PLANO DE AULA - FOLCLORE PARA 4º E 5º ANO
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes
CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro
OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
* Resolver situações problemas com as quatro operações
Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:
LÍNGUA PORTUGUESA
A Lenda do Saci-Pererê
Interpretação de texto
1) Qual é a origem da lenda do Saci?
2) Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.
3) Descreva o comportamento do Saci.
4) Cite as travessuras do Saci.
5) De que maneira o Saci se locomove?
6) O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?
7) Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?
8) Qual é a marca registrada do saci ?
9) Qual é o dia do saci?
10) Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão
( ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais
( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana
( ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes
Achei aqui
FOLCLORE COM ARTES
Dobradura
Ampliar desenho com malha quadriculada
ÁREA DO CONHECIMENTO: Língua portuguesa, Matemática, Artes
CONTEÚDOS:
* Interpretação textual
* Situações problemas com as quatro operações
* Reprodução de obra de arte
* Realizar pesquisa sobre folclore brasileiro
OBJETIVOS
* Fazer com que os alunos compreendam a importância do folclore para a nossa identidade cultural;
* Apresentá-los aos personagens que fazem parte do folclore nacional;
* Mostrar outros componentes do folclore, como danças, comidas típicas, brincadeiras, adivinhações, parlendas, trava-línguas etc;
* Resolver situações problemas com as quatro operações
DESENVOLVIMENTO
Iniciar a aula com a leitura dos textos abaixo:
Realizar coma turma pesquisas sobre o folclore brasileiro e confeccionar um painel
Releitura da Obra: Luciano Martins
Futebol
LÍNGUA PORTUGUESA
A Lenda do Saci-Pererê
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil, ainda durante o período colonial (possivelmente no final do século XVIII). Nesta época, era representado por um menino indígena de cor morena e com um rabo, que vivia aprontando travessuras na floresta.
Porém, ao migrar para o norte do país, o mito e o personagem sofreram modificações ao receberem influências da cultura africana. O Saci transformou-se num jovem negro com apenas uma perna, pois, de acordo com o mito, havia perdido a outra numa luta de capoeira. Passou a ser representado usando um gorro vermelho e um cachimbo, típico da cultura africana. Até os dias atuais ele é representado desta forma.
O comportamento é a marca registrada deste personagem folclórico. Muito divertido e brincalhão, o saci passa todo tempo aprontando travessuras nas matas e nas casas. Assusta viajantes, esconde objetos domésticos, emite ruídos, assusta cavalos e bois no pasto etc. Apesar das brincadeiras, não pratica atitudes com o objetivo de prejudicar alguém ou fazer o mal.
Diz o mito que ele se desloca rapidamente dentro de redemoinhos de vento, e para captura-lo é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento sobre ele. Após o feito, deve-se tirar o gorro (carapuça) e prender o saci dentro de uma garrafa. Somente desta forma ele irá obedecer seu “proprietário”. Este terá o direito de fazer um pedido ao Saci, que deverá realizá-lo.
Mas, de acordo com o mito, o saci não é voltado apenas para brincadeiras. Ele é um importante conhecedor das ervas da floresta, da fabricação de chás e medicamentos feitos com plantas. Ele controla e guarda os segredos e todos estes conhecimentos. Aqueles que penetram nas florestas em busca destas ervas, devem, de acordo com a lenda, pedir sua autorização. Caso contrário, se transformará em mais uma vítima de suas travessuras.
Entre as travessuras preferidas do Saci, podemos citar: esconder brinquedos de crianças, dar nó em crina de cavalos, bagunçar as roupas de cama, derramar sal e açúcar na cozinha, apagar o fogo de fogões à lenha e assustar as pessoas com um forte e estranho assobio.
A crença neste personagem ainda é muito forte na região interior do Brasil. Em volta das fogueiras, os mais velhos contam suas experiências com o saci aos mais novos. Através da cultura oral, o mito vai se perpetuando. Porém, o personagem chegou aos grandes centros urbanos através da literatura, da televisão e das histórias em quadrinhos.
Achei aqui
Interpretação de texto
1) Qual é a origem da lenda do Saci?
2) Qual foi a influencia africana na imagem do Saci? Explique.
3) Descreva o comportamento do Saci.
4) Cite as travessuras do Saci.
5) De que maneira o Saci se locomove?
6) O que fazer para que o Saci obedeça a seu proprietário?
7) Como o mito do saci ficou conhecido nos grandes centros urbanos?
8) Qual é a marca registrada do saci ?
9) Qual é o dia do saci?
10) Marque as alternativas abaixo com verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) O Saci ficou com uma perna só porque foi maltratado pelo seu patrão
( ) O Saci é um grande conhecedor de ervas medicinais
( ) O Saci é um personagem que provavelmente surgiu com os índios, mas depois sofreu influência da cultura africana
( ) Uma das travessuras do Saci é assustar crianças desobedientes
Achei aqui
MATEMÁTICA FOLCLORE - SITUAÇÕES PROBLEMAS
Atividades extras de interpretação de texto:
Parabens muito bom o material!
ResponderExcluirOtimas atividades.
ResponderExcluirMaravilhoso o planejamento👏👏👏
ResponderExcluirExcelentes atividade , parabéns.
ResponderExcluirGostei muito, obrigada pela atividades.
ResponderExcluirexcelente atividade, amei!
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirÓtima sua atividades do foclore
ResponderExcluirAmei as atividades
ResponderExcluirParabéns, Juce! Excelentes atividades! amei!
ResponderExcluirAdorei! Ótimas!!!!
ResponderExcluirBom dia, estou visitanto seu blog, achei muito legal, porém, encontrei seu nome completo para fazer referencias.
ResponderExcluirBeijos!
Belo trabalho, parabéns! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirParabéns! Muito bom o material!
ResponderExcluirParabéns, professora pelas atividades!!!!
ResponderExcluirAdorei as atividades👏👏
ResponderExcluirboa noite! podemos ter acesso as respostas das atividades
ResponderExcluirMuito bom! Parabéns! Esse plano de aula no 4o ano seria realizado em uma aula ou 2, 3? Obrigada por compartilhar
ResponderExcluir