PLANO DE AULA – 1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
O CASO DO BOLINHO
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
PRÁTICA DE LINGUAGEM
Escrita
OBJETOS DO CONHECIMENTO/CONTEÚDOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Estratégia de leitura Linguagem verbal e não- verbal
Uso dos recursos gráfico visuais
Decodificação fluência de leitura
Escuta atenta
Construção do sistema alfabético
Convenções da escrita Função do símbolo.
Correspondência fonema grafema.
Construção do sistema alfabético e da ortografia
MATEMÁTICA
Sistema de numeração Números naturais
Agrupamentos: dezenas
Adição e subtração - Construção de fatos básicos da adição e da subtração
Antecessor e sucessor
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM – FOCO
LÍNGUA PORTUGUESA
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de
sílabas iniciais, mediais e finais.
MATEMÁTICA
Utilizar a reta numérica como suporte para desenvolver procedimentos de cálculo durante o
processo de resolução de problemas, envolvendo adição e subtração.
Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o
resultado por meio de registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como
jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
Agrupamentos: dezenas
Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para
resolver problemas no contexto de jogos e brincadeiras, com apoio de recursos (manipuláveis e digitais) e registros pictóricos.
Compreender o valor posicional dos algarismos em um número, estabelecendo as relações entre as ordens da unidade e da dezena.
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
Realizar a leitura do Livro O causo do bolinho
Livro para baixar: Clique Aqui
Texto do Livro para imprimir:
Atividade de Língua Portuguesa: Escrever palavras conforme solicitado
Atividade de Língua Portuguesa: Completar o quadro com a letra inicial, letra final, total de letras e de sílabas
Atividade de Língua Portuguesa: Escrever palavras
Atividade de Língua Portuguesa: Escrever texto conforme solicitado
"Eu sou um Bolinho,
Redondo e fofinho,
De creme recheado,
Na manteiga assado,
Deixaram-me esfriando,
Mas eu fugi rolando!
O vô não me pegou,
A vó não me pegou,
Nem você, dona Lebre,
Vai me pegar!"
MATEMÁTICA
Atividade de Matemática - Realizar sequencia numérica
Atividade de Matemática - Realizar Agrupamentos
Atividade de Matemática - Realizar adição na reta numérica
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá durante a correção das atividades.
RECURSOS: Folhas impressas e material de uso diário.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Referencial Curricular
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog
3 comments:
Olá colega!
Gostei muito da sua sugestão de sequência didática. Muito rica e cheia de intencionalidade. Gratidão!
Amei também, só não entendi porque vc usou o termo causo em vez de caso
Parabéns!
Estou encantada com suas atividades!
Muito caprichadas Obrigada por compartilhar!
Deus abençoe Prof.ª Juce S2
Post a Comment