PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO
Gênero Textual - CARTA
Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura.
Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais.
Revisão do texto.
OBJETIVOS:
Identificar em textos e usar na produção textual a concordância entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).
Localizar informações explícitas em textos.
Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta, com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!
No comments:
Post a Comment