conhecerão parlendas, trava-língua, charadas, etc.
Reconhecer e escrever o nomes dos animais marinhos.
Conhecer tipos de água, oceanos.
Vamos conversar sobre os animais em extinção, para isso para observar e realizar releitura das obras de Sandro Sarotti.
Um pirata vive num navio, aproveitaremos para classificar os meios de transporte em: terrestres, aéreos e marítimos, vamos também escrever nomes de alguns tipos de transporte.
Para ajudar a turma com a coordenação ampla, motora e fina, vamos brincar muito com Jogos e Exercícios Sensório- Motores - pois são atividades realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir: correr, pular, agachar, saltar, lançar, pegar e transportar, entre outras.


ESTRATÉGIAS 
Para iniciar nossa conversa, avisarei as crianças que tem um baú do tesouro chegando a nossa sala e que cada amigo poderá legar este tesouro para sua casa! Dentro do baú teremos livros, estes serão o tesouro!
LIÇÃO DE CASA!
O baú dos tesouros irá passear na casa de cada amigo da sala! O baú, feito pela professora, trará como tesouro livros, as crianças irão ler junto com a família, depois deve fazer um desenho bem lindo em seu caderno de desenho e escrever o nome do livro e dos principais personagens.
Cada dia faremos um sorteio para saber quem vai levar o Baú do Tesouro para casa, quem for sorteado deve assinar nossa lista:

Hoje vamos conversar sobre como se veste um pirata, o que ele usa, depois vamos fazer com prato de papel o nosso pirata!


Filme: Lorax – Uma história que explica a importância das árvores
Hoje o Pirata navegou tanto, que chegou em uma floresta. Pode ter um tesouro escondido na floresta? Hoje vamos pensar sobre como é uma floresta.... o que tem lá.... qual a importância das árvores? Por que precisamos delas?  O que é desmatamento? 
Vamos fazer uma lista dos motivos que pensamos para uma árvore ser importante, depois, com recortes vamos fazer nossa árvore:


 Vamos plantar árvores de verdade? Hoje, cada amigo vai plantar uma árvore -



Sugestão para Oficina Culinária:
Laranja com gelatina azul: A laranja será o navio e a gelatina o mar! 
Sanduíche Natural com carinha de pirata: 
Vamos contar?


Filme: Piratas Pirados

Lição de casa:
VAMOS FAZER UM BAÚ DO TESOURO?
Durante o mês de março nosso tema será: PIRATAS, EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO!
Objetivo: Usaremos o baú para realizar contagem
Enviar para escola:
          Baú -  1 pote de sorvete – (vazio) - fixar a tampa
         10 mini brinquedos - Os brinquedos serão os tesouros, podendo ser qualquer mini brinquedo que a criança tenha em casa, com tamanho máximo de: 5cm. Pode ser como os brinquedos em miniaturas que são dados em aniversário, na sacolinha surpresa. Ex. Aviãozinho, carrinho, aranha, bonequinha, dinossaurinho, bolsinha,
 OBS. Para cada Baú, prepare números de 0 à 9 ou 10 (como preferir)

Olha como ficaram os Baús trazidos de casa:


O Pirata vive no navio no meio do mar, mas o tesouro pode estar onde mesmo? Isso!!!! No fundo do mar! Vamos fazer uma lista com os animais que vivem no mar, depois cada amigo fará o seu animal marinho:



Vamos contar? Como estamos falando de fundo do mar vamos  contar os animais marinhos.

O Pirata joga no mar uma garrafa com o mapa do tesouro, ou um enigma a ser descoberto com outro pirata! Então, abra a garrafa, descubra o que você deve fazer, faça a tarefa e traga a garrafa de volta para a escola. 
       
  LIÇÃO DE CASA: Levar para casa uma garrafa e trazê-la com um enigma!


Vamos aprender tudo sobre a letra “P”!! Cada amigo fará seu “P” de pirata, bem colorido, com o lenço amarrado e o papagaio no ombro!

Agora, vamos fazer um lenço vermelho igualzinho ao do pirata e um tapa olho também!
(foto: Uol)
Fazer o gancho com copo descartável

O Pirata vive no navio no meio do mar,  vamos listar e classificar os meios de transportes em: Aéreos, marítimos e terrestres. Agora, vamos fazer o navio do pirata, primeiro num canson, cobrir com aquarela azul, depois que secar, recortar e montar um navio!




Confeccionar o chapéu do pirata:

(Krokotak)

  LIÇÃO DE CASA: Levar para casa a garrafa com uma pergunta: Nas histórias e filmes dos piratas sempre aparece uma Sereia encantando a todos com sua beleza! No folclore brasileiro também tem uma sereia.... Quem será? Usando recorte e colagem mostre como é uma sereia e escreva o nome dela!


(foto: escolatalento.wordpress.com)

A conversa hoje será sobre o papagaio do pirata, para isso vamos assistir o Filme: Rio e entender o que é extinção de animais. Releitura das obras de Sandro Sarotti:
          




BAILE DOS PIRATAS!!

Neste dia todos amigos deverão vir para escola com fantasia: Pirata menino ou menina, capitão gancho, marujo, sereia ou princesa.! Não é necessário comprar uma fantasia, a família poderá fazer usando materiais diversos:
- lenço vermelho - usar TNT ou algum retalho na cor que tenha em casa
- Tapa olho - feito de papel e elástico.
- Chapéu do pirata - papel na cor preto ou jornal

Uma dia com muitas brincadeiras sobre o tema: 
Neste dia as crianças virão para escola fantasiados: 
* Trazer para escola: 1 pacotinho de moedas de chocolate.

* Lanche especial – Bolo de chocolate:


* Pendurar bandeiras...  TNT preto – caveira branca

Brincadeiras:
* Papagaio do pirata – batata quente!

* Colocar o tapa olho no pirata
Um amigo será escolhido e terá seus olhos vendados. A equipe deve auxiliá-lo colocar o tapa olho no pirata. Quem colocar primeiro ganha!
* Corrida de navios
Preparar caixas de papelão – para serem os navios. Um amigo empurra o outro e volta, quando chegar troca o piloto e troca quem vai dentro do navio (caixa). A fila que terminar primeiro ganha!

*O carteiro
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.

*Colher corrente
Material necessário: Colheres de sobremesa e caramelos.
As crianças formam duas filas com número igual de pessoas. Elas ficam sentadas frente a frente, cada uma com uma colher de sobremesa. O primeiro da fila recebe na sua colher, presa com o cabo na boca, um caramelo, que deverá passar para a colher do vizinho. A brincadeira começa e, sob uma ordem dada pelo educador, cada um deverá passar o caramelo, com a colher na boca, para a colher do vizinho, sem ajuda das mãos, que devem ficar cruzadas nas costas. Toda vez que o caramelo cair, a criança pode recolhê-lo com a mão e continuar a brincadeira. Ganha a fileira que primeiro conseguir passar o seu caramelo de colher para colher até o final.

* O feiticeiro e as estátuas
Os participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a brincadeira. Um voluntário será o "feiticeiro" que perseguirá os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado ficará "enfeitiçado": imóvel com as pernas afastadas, representando uma "estátua". Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das "estátuas", salvando-as do "feitiço". Depois de algum tempo, o "feiticeiro" deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver interesse do grupo.

* Espadas de bexiga


*Caça ao tesouro Perdido

 Mapas velhos – Moedas de ouro dentro do baú (as moedas serão de chocolate – as crianças trarão de casa)
Tesouro perdido - colocar pistas em mapas um a um levar até o tesouro!

 Prepare antecipadamente cada mapa:
1 - Sala de aula

2 - Cozinha


3 - Banheiro


4 - Piscina de bolinhas
5 - Maternal II


6 - Sala da Direção

 Voltando para Sala as crianças encontram o Baú cheio de moedas de chocolate!

Sugestão para Fantasias:


6 comentários:

Anônimo disse...

Oi adorei tuas ideias.

Thainara Carmo disse...

Perfeito

Genilza Morais disse...

Amei! Parabéns professora! O próximo ano me aguarde! Tudo de bom!

Genilza Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nivia Sola disse...

Fabuloso

Unknown disse...

Maravilhoso
Muito criativo

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...