Adsense

Wednesday, February 19, 2020

PLANO DE AULA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - SEQUENCIA DIDÁTICA - DINOSSAUROS

PLANO DE AULA - 5º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - SEQUENCIA DIDÁTICA  - DINOSSAUROS

COMPONENTES CURRICULARES
Língua portuguesa
Matemática
Arte

OBJETOS DO CONHECIMENTOS
LÍNGUA PORTUGUESA
Análise linguística/semiótica - (Ortografização)
Reconhecimento da função social, do contexto de produção e de circulação de diferentes gêneros da esfera cotidiana. Memorizar a grafia correta de palavras de uso frequente nas quais as relações fonemagrafema, domínio do sistema alfabético e das convenções ortográficas, de acordo com a norma-padrão

MATEMÁTICA
Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal.
Ler números que estão presentes nos diferentes gêneros textuais e em diferentes contextos, até a ordem das centenas de milhar, para compreender aspectos da realidade social, política, cultural e econômica.

ARTE
Elementos da Linguagem

OBJETIVOS
Agrupamentos e reagrupamentos: dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar e centena de milhar.
Identificar a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente
Grafar palavras utilizando regras de correspondência fonemagrafema regulares, contextuais e morfológicas e palavras de uso frequente com correspondências irregulares, a fim de, progressivamente, adquirir o domínio da ortografia padrão
Realizar composições artísticas, tendo como referência, não como modelo, obras de arte ou objetos artísticos de alguns diferentes períodos (Pré-história à Contemporaneidade, ser a obrigatoriedade de ser linear) para compreender o conceito de bidimensional e tridimensional.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

1º MOMENTO


Observe o número:
47.865

1) Com base nesta informação responda as questões abaixo:

a. Quantas ordens possui este número? ____________________________

b. E quantas classes? ____________________________

c. Quais são os algarismo das unidades simples? ________________________

d. Qual é o algarismo das dezenas de milhar? ____________________________

e. A que classe pertence o algarismo 8? ____________________________


2) Escreva alguns algarismos formados por;

a) Sete dezenas e seis unidades = ____________________________

b) Oito centenas, três dezenas e dois = ____________________________

c) Três unidades de milhar, duas centenas e seis unidades = ____________________________

d) Oito unidades de milhar, cinco centenas, três dezenas e uma unidade =___________________

e) Vinte dezenas de milhar, cinco centenas, três dezenas e nove unidades =_________________



3) Qual é o maior número que podemos criar utilizando os algarismos 5 8 2 0 1 sem repetir nenhum número? ___________________
4) Observe o modelo e continue:

a) 8,5 milhões = 8.500.000

b) R$ 15,5 milhões = _______________

c) 3,7 mil = _______________

d) 4,2 mil = _______________

e) 77,7 milhões = _______________


4) Os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos.

1) Observe o número citado e responda:

a) Quantas ordens tem esse número? _______________
b) Qual é a ordem do número 1? ___________________
c) Qual é o algarismo da 8ª ordem? _________________
d) Quantas classes tem esse número? _______________
e) Como é a decomposição desse número? ___________
f) Como é a leitura desse número? __________________
g) Qual valor posicional do algarismo 3? _______________


2º MOMENTO

Aprendemos que os “números grandes”, com várias ordens e classes, são muito usados em informações científicas. Os dinossauros começaram a habitar a Terra há cerca de 231.000.000 de anos. Agora, leia com atenção o texto e responda:

a) O que significa a palavra dinossauro?
b) Em que período eles viveram?
c) Como se alimentavam?
d) Quando encontraram o primeiro dinossauro brasileiro?
e) Quando foram extintos? Como?
f) O que são fósseis?

TAREFA
Os alunos deverão apresentar os dados coletados para a turma, na forma de seminário.



3º MOMENTO

Convidar a turma a assistir o filme:
Park dos dinossauros.

Na sala de aula, realizar a atividade: DITADO

Tiranossauro rex
Velociraptor
Triceratops
Braquiossauro
Espinossauro


CADERNO DE REGISTRO – DITADO
Os benefícios dos ditados para as crianças: Melhora a atenção, a concentração aumenta, melhora a ortografia, ajuda a melhorar a linguagem, maior capacidade ativa, ajudam a auto-correção, melhora a compreensão auditiva
         

AGORA QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU O FILME PARK DOS DINOSSAUROS, LEU UM TEXTO CIENTÍFICO SOBRE ELE E  JÁ CONHECE MAIS SOBRE OS DINOSSAUROS ATRAVÉS DE SUA PESQUISA, É A VEZ DE FAZER UM DINOSSAUROS FIGURATIVAMENTE UTILIZANDO DIFERENTES MATERIAIS ARTÍSTICOS.


AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.


REFERÊNCIAS:
- Livro – ápis Matemática – 5º ano – página 31
Encontrado em:
https://brasilescola.uol.com.br/animais/dinossauros.htm
https://escolakids.uol.com.br/ciencias/dinossauros.htm

1 comment:

Blogger said...

According to Stanford Medical, It's really the ONLY reason women in this country get to live 10 years longer and weigh an average of 19 kilos less than we do.

(And really, it is not about genetics or some secret-exercise and really, EVERYTHING to do with "how" they eat.)

P.S, What I said is "HOW", not "WHAT"...

CLICK on this link to discover if this quick test can help you discover your true weight loss possibilities