quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PLANO DE AULA – HISTÓRIA - REGISTROS DE MEMÓRIA

 


PLANO DE AULA – HISTÓRIA

 REGISTROS DE MEMÓRIA

 

COMPONENTE CURRICULAR

História

 

UNIDADE TEMÁTICA

Registros da história: linguagens e culturas.

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO:

As tradições orais e a valorização da memória.

DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.

 

CONTEÚDO:

Comunicação e registros de memória

 

 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS:

 A civilização Asteca se desenvolveu entre os séculos XIV (14) e XVI (16) no México. Já a Maia, pode-se considerar que apareceu por volta de 2500 a.C., e sua melhor época iniciou-se em 900 d. C. e, finaliza no século XVI, antes da chegada dos espanhóis ao México.

PICTOGRAFIA é o sistema primitivo de escrita em que se exprimiam as ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas, ou seja, por meio de desenhos.


Responda:

a)    Você conhece a palavra pictografia? Sabe o que significa? Realize uma pesquisa e responda:

b)    Existe alguma semelhança entre os registros ASTECAS, MAIAS E EMOJIS? Qual?

c)    As escritas primitivas Maia e Asteca permitem saber sobre a forma de vida desses povos? Como?

d)    Converse com sua família sobre as imagens acima. Qual a importância da escrita, dos registros para a preservação da cultura?

e)    Como sabemos de informações, características, formas de organização social de povos que viveram há centenas e milhares de anos atrás?


AVALIAÇÃO:

Será realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a realização da mesma.

 

RECURSOS:

Folhas impressas, material de uso diário

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Base curricular

Um comentário:

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!