quinta-feira, 20 de outubro de 2022

DINÂMICA DE LEITURA - MASTER CHEF - ENSINO FUNDAMENTAL

DINÂMICA DE LEITURA - MASTER CHEF

ENSINO FUNDAMENTAL

Vamos cozinhar? Com o objetivo de desenvolver, estimular e incentivar a leitura das crianças, preparamos a dinâmica Master Chef.


Iniciamos com a leitura do livro: Sanduíche da Maricota, de Avelino Guedes.

Após realizada a leitura do livro, cada turma, participou da leitura frita, com imagens de ovo frito. Para esta leitura, em cada ovo colocamos uma leitura diferente de “Ditado Popular”.

Enviamos antecipadamente link de site com muitos Provérbios para que os alunos realizassem a leitura antes de iniciar a dinâmica em sala de aula.


A leitura foi organizada e preparada conforme o nível de leitura das crianças, letras do alfabeto, palavras simples, palavras com dificuldades ortográficas ou ditado popular.

Realizamos a confecção de cartazes em grupos com ditado popular ilustrado.


Após a leitura, preparamos duas atividades de psicomotricidade com o tema, na primeira, cada criança irá pegar um ovo e passá-lo de uma colher para a outra até chegar na cesta. Já na segunda brincadeira, cada aluno na sua vez, utilizava o pegador de macarrão para pegar os ovos e coloca-los um por um enchendo cada cesta.

 Enquanto cada colega ia realizando sua atividade, os colegas iam contando o tempo, quem consegue fazer mais rápido.

Realizamos as leituras, em seguida, fizemos uma atividade artística com o tema do livro: Sanduíche da Maricota”.

Para auxiliar no crescimento cognitivo, emocional, na autonomia e desenvolvimento motor dos alunos, mostrei um modelo pronto da galinha feita com cone de papel e pedi a eles que reproduzissem. Cada um à sua maneira, fez a sua galinha e formamos um galinheiro.


QUAL O RESULTADO?

        Pudemos perceber um resultado maravilhoso e também de empenho dos nossos alunos procurando, pesquisando e lendo sobre os provérbios.
Percebemos a evolução dos alunos na leitura, escrita e percepção do mundo ao redor.                   Notamos o avanço na velocidade, ritmo e fluência leitora, a compreensão e interpretação dos textos lidos não só na Língua Portuguesa como em outras áreas do conhecimento.
Notamos também, a ampliação de vocabulário, expressividade e melhora significativa na escrita.
      Compreendemos que o processo de aprendizagem é único para cada aluno, sendo assim brincamos, usamos e abusamos dos trocadilhos, rimas e sons em geral, para estimular a sensibilidade das nossas crianças.
      As intervenções pedagógicas ocorreram durante as ações de forma a motivar e encorajar os alunos na realização de leituras.

DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!