Adsense

Monday, May 29, 2023

Sequência Didática: Liberte uma leitura!

Sequência Didática Língua portuguesa e Arte

Dinâmica de Leitura: 

Liberte uma leitura para Ensino Fundamental


Propor aos alunos uma leitura divertida! Fábula: FESTA NO CÉU

Preparamos e decoramos a gaiola. Usamos imagens da internet que foi impresso, plastificado e recortado.

Pesquisamos e preparamos antecipadamente PALAVRAS - FRASES E TEXTOS (com diferentes gêneros textuais) para serem utilizados conforme o nível de alfabetização dos alunos.

Na SALA DE RECURSOS, colocamos a leitura dentro da gaiola conforme o nível de alfabetização, palavras simples, palavras com sílabas complexas, frases ou as piadas.

Cada aluno na sua vez, libertava de dentro da gaiola, uma leitura, respeitando a pontuação e contando que gênero textual era aquele.

Explicamos diferentes gêneros textuais como: Poesia, fábula, biografia, texto instrucional, conto, etc.


Mas o texto principal foi a fábula do livro: FESTA NO CÉU!


Ilustração, produzir desenhos conforme interpretação individual.

Texto: FESTA NO CÉU

Interpretação textual:

Onde ia acontecer a festa?

Quem é o personagem principal da história?

Por que os bichos sem asas estavam jururus de fazer dó?

A tartaruga decidiu ir à festa. Como ela conseguiu chegar lá?

Como se divertiu a tartaruga na festa?

Na volta, o que fez o urubu descobrir onde estava a tartaruga?

Qual foi a reação do urubu?

O que aconteceu com a tartaruga?


Caça palavras com animais:


Produção de texto ou frases:


Lista com nomes de animais da água e da terra:


Vamos fazer uma gaiola? Usar material impresso, colorir, recortar e montar.

 

Outra sugestão é fazer a gaiola com recortes de papel! 
Amei esta ideia... fiz com meus alunos e foi um sucesso!!!



DE USO PESSOAL

Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE

e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.

Não é autorizado a postagem em sites,

blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de

WhatsApp sem autorização prévia da autora.

Caso queira indicar este arquivo para outro educador

compartilhe apenas link do blog!

No comments: