Adsense

terça-feira, 19 de junho de 2018

PLANO DE AULA FESTA JUNINA - 4º E 5º ANO Ensino Fundamental

PLANO DE AULA
FESTA JUNINA - 4º E 5º ANO
Ensino Fundamental



Áreas do Conhecimento:
Arte, Língua portuguesa e Matemática

Objetivos Específicos:
Conhecer as características das festas juninas
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Resolver situações problemas
Interpretar texto

Desenvolvimento:
Que tal criar um convite para a festa personalizado?

RELEITURA - OBRA DE ARTE

Alfredo Volpi é considerado um dos principais artistas da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Ganhou destaque com pinturas representando casarios e bandeirinhas de festas juninas (sua marca registrada).

As bandeirinhas entravam na obra de Volpi como signos abstratos. Elas permitiram ao pintor explorar a geometrização das formas, no sentido das sínteses, da depuração e da abstração. Só que, na obra de Volpi, geometrização nada tem a ver com uma pintura algébrica, cerebral e fria.

A pintura de Volpi é quente, ritmada, dinâmica, dançante, tanto nas cores quanto na composição de formas. Na tela, só aparece o essencial. E, para chegar a essa síntese, Volpi trabalhou arduamente. Sua formação é totalmente autodidata.


INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Você sabe a origem da festa junina?

As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc. Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
Pela tradição, a festa junina consiste em celebrar os bons resultados da colheita e também, pedir que o próximo plantio traga bons frutos. São João é o santo protetor das colheitas e se faz comemorar com seus seguidores: Santo Antonio e São Pedro (assim, 24, 13, 29 de junho).
Esta festividade demonstra devoção e homenagem dos devotos. As festas juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões, cheias de pureza, ingenuidade, poesia e inspiração.
Vamos agora aprender um pouco mais sobre alguns elementos e atividades que toda a festa junina tem, segue:
Fogueira - A fogueira na festa junina representa chama de vida e boas novas. Elas são utilizadas para esquentar as comidas típicas, como canjica, curau e até mesmo o quentão, bebida própria para aquecer em dias de frio, temperada com gengibre. A fogueira, fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas formando o típico ambiente de arraial.
Música - A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de forró. A banda é um item imprescindível, funciona como animadora. A banda esta composta de vários instrumentos como: tambores, bongós, pauzinhos, guisos, reco-reco, berimbau, cackeckê, triângulos, etc.
Dança - Existem diversas danças, mas a mais conhecida é a quadrilha.
A quadrilha é uma dança feita para agradecer a boa colheita e homenagear São João, Santo Antônio e São Pedro. Nela, um marcador comanda a dança. Os comandos devem ser seguidos e respeitados.
Esta dança típica chegou ao Brasil durante o período regencial e fez grande sucesso na corte do Rio de Janeiro, caindo depois no gosto popular. A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
A dança começa com os casais posicionados frente a frente. Os cavalheiros cumprimentam as damas e em seguida, as damas cumprimentam os cavalheiros. Eles trocam de lado, em seguida o cavalheiro busca a dama e começa o grande passeio pela roça. Esse passeio apresenta diversas interferências ditas pelo marcador, como "olha a chuva,"olha a cobra". Ao final, o casal despede-se.
Brincadeiras – Uma das brincadeiras mais conhecidas é a corrida do ovo - É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.
Agora que já aprendemos muito, vamos pular e comemorar, pois estamos no mês das Festas Juninas!!!!!

- Vamos Interpretar!!!

1) Responda com respostas completas:

a) Qual é a origem das Festas Juninas?
b) O que consiste a Festa Junina?
c) O que a fogueira representa?
d) Quais são os santos padroeiros das Festas Juninas?

2) Coloque ( V ) se for verdadeiro ou ( F ) se for falso:

( ) O pagode e o samba são músicas típicas de Festa junina.
( ) Com o passar do tempo, as festas juninas foram tomando um cunho religioso.
( ) A fogueira fica em evidência na festa e é rodeada por lanternas e bandeirinhas.
( ) A dança quadrilha chegou ao Brasil durante o período colonial.

3) Complete as frases com o auxílio do banco de dados:

FORRÓ – QUADRILHA – CORRIDA DE OVO – COLHEITAS – ROÇA

a) Uma das brincadeiras mais conhecidas é a _____________________________.
b) Na _________________ os passos da dança devem ser seguidos e respeitados.
c) A música é tocada ao longo da festividade sob o ritmo acentuado de ____________________.
d) São João é o santo protetor das _____________________ e se faz comemorar com seus seguidores.

4) A Festa Junina é uma festa cultural do nosso país e nos demonstra antigas tradições. Agora, responda:

a) Você gosta de Festa Junina? Por que?
b) Como são as Festas Juninas na sua cidade?

5) Envolva as frases falsas:
a) As Festas Juninas nos demonstram que a população do interior é triste.
b) A sanfona, a vila, o violão e o triângulo são instrumentos muito utilizados para acompanhar a quadrilha.
c) Não há necessidade de banda de forró em uma Festa Junina.
d) As Festas Juninas estão enraizadas de arte popular com suas influências próprias das regiões.

Achei no COPIEIEDEUCERTO

SITUAÇÕES PROBLEMAS


“ATENÇÃO, ATENÇÃO O ARRAIAR JÁ VAI COMEÇAR!”
Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festa Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, ficando atrás apenas do Carnaval. Baseado nestas festas com guloseimas tão saborosas, decoração e vestuário típicos, leia com atenção e resolva as situações problemas:

1) Na escola Presidente Vargas, estudam 3 centenas, duas dezenas e 5 unidades de meninos e 4 centenas, 9 dezenas e 9 unidades de meninas. Quantos alunos estudam na escola?
Produto
Quantidade
Valor
Amendoim
1300

Paçoquinha
675

Quentão
2556

Pipoca
688

Pastel
1126

2) Durante a festa foram vendidas muitas guloseimas, atenção para o Quadro de produtos e valores Calcule qual foi o lucro para as vendas:
PRODUTO
VALOR
Amendoim
R$ 1,55
Paçoquinha
R$ 0,75
Quentão
R$ 1,25
Pipoca
R$ 2,00
Pastel
R$ 4,00
3) Na eleição da Sinhazinha e Sinhozinho da Festa foram vendidos 51.535 votos ao preço de R$ 0,50. Qual foi o valor arrecadado para a escola?
4) Para ir a uma festa Junina animada no Nordeste comprei as passagens aéreas e paguei com cartão de crédito, sendo 12 parcelas de 385,00 incluído o valor do hotel. Que valor pagarei pelas viagem?
5) A diretora da escola comprou um carro para o prêmio do Bingo, foi um Fusca 1978, comprado no valor de R$ 7.800 e parcelado em 24 vezes, quanto a escola pagará em cada prestação?
6) A festa junina é tradicional na escola, aconteceu pela primeira vez em 1973. Em que ano fará 50 anos de “Festerê”?
7) A turma do terceiro ano apresentou uma quadrilha com 24 alunos, o quarto ano apresentou com o dobro de alunos e quinto ano com o triplo. Qual a quantidade de alunos de cada ano? Qual a quantidade ao total de alunos que apresentaram nas quadrilhas?
8) Para decorar a escola foram feitas 1 unidade de milhar e 5 centenas de bandeirinhas para o corredor da escola, 4 unidades de milhar, 7 centenas e 9 dezenas para o pátio, 4 centenas, 6 dezenas e 8 unidades para a frente da escola. Quantas bandeirinhas foram feitas ao total?
9) Na festa foram vendidas 855 garrafas de refrigerante de 250ml. Quantos litros de refrigerante foram vendidos?
10) A maçã do amor, foi a sensação da festa! Durante o “arrarar” algumas encomendas vieram antes da festa, se foram feitas 1485 maçãs e vendidas para 99 pessoas, quantas maçãs cada pessoa comprou?

BRINCADEIRAS PARA FESTA JUNINA


Tradicionais em todo o Brasil, as brincadeiras de festa junina são cada vez menos conhecidas nos centros urbanos, embora sejam superdivertidas. Conheça ou redescubra essas doze brincadeiras que o Sempre Família selecionou para você:

 Corrida de três pés
Marca-se um local de partida e outro de chegada. Os participantes são reunidos em duplas. Com uma fita, o tornozelo direito de um é amarrado ao tornozelo esquerdo de seu par. Dado o sinal, as duplas participantes devem correr até a chegada. Vence a dupla que chegar primeiro.

Cadeia
Escolhe-se um local isolado ou cercado por cadeiras para ser a cadeia. Algumas pessoas tomam conta do local. Durante a festa, os convidados podem indicar quem deve ser preso. Aqueles que cuidam da brincadeira vão atrás do “fugitivo” e o deixam preso na cadeia. Para ser solto, deve-se cumprir algo combinado com antecedência: fazer uma dança, cantar uma música, demonstrar outra habilidade ou pagar um mico.

 Jogo das argolas
Enchem-se com água garrafas plásticas de refrigerante, e marca-se uma linha de arremesso em torno de 1,5 metro de distância. Cada participante deverá receber argolas para as tentativas de acerto. Vence quem acertar o gargalo das garrafas com o maior número de argolas.

 Corrida do milho
Coloca-se uma bacia com grãos de milho atrás de uma linha. Atrás de outra linha, a uma boa distância, os participantes são reunidos aos pares. Uma pessoa segura uma colher e a outra um copo descartável. Dado o sinal, os participantes com a colher correm até a bacia, enchem a colher com milho e voltam para a linha de largada, onde colocam o milho no copo que seu parceiro está segurando. Vence a dupla que encher primeiro o copinho com milho.

 Boca do palhaço
Prepara-se um grande painel retratando o rosto de um palhaço. A boca é um buraco e o jogo consiste em acertar bolinhas lá dentro. O jogador pode ter cinco tentativas e a bolinha pode ser feita de meia.

Correio elegante
É a entrega de mensagens durante a festa através de bilhetes. Uma pessoa é responsável por ser o carteiro e entregar os bilhetes, além de disponibilizar papel decorado e canetas. É uma boa oportunidade para impressionar alguém de quem se gosta ou para fazer uma brincadeira descontraída entre amigos.

 Cabo de guerra
Uma linha no chão divide o campo do jogo ao meio e os participantes são separados em dois times iguais. Cada grupo fica em fila num lado, segurando uma corda de uns cinco metros de comprimento. O meio da corda deve ficar em cima da linha traçada no chão, e, quando é dado o sinal, os participantes puxam a corda para o seu lado. Vence o grupo que conseguir fazer um participante do outro grupo pisar a linha traçada no chão.

 Corrida do saco
Consiste numa corrida onde os participantes devem pular dentro de um saco de estopa (saco de farinha, por exemplo). Quem atingir a reta final primeiro ganha a partida.

 Rabo do burro
O objetivo é, com os olhos vendados, colocar o rabo do burro no lugar certo de um cartaz com a imagem do animal desenhada ou impressa. O participante deve ser girado algumas vezes para perder a referência.

 Tomba lata
Basta colocar várias latas empilhadas, em forma de triângulo. Os participantes tentam derrubar as latas atirando bolas feitas com meias. Vence quem derrubar mais latas.

 Pescaria
Numa grande caixa ou bacia com areia, colocam-se peixinhos de madeira ou papelão. O objetivo é pescá-los, usando uma varinha. É possível fazer um furinho nos peixes para que o anzol o fisgue ou usar ímãs.

Corrida de carrinho de mão
Esta brincadeira é realizada em duplas. Quem está na frente apoia as mãos no chão e estica as pernas. O parceiro que fica atrás levanta as pernas do que está na frente, e fica entre elas, segurando na altura do joelho, como se a primeira pessoa fosse um carrinho de mão. Quando é dado o sinal, as duplas correm, um com os pés e o outro com as mãos. Ganha quem chegar primeiro no outro lado. Quem cair volta para a linha de largada.


DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

9 comentários:

Anônimo disse...

Atividades muito boas. Parabéns

Eliane disse...

Parabéns! Atividades ótimas, criativas... Gostei muito.

Unknown disse...

Gostei muito das atividades além de legais super boas.Parabens para todas as professoras!

Aluízio Lacerda disse...

Ótimas atividades.

Unknown disse...

Adorei muito bom esse plano, parabéns pelo trabalho👍😘

Unknown disse...

Parabéns,gostei muito...

Anônimo disse...

Parabéns!! Excelente as atividades 😍

Anônimo disse...

Excelente essas atividades

Anônimo disse...

Parabéns adorei esse plano de aula