segunda-feira, 24 de outubro de 2022

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO - Gênero Textual - Conto

PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO

Gênero Textual - Conto

CONTEÚDO: 

Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura. 

Uso do dicionário.

Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais. 

Revisão do texto.


OBJETIVOS:

Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal). 

Localizar informações explícitas em textos. 

Realizar uso do dicionário.

Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado. 

Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.


DESENVOLVIMENTO:
Convidar a turma para dirigir-se à biblioteca da escola. A professora deverá escolher um livro e realizar a leitura diária para a turma.

Sugestão: SETE CACHORROS AMARELOS
Autora: Silvana Rando

Interpretação textual


Na biblioteca, cada aluno um deverá escolher um livro e realizar sua leitura.

A professora poderá propor ficha de leitura para o livro que o aluno escolheu ler ou realizar o relato da história.

Na sala de aula, ler o texto abaixo sobre o gênero textual Conto, seus elementos e estrutura.


realizar leitura e copiar no caderno o texto:


Localizar informações no texto:



Realizar produção Textual a partir de observação de imagens – Gênero textual Conto com o tema central: A importância das árvores.


Realizar revisão da produção de texto:


AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada durante o processo da realização das atividades.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho!
Volte Sempre!