PLANO DE AULA LÍNGUA PORTUGUESA 4º ANO
Gênero Textual - DIÁRIO
Estratégia de leitura, decodificação, fluência de leitura, ritmo e entonação em leitura.
Identificar finalidades da interação oral em diferentes contextos comunicativos (solicitar informações, apresentar opiniões, informar, relatar experiências etc.).
Planejamento de texto: identificar diferentes gêneros (orais e escritos), compreendendo sua função social e uso em diferentes situações sociais.
Utilizar, ao produzir um texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais, tais como ortografia, regras básicas de concordância nominal e verbal, pontuação (ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, vírgulas em enumerações) e pontuação do discurso direto, quando for o caso.
Revisão do texto.
OBJETIVOS:
Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
DE USO PESSOAL
Este arquivo foi produzido pelo Blog PROFESSORA JUCE
e este material está sendo cedido para seu uso pessoal educador.
Não é autorizado a postagem em sites,
blogs, grupos nas redes sociais ou em grupos de
WhatsApp sem autorização prévia da autora.
Caso queira indicar este arquivo para outro educador
compartilhe apenas link do blog!
No comments:
Post a Comment