PLANO DE AULA
CIÊNCIAS - EFEITO ESTUFA - 4º e 5º ANO
Ensino Fundamental
Área do conhecimento: Ciências - Artes - Língua portuguesa
Conteúdos:
- Efeito estufa
- Ilustrar temas
- Produção textual
- Composição visual bidimensional
Objetivos
- Compreender o que é o efeito estufa.
- Fazer uma simulação do efeito estufa.
- Realizar produção textual
Desenvolvimento
O professor pode começar a atividade, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre o efeito estufa.
Propor a montagem e execução do experimento, em grupo.
Introdução
Experiencia - Efeito estufa
Material
a)Dois copos com água b)Papel alumínio c)Caixa de sapatos d)Tesoura e)Filme plástico
Montagem
a)Forre o interior da caixa com papel alumínio. b)Coloque um dos copos com água dentro da caixa.
d)Coloque o segundo copo e a caixa sob a luz de uma lâmpada ou sob a luz do sol.
Porque a água que estava dentro da caixa ficou mais quente que a água que ficou fora da caixa?
Ações dos Alunos
Construir o experimento para assim poder refletir sobre as causas e as consequências do efeito estufa.
Resultados
A água que está no copo que ficou dentro da caixa está mais quente.
Conclusões Coletivas
Ao iluminar a caixa, a luz passa pelo filme plástico e se transforma em calor ao atingir a superfície interna. O ar se aquece e como não pode sair da caixa, a temperatura interna da caixa aumenta.
Por esse motivo, a temperatura da água do copo que está dentro da caixa, é maior do que a que está fora.
Discutir o experimento em grupo e anotar as observações.
Os alunos podem produzir cartazes ou maquetes que ilustrem suas conclusões. Dividir os exemplos abaixo em grupos para ilustrações ou confecções de cartazes
Soluções para diminuir o Aquecimento Global
· Diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodíesel) e etanol.
· Os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada. O uso obrigatório de catalisador em escapamentos de automóveis, motos e caminhões.
· Instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias.
· Ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica, solar, nuclear e maremotriz. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis.
· Sempre que possível, deixar o carro em casa e usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens) ou bicicleta.
· Colaborar para o sistema de coleta seletiva de lixo e de reciclagem.
· Recuperação do gás metano nos aterros sanitários.
· Usar ao máximo a iluminação natural dentro dos ambientes domésticos.
· Não praticar desmatamento e queimadas em florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir o aquecimento global.
· Uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono.
· Construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração).
Achei aqui
Atividades
_____________________________________
O que pode ser feito para reduzir os danos do efeito estufa sobre o meio ambiente?
_____________________________________
Quem são os principais emissores de dióxido de carbono?
_____________________________________
Produzir texto tendo como base as explicações, as atividades desenvolvidas, cartazes, maquetes e ainda as charges abaixo:
O que você aprendeu sobre o aquecimento glocal e o efeito estufa?
O que é isso?
Quais as causas?
Como podemos mudar isso?
Atividades extras:
Onde encontrei?
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!
Boa tarde, amei o trabalho, só gostaria de saber quanto de água foi utilizado na experiência?
ResponderExcluir