PLANO DE AULA – HISTÓRIA
COMPONENTE
CURRICULAR
História
UNIDADE
TEMÁTICA
Registros da história:
linguagens e culturas.
OBJETOS DO CONHECIMENTO:
As tradições orais e a valorização da
memória.
DIREITOS E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
Identificar
os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e
discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a
sociedade na nomeação desses marcos de memória.
CONTEÚDO:
Comunicação
e registros de memória
PICTOGRAFIA é o sistema
primitivo de escrita em que se exprimiam as ideias por meio de cenas figuradas
ou simbólicas, ou seja, por meio de desenhos.
Responda:
a)
Você
conhece a palavra pictografia? Sabe o que significa? Realize uma pesquisa e
responda:
b)
Existe
alguma semelhança entre os registros ASTECAS, MAIAS E EMOJIS? Qual?
c)
As
escritas primitivas Maia e Asteca permitem saber sobre a forma de vida desses
povos? Como?
d)
Converse
com sua família sobre as imagens acima. Qual a importância da escrita, dos
registros para a preservação da cultura?
e)
Como
sabemos de informações, características, formas de organização social de povos
que viveram há centenas e milhares de anos atrás?
AVALIAÇÃO:
Será
realizada durante a correção da atividade enviada, identificando as
dificuldades apresentadas pelo aluno juntamente com a sua família para a
realização da mesma.
RECURSOS:
Folhas impressas, material de uso
diário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Base curricular
Muito bom! Não desista, faça um vlog!
ResponderExcluir