quarta-feira, 21 de outubro de 2020

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA - DIÁRIO

 

PLANO DE AULA

LÍNGUA PORTUGUESA - DIÁRIO

 

COMPONENTE CURRICULAR

Língua Portuguesa

 

CAMPOS DE ATUAÇÃO

Campo Artístico-Literário

PRÁTICAS DE LINGUAGEM

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

 

OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS

Formação do leitor literário.

 

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Ler e compreender textos literários de diferentes gêneros e extensões, inclusive aqueles sem ilustrações, estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores, para desenvolver o gosto literário

 

 ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

 Leitura – Gênero textual – Diário


Realizar leitura de um trecho do Livro: Diário e um banana:



Realize a leitura do livro: Diário de uma minhoca

        

Para baixar o livro clique aqui 


Título original: DIARY OF A WORM

Tradução: Eduardo Brandão

Autor: Doreen Cronin

Autor/Ilustrador: Harry Bliss

 

Interpretação textual

 

A rotina deste adorável minhoquinho se parece com a de qualquer criança: ele vai à escola, adora brincar com o melhor amigo e... morre de medo de um anzol. Lendo este diário, você vai ficar sabendo de todas as vantagens e desvantagens de morar debaixo da terra.

 

Leia o livro: Diário de uma minhoca e responda:

 

a) Segundo o livro, existe um alimento preferido das minhocas?

___________________________________________________

___________________________________________________

b) No diário desta minhoca, quais as desvantagens em ser uma minhoca?

___________________________________________________

___________________________________________________

c) No dia 29 de agosto ele cita algumas vantagens em ser minhoca, quais são?

___________________________________________________

___________________________________________________

d) O que a minhoca quer ser quando crescer?

___________________________________________________

___________________________________________________

e) Crie uma ilustração bem colorida para o livro

 



 

 

AVALIAÇÃO: A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.

 

 RECURSOS: Folhas impressas, material de uso direto.

 

REFERÊNCIAS: Base Curricular

Um comentário:

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!