PLANO DIÁRIO - 5º Ano Ensino Fundamental
LÍNGUA PORTUGUESA
Gênero Textual - RECEITA
DIREITOS AUTORAIS: PROFESSORAJUCE.BLOGSPOT.COM
COMPONENTES CURRICULARES
Língua PortuguesaCAMPOS DE ATUAÇÃO
Todos os campos de atuação
PRÁTICAS DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
OBJETOS DO CONHECIMENTO - CONTEÚDOS
Estratégia de leitura;
Localização de informações explícitas.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
Identificar e interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Iniciar a aula com a rotina da turma: oração, calendário, leitura de painéis.
LIBERTE UM TEXTO!
Prepare uma gaiola simples para receber os textos que você irá selecionar. Pinte a gaiola com a cor desejada, usei tinta spray.
Decore a gaiola como desejar.
Usei e.v.a. para as flores e os pássaros (não tenho molde)
e papel para a placa.
Fiz recorte em livros antigos específicos para este uso, retirando deles textos para compor nossa coleção de textos que deverão ser libertados um a cada dia.
Depois que recortei os textos, colei-os em papel colorido, amarrei com fitilho e coloquei dentro da gaiola.
Cada dia, escolhemos um colega da sala para libertar um texto!
Na sala de aula, realizar a leitura do texto:
Gênero textual ‘Receita’
É um texto instrucional, ou seja, ensina como fazer ou utilizar algo, por exemplo:
- receita de um bolo
- passo a passo de uma brincadeira
- como se monta uma dobradura
A receita de um alimento é um gênero textual composto de duas partes bem definidas: Ingredientes e Modo de preparo, que, por sua vez, podem ou não vir indicados por títulos.
Na primeira parte, na qual se encontram relacionados os ingredientes, estipula-se as quantidades necessárias para realizar a receita.
Essas quantidades vem descritas em unidades de medidas, como: gramas, mililitros, litros, xícaras, colheres, pitada, entre outras.
Já na segunda parte, em que se descreve como proceder na receita, ou, em outras palavras, o modo de fazer, os verbos quase sempre se apresentam no modo imperativo, ou seja, expressando ordem, conselhos. Essa parte do passo a passo, indica a sequência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita.
No primeiro momento, iniciar uma conversa com os alunos, na busca de trocar informações com os mesmos sobre o assunto a ser abordado e verificar o nível de conhecimento da turma.
Nesta fase, é interessante instigar os alunos a socializar suas ideias. Para isso, propõe-se que sejam levantadas as seguintes questões que deverão ser respondidas no caderno:
1) O que vocês acham que é uma receita?
2) Para que serve uma receita?
3) Porque alguém escreve uma receita?
4) O que faz com que um texto seja considerado uma receita?
5) Que características esse tipo de texto possui que o torna diferente de outros tipos
de textos?
6) Quais são as partes que compõem uma receita?
7) Qual sua receita preferida?
8) Realize a escrita de um ditado com o tema: Do que precisamos para preparar receitas?
(O professor deverá escolher as palavras que serão escritas pelos alunos)
Realizar a leitura da receita:
Massa de pizza
Ingredientes
2 ½ de xícara de farinha de trigo
1 colher e sopa de fermento de pão
¾ de xícara de leite morno
¼ de xícara de leite morno
¼ de xícara de óleo ou azeite
1 pitada de sal
Modo de preparo
Dissolva o fermento no leite morno, acrescente aos poucos a farinha de trigo, o sal e o óleo. Misture os ingredientes e amasse. Deixe descansar até crescer.
Coloque em uma forma para pizza, abra a massa e asse por 15 minutos antes de colocar o molho de tomate e o recheio de sua preferência.
Rende 8 pedaços
a) Qual a leitura de cada uma das frações que aparecem na receita?
b) Na culinária podemos utilizar vários instrumentos para medir. Qual instrumento de medida está associado às frações nessa receita?
c) O que significam as frações representadas na receita em relação à unidade de medida utilizada?
d) Reescreva a receita com as quantidades de ingredientes adequadas para distribuirmos um pedaço de pizza para cada um, sendo que ao total temos 16 pessoas.
TAREFA
Realizar pesquisa e trazer para a próxima aula a sua receita preferida.AVALIAÇÃO: Ocorrerá durante a participação e execução das atividades. Durante a atividade do ditado, observar e registrar no livro de registros como foi a atividade.
RECURSOS: Folhas impressas
REFERÊNCIAS:
https://www.orientarcentroeducacional.com.br/noticias/trabalhando-o-genero-textual-receita-de-bolo-de-chocolate-na-aula-de-redacao-da-turma-do-3o-ano-b-vespertino.html
Um comentário:
Amei essa ideia!!!
Postar um comentário