Projeto para Educação Infantil
Tema: Uma história por dia
JUSTIFICATIVA:
LEITURA DE HISTÓRIAS:
A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o discurso narrativo.
Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do texto.
Está demonstrado que a proximidade física dos livros influi no interesse e no entusiasmo das crianças. Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente durante os anos de informação dos cidadãos.
OBJETIVOS:
• Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
• Entrar em contato com o material gráfico impresso
• Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
• Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.
DESENVOLVIMENTO:
• Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.
• Reescrever algumas histórias.
• Criar histórias mudas.
• Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - história muda - história em quadrinhos...
• Recontar histórias.
• Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
• Incentivar a criação de biblioteca particular.
• Criar a hora do conto.
• Utilizar o dicionário.
• Construir um dicionário para a nossa sala.
• Trabalhar com propagandas, anúncio, notícia, poesia, receita, bilhete, carta.
Tema: Uma história por dia
Leitura e escrita na Educação Infantil
JUSTIFICATIVA:
As pesquisas mostram que as crianças pequenas pensam no texto escrito muito antes que imaginamos. À medida que vão operando com a escrita vão entendendo como ela funciona. O mundo do texto está nos livros, nos cartazes, nas revistas, nos jornais e nas leituras em voz alta feita pelos alunos.
A leitura, a escrita e a linguagem oral se desenvolvem separadamente. Elas atuam de maneira interdependente. É necessário que as crianças participem de situações onde a escrita adquire significação.
Ler equivale a buscar significados nos textos.
Ao ler, o leitor usa a informação gráfica do texto, mas também utiliza uma informação não-visual, construída por seus conhecimentos prévios sobre a linguagem, sobre o tema que lê e sobre o tipo de texto.
LEITURA DE HISTÓRIAS:
A leitura efetiva de história, por parte do adulto faz com que as crianças entrem em contato com um tipo particular de discurso: o discurso narrativo.
Elas aprendem alguns conceitos relacionados com o que está impresso: o livro como suporte, capa, páginas, ilustrações, elementos do texto.
Está demonstrado que a proximidade física dos livros influi no interesse e no entusiasmo das crianças. Os livros infantis são mensagens transmitidas socialmente durante os anos de informação dos cidadãos.
OBJETIVOS:
• Incorporar a atividade de leitura em voz alta dentro da programação diária.
• Entrar em contato com o material gráfico impresso
• Propiciar o contato com os portadores ou suportes de textos (rótulos, cartazes, enciclopédias, livros, revistas, jornais)
• Trabalhar diariamente com a Literatura Infantil.
DESENVOLVIMENTO:
• Listar as histórias já conhecidas pela turma e as que vamos contar.
• Reescrever algumas histórias.
• Criar histórias mudas.
• Conhecer os diversos tipos de histórias - fábulas - lendas - história muda - história em quadrinhos...
• Recontar histórias.
• Emprestar livros para as crianças levarem para casa.
• Incentivar a criação de biblioteca particular.
• Criar a hora do conto.
• Utilizar o dicionário.
• Construir um dicionário para a nossa sala.
• Trabalhar com propagandas, anúncio, notícia, poesia, receita, bilhete, carta.
Fonte: Bernadete Bentes e Letícia Tolomelli
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