PLANO DE AULA - SALA DE RECURSOS
LEITURA JURÁSSICA
A sequencia didática: Leitura Jurássica, foi planejada pensando nos alunos matriculados na sala de recursos com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental 1.
OBJETO DE CONHECIMENTO
ARTE
Elementos da linguagem
Notação e registro musical
Composições artísticas bidimensionais e tridimensionais tendo como referências obras e objetos artísticos
LÍNGUA PORTUGUESA
Escuta atenta
Atribuição de sentido ao texto lido
Finalidade do texto
Função social
Decodificação Fluência de leitura Ritmo e entonação em leitura
Segmentação e alinhamento da escrita.
Uso de pontuação e paragrafação.
Produção textual
MATEMÁTICA
O conceito de número Sistema de numeração Números naturais.
Número Natural: relação entre quantidade e número
Número Natural: ordem ascendente e descendente
Números naturais (adição e subtração, multiplicação e divisão)
Estratégias de Cálculo Mental: Multiplicação
Números naturais (multiplicação e divisão)
Problemas envolvendo o Sistema Monetário Brasileiro
Medidas de comprimento
Medidas de capacidade e massa
DIREITOS E OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM
ARTE
(EF15AR14) - Perceber e explorar os elementos constitutivos da música altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
(EF15AR16) - Explorar diferentes formas de registro musical não convencional (representação gráfica de sons, partituras criativas etc.), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual, e reconhecer a notação musical convencional.
(EF15AR04) - Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP10) - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.
(EF12LP02) Buscar selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(EF12LP01) - Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF35LP01) - Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
MATEMÁTICA
(EF01MA01) - Reconhecer e utilizar da função social dos números naturais como indicadores de quantidade, de ordem, de medida e de código de identificação em diferentes situações cotidianas.
(EF02MA01) - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
(EF02MA07) - Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens, material manipulável e digital.
(EF04MA10) - Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
(EF02MA16) - Estimar, medir e comparar comprimentos de lados de salas (incluindo contorno) e de polígonos, utilizando unidades de medida não padronizadas e padronizadas (metro, centímetro e milímetro) e instrumentos adequados.
(EF02MA17) - Estimar, medir e comparar capacidade e massa, utilizando estratégias e registros pessoais e unidades de medida não padronizadas ou padronizadas (litro, mililitro, grama e quilograma).
DESENVOLVIMENTO
Montamos um painel com o tema:
Decoramos a porta da sala de aula :
Confeccionamos um mural com cartazes informativos sobre o tema: Dinossauros.
Montamos um cantinho para os livros sobre o tema:
Filme:
1º - 2º e 3º Anos - O bom dinossauro
https://www.youtube.com/watch?v=udKk9FBWqzY
4º e 5º Anos – Jurassic Park
https://www.youtube.com/watch?v=S5QSPS--Frg&list=PLjjkfIRASd9ZKxhwUrXaTkjY0pKcqgdV9
ESCRITA - Com todas as turmas – realizar a ficha do filme;
LEITURA - Livro: Esconde-esconde dinossauro!
4º e 5º Ano – Leitura e Interpretação de texto;
FICHA DE LEITURA
PRODUÇÃO DE FRASES
LEITURA - Livro: Corra que os dinossauros vem aí!
BRINQUEDO - LEGO
Utilizar Lego para montar dinossauros.
JOGOS CRHOMEBOOK – 4º e 5º anos
https://www.escolagames.com.br/jogos/museu-dos-dinossauros#google_vignette
https://www.escolagames.com.br/diversao/aventuras-do-dino
https://www.escolagames.com.br/jogos/casa-de-carne
https://www.escolagames.com.br/jogos/caca-palavras
JOGOS CRHOMEBOOK – 1º 2º e 3º anos
https://www.escolagames.com.br/jogos/era-dos-dinossauros
https://www.escolagames.com.br/diversao/memoria-de-dino
https://www.escolagames.com.br/diversao/dino-puzzle
https://www.escolagames.com.br/diversao/aventuras-do-dino
https://www.escolagames.com.br/jogos/monstro-come-fruta
LEITURA - Livro: O pequeno dinossauro
Alunos do 4º e 5º Anos – QUADRO VALOR LUGAR
Os alunos deverão apresentar a pesquisa realizada.
MATEMÁTICA - 1º - 2º e 3º Anos: Sequência numérica e Sucessor e antecessor
DINÂMICA DE LEITURA -
Explicação dos sinais de pontuação: PONTO FINAL, VÍRGULA, EXCLAMAÇÃO, INTERROGRAÇÃO, DOIS PONTOS E TRAVESSÃO.
Leitura de PEQUENOS TEXTOS com diferentes pontuações, sílabas simples e complexas.
Obs. Adequar leitura para cada fase de alfabetização
MAQUETE DINOSSAURO – Cada amigo construirá sua maquete.
Convidar os alunos do 4º e 5º Anos para realizar pesquisar;
TANGRAM – Observar as imagens com montagens de dinossauros feitas com formas geométricas, recriar os modelos adaptando para as formas do Tangram:
Após montar, os alunos deverão desenhar o dinossauro escolhido.
LOJA DE BRINQUEDOS
Convidar os alunos para fazer uma loja de brinquedos. Colocar preços nos brinquedos para que comprem e vendam, calculem o troco dos brinquedos.
FÓSSEIS – Os paleontólogos são profissionais responsáveis por explorar registros fósseis para descobrir quais espécies viveram na Terra no passado.
Usaremos massinha de modelar e figuras de dinossauro em miniatura. As crianças irão abrir a massinha ou argila e pressionar os dinossauros em cima, criando uma espécie de molde.
Usaremos palitos de fósforo ou pedaços de cotonetes para exemplificar os fósseis de dinossauros:
Realizar leitura dos CARTAZES sobre os dinossauros;
Alguns dinossauros eram grandes como os prédios que temos hoje em dia. Iniciar conversa com os alunos sobre medidas de altura e o peso de tudo o que temos ao nosso redor.
Realizar atividades de medidas – peso e calcular o troco.
A turma do 3º ano realizará medidas – Adição e subtração;
1º e 2º anos – Adição e Subtração
PSICOMORICIDADE
BRINCADEIRA 1 – OVOS DE DINOSSAURO
MATERIAIS:
- Bolinha de ping pong coloridas
- 2 pratos de papel (cada aluno)
COMO BRINCAR?
Colocar os ovos (BOLINHA DE PING PONG) num prato de papel. Os alunos deverão usar o cotovelo para passar as bolinhas de um prato para o outro.
BRINCADEIRA 2 – OVOS DE DINOSSAURO
MATERIAIS:
Prato descartável verde e branco
Bola de piscina de bolinha
COMO BRINCAR?
Colocar os pratos virados para baixo, e com a bolinha em cima. O jogador deve tirar a bola, desvirar o prato e colocar a bola novamente.
Quem terminar sua sequência primeiro, ganha.
No comments:
Post a Comment