Ciranda de Livros
Nome do Projeto: Ciranda de Livros
Tema: Incentivando à leitura
Publico Alvo: Alunos de Educação Infantil
Área do conhecimento: Alfabetização / leitura de livros
Justificativa:
Não se forma bons leitores se eles não têm um contato íntimo com os textos. Há inúmera maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
Objetivos:
- Incentivar a leitura e o contato com os livros desde cedo.
- Tornar a leitura um ato prazeroso.
- Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de leitura, para que se torne um hábito familiar.
- Estimular os alunos a participar ativamente da ciranda de livros.
Estrutura Programática
Conteúdos: Troca de livros entre as crianças.
Desenvolvimento: Através de uma ciranda de livros feita com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os mesmos poderão trocar de livro semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com a ajuda e participação dos pais ou outro familiar.
Conteúdos Atitudinais: o projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo, onde haja o envolvimento de todos em sala de aula e, estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livros em casa , discutindo-os com os filhos.
Problematização: O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
Procedimentos Metodológicos:
A professora baseada em conhecimentos obtidos de suas interações com os alunos faz uma lista de livros e cada um adquirirá um livro da lista. Esses livros deverão ser encapados, para começar a ciranda dos livros que serão trocados entre os alunos com auxílio da professora, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando do projeto de incentivo à leitura.
Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os amigos e darão sua opinião sobre a leitura. Ao final do terceiro bimestre, será realizada uma feira de livros com produções dos próprios alunos, para apresentação à comunidade.
Recursos: Livros de interesse para as crianças.
Avaliação: A avaliação será realizada durante todo o processo, pois dela dependem os passos seguintes e os ajustes, aproveitando as próprias situações de aprendizagem.
5 comments:
Olá Professora! Meu nome é Carlos, sou professor de Língua Portuguesa e gostei muito dos seus projetos. Estão bem interessantes parabéns.
Bom dia Professora! As mães da turma do meu filho estão se propondo a montar um projeto de leitura entre eles. Se chamará "Clube da Literaturma" São mais ou menos 20 crianças, e todas vão participar. A idade deles varia entre 6 e 7 anos e estão no 2º ano/9. O projeto tem por base a leitura de alguns livros durante uma semana ou mais, por todos os alunos, para que eles, ao final desse período, possam conversar sobre aquele livro. As mães também serão intermediadoras nesse projeto. Ou seja, todas nós também leremos os mesmos livros com as crianças. Gostaria de saber se existe alguma formatação mais prática desse tipo de projeto ou se a senhora tem alguma sugestão a dar. Muito obrigada e aguardo seu retorno.
Marília Eleres
Gostei muito do seu projeto, começando pelo nome do projeto e pelo tema. Muito interessante.
Adorei o projeto. Vou realizar na minha escola.
Parabéns professora! Muito bom seu projeto!
Post a Comment