PLANO DE AULA - LÍNGUA PORTUGUESA
ORIGAMI
COMPONENTE CURRICULAR
Língua Portuguesa
CAMPOS
DE ATUAÇÃO
Todos os campos de
atuação
PRÁTICAS
DE LINGUAGEM
Leitura/escuta (compartilhada
e autônoma)
OBJETOS
DO CONHECIMENTO
Estratégia de leitura;
Localização de
informações explícitas.
CONTEÚDO
Identificação de tempos verbais.
OBJETIVOS
DA APRENDIZAGEM
Identificar e
interpretar informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como
requisito básico para a compreensão leitora.
ENCAMINHAMENTO
METODOLÓGICO
Realizar Leitura do texto:
O QUE É ORIGAMI?
O
origami é uma arte existente há vários séculos. Originária da cultura japonesa,
teve como precursor os noshis,
oferendas enroladas em papéis coloridos primorosamente dobrados que eram feitas
nos templos budistas. Com o tempo, foram nascendo figuras complexas, como
pássaro e rã, e essas figuras eram por meio das mães que ensinavam a arte aos
seus filhos, transmitidas de geração em geração.
Mas
foi somente no século XIX que o nome origami nasceu, a partir dos termos oru (dobrar) e Kami (papel).
Atualmente,
o origami é conhecido e praticado no mundo inteiro, e de uma arte manual está
se transformando em uma diversão e em um exercício de inteligência.
ROBLES,
Maurício. Meu primeiro livro de origami. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010. P.
6.
Realizar Interpretação
Textual
RESPONDA:
1 – Segundo o texto, há quanto tempo
existe o origami?
2 – Onde surgiu o Origami?
3 – Em quantos parágrafos está
organizado o texto sobre a técnica do origami?
4 – Releia o texto e responda: qual é
o assunto do
a) Primeiro parágrafo?
_________________________________________________________________________
b) Segundo Parágrafo?
________________________________________________________________________
c) Terceiro parágrafo?
_________________________________________________________________________
Realizar Dobradura e
ilustração
Realize uma pesquisa e escolha um
modelo de origami (dobradura) faça e cole no espaço abaixo, para compor a
imagem faça desenhos:
AVALIAÇÃO: A proposta de avaliação será de uma avaliação continuada ao longo de todas as atividades, nas quais serão observados: os conhecimentos construídos em relação ao sistema alfabético de escrita; a participação dos estudantes nas situações didáticas; os conhecimentos construídos em relação ao gênero trabalhado, suas características, meio de circulação, etc.
RECURSOS: Folhas impressas, material de uso direto.
REFERÊNCIAS:
Base Curricular
No comments:
Post a Comment