Adsense

terça-feira, 28 de abril de 2020

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental - FOTOGRAFIA

Plano de aula - Arte - 5°Ano Ensino Fundamental

Tema: FOTOGRAFIA

Unidade temática: Artes Visuais

Objeto do conhecimento: Materialidades

Objetivos da aprendizagem: Realizar trabalhos de diversas expressões artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem, gravura, fotografia.

Conteúdo: Leitura de imagem: Relacionar imagens pictóricas e gráficas diversas de tempos, contextos e locais diferentes


Encaminhamento Metodológico

Iniciar a aula com uma roda de conversa sobre a importância da fotografia, qual o objetivo e qual a relevância para nossa vida tem a fotografia.
Observar o que as pessoas estão fazendo, se a fotografia é recente ou antiga, onde e quando esta fotografia foi feita, 
Entregar aos alunos as imagens:

Imagem: Negra com o filho, Salvador, em 1884 (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Primeira foto do trabalho no interior de uma mina de ouro, 1888, Minas Gerais. (Marc Ferrez_Acervo Instituto Moreira Salles)

Imagem: Roberto Rocco has uploaded 10930 photos to Flickr.

imagem: Ian Macmillan


O objetivo desta atividade é levar a criança a refletir o que havia por trás destas fotografias tão comuns. 

É interessante que o aluno perceba que estas relações mudaram ao longo do tempo. 

Para colar no caderno:

Antigamente era muito comum se fazer o registro fotográfico de famílias em poses semelhantes a esta da fotografia e expor em molduras pela casa. Por que isso acontecia? Esta prática ainda existe hoje?

Observe as imagens e responda

imagem:  Flickr                                   Image: Eric Audras/ONOKY/Getty Images

a) Qual é a expressão do rosto das pessoas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

b) Como as pessoas estão vestidas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

c) Em que lugar as famílias foram fotografadas?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

d) Em sua opinião, como eram as relações entre as pessoas retratadas nas imagens?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________

e) O que você observou nas imagens para chegar as respostas da questão anterior?
Família do século XIX: ___________________________
Família do século XXI: ___________________________


Agora, que já sabemos a importância da fotografia em nossas vidas, que tal montarmos um varal de fotografias na escola?
Temas sugeridos:

* A evolução da nossa cidade

* Como se vestiam os estudantes e as poses que faziam antigamente e atualmente.

BOM TRABALHO!