Turmas: Pré II - Educação Infantil
“O brincar é uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como novas formas de construir relações com outros sujeitos, criança e adultos”. (ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS,2007, p.35).
JUSTIFICATIVA:
A partir de uma observação entre os alunos, surgiu a necessidade de desenvolver um projeto para ajudar na coordenação motora, levar os alunos a fazer relação entre quantidade e numeral. Brincadeiras com regras de convivência, limites de comportamento. Um incentivo a uma alimentação saudável e experimentação de alimentos.
Relacionaremos com o tema com outros conceitos básicos e
necessários, nas áreas de Linguagem, raciocínio lógico-matemático,
psicomotricidade, ciências naturais e ciências sociais, considerando cada faixa
etária e grau de abstração das mesmas.
O fato de o aprendizado ser interdisciplinar tornará o
conhecimento mais significativo e relevante para alunos e professores, fazendo
com que alunos e docentes estejam envolvidos com o processo, participando
continuamente. Proporcionar as crianças momentos de convivência saudável,
amiga, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui
sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimentos que a ajudarão a agir sobre
o meio em que ela se encontra.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
Trabalharemos o projeto de forma interdisciplinar envolvendo todas
as áreas de conhecimento, proporcionando condições de conhecimento da cultura
popular entrelaçado a natureza lúdica como atividades: lendas, brincadeiras, trava-línguas, adivinhas, artesanato,
personagens, costumes, cultura, crenças, enfim o folclore em geral, que
aumentam e fazem evoluir as possibilidades com o corpo.
OBJETIVO(S):
Vamos realizar atividades com contagem de relação
entre quantidade e numeral.
Conhecer letras e escrever palavras, ler histórias e livros
através do Baú do Tesouro!
Através da garrafa (assim como os piratas jogavam no mar) vamos
levar para casa um enigma, e deverão trazer para escola um outro enigma –
brincando assim as crianças conhecerão parlendas, trava-língua, charadas, etc.
Reconhecer e escrever o nomes dos animais marinhos.
Conhecer tipos de água, oceanos.
Vamos conversar sobre os animais em extinção, para isso para
observar e realizar releitura das obras de Sandro Sarotti.
Um pirata vive num navio, aproveitaremos para classificar os meios
de transporte em: terrestres, aéreos e marítimos, vamos também escrever nomes
de alguns tipos de transporte.
Para ajudar a turma com a coordenação ampla, motora e fina, vamos
brincar muito com Jogos e Exercícios Sensório- Motores - pois são atividades
realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo,
sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir:
correr, pular, agachar, saltar, lançar, pegar e transportar, entre outras.
ESTRATÉGIAS
Para
iniciar nossa conversa, avisarei as crianças que tem um baú do tesouro chegando
a nossa sala e que cada amigo poderá legar este tesouro para sua casa! Dentro
do baú teremos livros, estes serão o tesouro!
LIÇÃO DE CASA!
O baú dos tesouros irá passear na casa de cada amigo da sala! O baú, feito pela professora, trará como tesouro livros, as crianças irão ler junto com a família, depois deve fazer um desenho bem lindo em seu caderno de desenho e escrever o nome do livro e dos principais personagens.
Cada dia faremos um sorteio para saber quem vai levar o Baú do Tesouro para casa, quem for sorteado deve assinar nossa lista:
Hoje vamos conversar sobre como se veste um pirata, o que ele usa, depois vamos fazer com prato de papel o nosso pirata!
Filme: Lorax – Uma história que explica a importância das árvores
Hoje o Pirata navegou tanto, que chegou em uma floresta. Pode ter um tesouro escondido na floresta? Hoje vamos pensar sobre como é uma floresta.... o que tem lá.... qual a importância das árvores? Por que precisamos delas? O que é desmatamento?
Vamos fazer uma lista dos motivos que pensamos para uma árvore ser importante, depois, com recortes vamos fazer nossa árvore:
Sugestão para Oficina Culinária:
Laranja com gelatina azul: A laranja será o navio e a gelatina o mar!
Sanduíche Natural com carinha de pirata:
Vamos contar?
Filme: Piratas Pirados
Lição de casa:
VAMOS FAZER UM BAÚ DO TESOURO?
Durante o mês de março nosso tema será: PIRATAS, EM BUSCA DO TESOURO PERDIDO!
Objetivo:
Usaremos o baú para realizar contagem
Enviar para
escola:
Baú - 1 pote
de sorvete – (vazio) - fixar a tampa
10
mini brinquedos - Os brinquedos serão os tesouros, podendo ser qualquer mini
brinquedo que a criança tenha em casa, com tamanho máximo de: 5cm. Pode ser
como os brinquedos em miniaturas que são dados em aniversário, na sacolinha
surpresa. Ex. Aviãozinho, carrinho, aranha, bonequinha, dinossaurinho,
bolsinha,
OBS. Para cada Baú, prepare números de 0 à 9 ou 10 (como preferir)
Olha como ficaram os Baús trazidos de casa:
O
Pirata vive no navio no meio do mar, mas o tesouro pode estar onde mesmo?
Isso!!!! No fundo do mar! Vamos
fazer uma lista com os animais que vivem no mar, depois cada amigo fará o seu animal marinho:
Vamos contar? Como estamos falando de fundo do mar vamos contar os animais marinhos.
O Pirata joga no mar uma garrafa com o mapa do tesouro, ou um enigma a ser descoberto com outro pirata! Então, abra a garrafa, descubra o que você deve fazer, faça a tarefa e traga a garrafa de volta para a escola.
LIÇÃO DE CASA: Levar para casa uma garrafa e trazê-la com um enigma!
Vamos aprender tudo sobre a letra “P”!! Cada amigo fará seu “P” de pirata, bem colorido, com o lenço amarrado e o papagaio no ombro!
Agora, vamos fazer um lenço vermelho igualzinho ao do pirata e um tapa olho também!
(foto: Uol)
Fazer o gancho com copo descartável
O Pirata vive no
navio no meio do mar, vamos listar e classificar os meios de transportes em: Aéreos, marítimos e terrestres. Agora, vamos fazer o navio do pirata, primeiro num canson,
cobrir com aquarela azul, depois que secar, recortar e montar um navio!
Confeccionar o chapéu do pirata:
(Krokotak)
LIÇÃO DE CASA: Levar para casa a garrafa com uma pergunta: Nas histórias e filmes dos piratas sempre aparece uma Sereia encantando a todos com sua beleza! No folclore brasileiro também tem uma sereia.... Quem será? Usando recorte e colagem mostre como é uma sereia e escreva o nome dela!
(foto: escolatalento.wordpress.com)
A conversa hoje será sobre o papagaio do pirata, para isso vamos assistir o Filme:
Rio e entender o que é extinção de animais. Releitura
das obras de Sandro Sarotti:
BAILE DOS
PIRATAS!!
Neste dia todos amigos deverão vir para escola com fantasia: Pirata menino ou menina, capitão gancho, marujo, sereia ou princesa.! Não é necessário comprar uma fantasia, a família poderá fazer usando materiais diversos:
- lenço vermelho - usar TNT ou algum retalho na cor que tenha em casa
- Tapa olho - feito de papel e elástico.
- Chapéu do pirata - papel na cor preto ou jornal
Uma dia com muitas brincadeiras sobre o tema:
Neste dia as crianças virão para escola fantasiados:
* Trazer para escola: 1 pacotinho de moedas de chocolate.
* Lanche especial – Bolo de chocolate:
* Pendurar bandeiras... TNT preto – caveira branca
Brincadeiras:
* Papagaio do pirata – batata quente!
* Colocar o tapa olho no pirata
Um amigo será escolhido e terá seus olhos vendados. A equipe deve auxiliá-lo colocar o tapa olho no pirata. Quem colocar primeiro ganha!
* Corrida de navios
Preparar caixas de papelão – para serem os navios. Um amigo empurra o outro e volta, quando chegar troca o piloto e troca quem vai dentro do navio (caixa). A fila que terminar primeiro ganha!
*O carteiro
Os participantes ficam sentados em círculo. O educador inicia falando: "O carteiro mandou uma carta... (suspense) só pra quem está usando camiseta branca!". Todos que estiverem de camiseta branca trocam de lugar, mas não podem ir para o lugar ao lado. Quem não consegue trocar rapidamente de lugar, fica fora da brincadeira. A brincadeira prossegue com comandos variados: só pra quem estiver de cabelo solto, de cabelo preso, de anel, de relógio, de rosa, de azul... A brincadeira prossegue com a mudança do carteiro.
*Colher corrente
Material necessário: Colheres de sobremesa e caramelos.
As crianças formam duas filas com número igual de pessoas. Elas ficam sentadas frente a frente, cada uma com uma colher de sobremesa. O primeiro da fila recebe na sua colher, presa com o cabo na boca, um caramelo, que deverá passar para a colher do vizinho. A brincadeira começa e, sob uma ordem dada pelo educador, cada um deverá passar o caramelo, com a colher na boca, para a colher do vizinho, sem ajuda das mãos, que devem ficar cruzadas nas costas. Toda vez que o caramelo cair, a criança pode recolhê-lo com a mão e continuar a brincadeira. Ganha a fileira que primeiro conseguir passar o seu caramelo de colher para colher até o final.
* O feiticeiro e as estátuas
Os participantes ficam de pé, dispersos em uma área delimitada para a brincadeira. Um voluntário será o "feiticeiro" que perseguirá os demais. Ao sinal do educador, inicia-se a perseguição, e aquele que for tocado ficará "enfeitiçado": imóvel com as pernas afastadas, representando uma "estátua". Os outros companheiros poderão passar por baixo das pernas das "estátuas", salvando-as do "feitiço". Depois de algum tempo, o "feiticeiro" deverá ser substituído. O jogo prosseguirá enquanto houver interesse do grupo.
* Espadas de bexiga
*Caça ao tesouro Perdido
Mapas velhos – Moedas de ouro dentro do baú (as moedas serão de chocolate – as crianças trarão de casa)
Tesouro perdido - colocar pistas em mapas um a um levar até o tesouro!
Voltando para Sala as crianças encontram o Baú cheio de moedas de chocolate!
Sugestão para Fantasias:
7 comments:
Oi adorei tuas ideias.
Perfeito
Amei! Parabéns professora! O próximo ano me aguarde! Tudo de bom!
Maravilhoso
Muito criativo
Oi Prof. JUCE adorei a forma de trabalho q apresentastes aqui. Estou trabalhando com minha turma de 4 anos o fundo do mar e os elementos da natureza.Foi muito util o seu compartilhamento.
Aí que lindo amei muito 😍
Post a Comment