PLANO DE AULA – 5º ANO - ELEIÇÕES
ÁREA DO CONHECIMENTO:
Língua Portuguesa, Matemática, Ciências humanas e Produção Textual
CONTEÚDOS:
Leitura, Interpretação e produção textual
Resolução de situações problemas
Criação de gráficos
O papel dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário; e demonstrar a importância destes para consolidação da democracia
OBJETIVOS:
Realizar leitura e interpretação de texto
Conhecer as responsabilidades desempenhadas pelos três poderes
Interpretar e resolver situações problemas
Criar gráficos
Compreender o papel dos poderes: Legislativo, Executivo e judiciário.
DESENVOLVIMENTO:
Iniciar a aula com a rotina da sala de aula: oração, chamada e calendário:
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO
Dividir a turma em grupos, pedir que cada grupo realize a leitura dos textos e explique o que compreendeu para seus colegas.
Após realizar a leitura dos textos e compartilhar exemplos e ideias com seus colegas, responda em seu caderno:
a) O que é voto?b) Como chamamos as pessoas que votam?
c) Como chamamos as pessoas que são votadas?
d) O que significa T.R.E.?
e) Para que serve a propaganda eleitoral?
f) Na sua opinião, o que é que a política tem a ver com a sua vida?
g) Explique como funciona e o que fazem os três poderes do nosso país:
Escreva o nome do atual:
a) Presidente da República:
b) Governador do Estado:
c) Prefeito do Município:
PRODUÇÃO TEXTUAL
Atividade individual:
O Brasil está no período de campanha eleitoral, com isso, vemos a todo momento propagandas no rádio e na televisão, o que não agrada muita gente. Leia e observe a charge abaixo, depois produza um texto dissertativo, falando sobre:
- O que é corrupção?
- Onde a corrupção está?
- O que podemos fazer para ter um país melhor?
SITUAÇÕES PROBLEMAS
Calcule e responda:
1. Quantos eleitores votaram nessas eleições?
2. Quantos eleitores deixaram de votar?
3. Quantos foram os votos válidos nesta eleição?
4. Qual foi o candidato mais votado? Quantos votos ele teve?
5. Qual foi a diferença de votos entre o primeiro e o segundo colocado?
6. Dos votos válidos, quantos não foram o candidato vencedor?
7. Escreva como se lê:
- 3245 –
- 7370 –
- 6250 –
- 4125 –
- 23105 –
- 1535 –
8. Coloque os números em ordem crescente: 3245 – 7370 – 6250 – 4125 – 23105 – 1535:
9. Coloque os números em ordem decrescente: 3245 – 7370 – 6250 – 4125 – 23105 – 1535:
10. Quantos votos teria a candidata Maria, se tivesse conseguido o triplo de votos?
11. Construa um gráfico de colunas representando os votos de cada candidato.
1 comment:
MUITO BOA ESSAS ATIVIDADES.
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